Colégio Militar de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sistema Colégio Militar do Brasil
CM Brasilia.png
CMB
Colégio Militar de Brasília
Lema "Jovem casa de velhas tradições."
Fundação 23 de janeiro de 1978
Comandante Coronel Alexandre Henrique Souza Da Hora
Localização SGAN 902 Conjunto A - Asa Norte - Brasília - DF
Brasília
Página oficial www.cmb.ensino.eb.br

O Colégio Militar de Brasília (CMB) é uma instituição militar de ensino do Distrito Federal brasileiro. Conta com mais de três mil e cem alunos, em sua maioria filhos de militares. É um dos melhores colégios de Brasília[1] e o maior colégio do Brasil, com uma área de duzentos e quarenta mil metros quadrados. O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 31 de março de 1976, visando à construção do Colégio Militar de Brasília, foi assinado um convênio entre o chefe do Departamento Geral de Engenharia e Comunicações (DEC) e o governo do Distrito Federal, tendo como base o projeto apresentado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto.

Em 19 de dezembro de 1977, o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) aprovou o estudo feito pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e determinou o seu funcionamento a partir de 1979, inicialmente com as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, matriculando 720 alunos em regime de externato e implantando, nos anos seguintes, as séries sucessivas do ensino médio, completando-se o ciclo de estruturação do Colégio Militar de Brasília em 1982 com a implantação da 3ª série do ensino médio.

Através do Decreto 81248, de 23 de janeiro de 1978, do Presidente da República, General-de-Exército Ernesto Geisel, foi decretada a criação do Colégio Militar de Brasília, com sede na capital federal. Instalado em 01 de setembro de 1978, o Colégio Militar de Brasília iniciou as suas atividades de ensino em 05 de março de 1979, tendo como primeiro comandante o coronel de infantaria Adriano Aúlio Pinheiro da Silva.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A instituição ocupa uma respeitável área de aproximadamente 240.000 metros quadrados das quais 60.000 em alvenaria e abriga em suas instalações um efetivo aproximado de 3.100 alunos, distribuídos em cerca de 100 salas de aula.

Estrutura Esportiva[editar | editar código-fonte]

Possui um campo de futebol, um ginásio poliesportivo com nove quadras, mais cinco quadras de esportes como tênis, vôlei, handebol, basquetebol, e futsal, além de uma academia de musculação, sala de judô e de esgrima.

Atividades Extracurriculares[editar | editar código-fonte]

Olimpíadas do Conhecimento[editar | editar código-fonte]

O Colégio Militar de Brasília é conhecido por sua participação e pelo destaque de seus alunos em diversas olimpíadas do conhecimento, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional em História do Brasil, Olímpíada de Robótica, Olimpíada Brasileira de Biologia, Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Química, entre outras.

Clube de Teatro[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Teatro AnoniMattos foi criado em março de 2008 com propósito de incentivar e gerar um grupo de teatro com estudantes da própria escola. O grupo já produziu diversas peças, participando de importantes festivais Brasil afora.

Coral[editar | editar código-fonte]

O Coral do Colégio Militar de Brasília é o maior coral de ensino médio do Distrito Federal. O coral é conhecido por realizar diversas apresentações importantes, incluindo o canto do Hino Nacional no Desfile de 7 de Setembro.

Banda de Música[editar | editar código-fonte]

A Banda de Música do Espaço foi fundada no ano de 1977 e hoje é a maior banda de música de ensino médio do Distrito Federal e do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Clube de Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]

O Colégio Militar de Brasília é uma das escolas que mais participam de simulações da ONU em todo Brasil e é reconhecido por seu longo histórico no mundo modeleiro. Além dos Modelos nacionais, o colégio participa de diversas simulações em todo mundo, incluindo a Harvard Model United Nations (HMUN) e a Ivy League Model United Nations (ILMUNC). Em 2013, devido a grande procura por tais atividades no CMB, foi criado o Clube de Relações Internacionais (CRel), organizado por um secretariado exercendo as funções de Secretário Acadêmico, Secretário de Relações Públicas e Secretário Administrativo. Em 2016 foi criada a divisa do Clube de Relações Internacionais, para ser usada no braço direito da farda dos membros do Clube.

Saudação Colegial[editar | editar código-fonte]

E ao Colégio Militar, nada?!

Tudo!

Então como é, como é que é?!

Zum, zaravalho opum, zarapim zoqüé,

Oqüé-qüé, oqüé-qüé, zum!

Pinguelim, pinguelim, pinguelim

Zunga, zunga, zunga.

Cate marimbáu, cate marimbáu,

Eixáu, eixáu. Colégio!..."

Canção do CMB[editar | editar código-fonte]

Eu sou
no cerrado seco e duro
Semente do futuro
Amanhã do ano dois mil

Eu sou
A alvorada da vitória
Promessa de mais glória
Na História do Brasil

Eu sou
Na cidade da esperança
Um sonho de pujança
Mundo novo a caminhar

Eu sou
A garantia do resgate
Da vitória no combate
pela Pátria que é meu lar

Eu sou conquistador
Quando em defesa
Da justa lei da honra e do civismo
Das terras de pujante natureza
Q`herdei como nobreza
De um passado de heroísmo

Eu sou com muito orgulho um brasileiro
Que ostenta a nobre estrela tutelar
No alto do Planalto Maravilha
Na terra de Brasília
Sou Colégio Militar

Hurra!

Ver tambén[editar | editar código-fonte]

Ligações extremas[editar | editar código-fonte]

Colégios Militares do Brasil
CM Brasilia.png
Cmbh.jpg
Cmc.jpg
Cmcg.jpg
Cmf brasao.png
Cmjf.jpg
Brasão CMBEL.png
Cmm.jpg
Cmpa.jpg
CM-Recife.jpg
Cm rj.png
Cms.jpg
Cmsm.jpg
CMB CMBH CMC CMCG CMF CMJF CMBEL CMM CMPA CMR CMRJ CMS CMSM
  1. «DF tem apenas uma escola entre as 50 melhores do país».