Coatbridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coatbridge
  Cidade  
A Fonte na rua Bank
A Fonte na rua Bank
Coatbridge está localizado em: Escócia
Coatbridge
Coordenadas 55° 51' N 4° 1' O
País Escócia
Área
- Total 17,66 km²
População (2011)
 - Total 41 170

Coatbridge (em scots: Cotbrig ou Coatbrig , em gaélico escocês: Drochaid a' Chòta ) é uma cidade situada em North Lanarkshire, Escócia, a cerca de 13,7 km a leste de do centro de Glasgow, nas Terras Baixas centrais. A cidade, perto de Airdrie, faz parte da zona urbana da Grande Glasgow. Embora a mais antiga colónia conhecida da zona date da Idade da Pedra, Coatbridge tem o seu primeiro registo conhecido no século XII, numa Carta Régia concedida aos monges da Abadia de Newbattle pelo rei Malcolm IV. Coatbridge, juntamente com a vizinha Airdrie, forma a região conhecida como Monklands.

Nos últimos anos do século XVIII, a pequena região desenvolveu-se, passando de um conjunto disperso de hamlets para a cidade de Coatbridge. O progresso e crescimento da cidade esteve ligada de perto pelos avanços tecnológicos da Revolução Industrial e, em particular, com o processo hot blast (processo de aquecimento do ar para dentro de uma fornalha). Coatbridge foi um dos principais centros escoceses para trabalhos em ferro e minas de carvão durante o século XIX, e era descrita como o 'âmago industrial da Escócia'[1] e o 'Burgh de ferro'.

Coatbridge também tinha a reputação de ter uma grande poluição do are excesso de lixo industrial. Contudo, na década de 1920, as minas de carvão estavam esgotadas e a industria do ferro em Coatbridge encontrava-se em declínio. Após a Grande Depressão, a ferraria Gartsherrie era a última que trabalhava o ferro na cidade. Uma publicação comentou que, na actual Coatbridge, o 'carvão, o ferro e o aço tornaram-se num legado de ferro-velho'.[2]

Referências

  1. Coatbridge (Imagens da Escócia) por Helen Moir. The History Press (2001). ISBN 0-7524-2132-8
  2. Collins Encyclopaedia of Scotland (1994) Eds. J & J Keay, HarperCollins Publishers, p.175


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Saiba mais sobre Coatbridge
nos projetos irmãos da Wikipedia:

Search Wiktionary Definições no Wikcionario
Search Wikibooks Livros e manuais no Wikilivros
Search Wikiquote Citações no Wikiquote
Search Wikisource Documentos originais no Wikisource
Search Commons Imagens e media no Commons
Search Wikinews Notícias no Wikinotícias
Busca Wikcionario Recursos no Wikiversidade