Colégio Militar de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sistema Colégio Militar do Brasil
CM Brasilia.png
CMB
Colégio Militar de Brasília
Lema "Jovem casa de velhas tradições."
Fundação 31 de Agosto de 1978
Comandante Coronel Marco André Cardoso de Moraes
Localização SGAN 902, Conjunto A - Asa Norte
Brasília, DF
Página oficial www.cmb.ensino.eb.br

O Colégio Militar de Brasília (CMB) é uma instituição militar de ensino brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal. Conta com mais de três mil e cem alunos, em sua maioria filhos de militares. É um dos melhores colégios de Brasília[1] e o maior colégio do Brasil, com uma área de duzentos e quarenta mil metros quadrados. O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e por isso subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 31 de março de 1976, visando à construção do Colégio Militar de Brasília, foi assinado um convênio entre o chefe do Departamento Geral de Engenharia e Comunicações (DEC) e o governo do Distrito Federal, tendo como base o projeto apresentado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto.

Em 19 de dezembro de 1977, o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) aprovou o estudo feito pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e determinou o seu funcionamento a partir de 1979, inicialmente com as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, matriculando 720 alunos em regime de externato e implantando, nos anos seguintes, as séries sucessivas do ensino médio, completando-se o ciclo de estruturação do Colégio Militar de Brasília em 1982 com a implantação da 3ª série do ensino médio.

Através do Decreto 81248, de 23 de janeiro de 1978, do Presidente da República, General-de-Exército Ernesto Geisel, foi decretada a criação do Colégio Militar de Brasília, com sede na capital federal. Instalado em 1 de setembro de 1978, o Colégio Militar de Brasília iniciou as suas atividades de ensino em 5 de março de 1979, tendo como primeiro comandante o coronel de infantaria Adriano Aúlio Pinheiro da Silva.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A instituição ocupa uma respeitável área de aproximadamente 240.000 metros quadrados das quais 60.000 em alvenaria e abriga em suas instalações um efetivo aproximado de 2.600 alunos, distribuídos em cerca de 100 salas de aula.

Estrutura Esportiva[editar | editar código-fonte]

Possui um campo de futebol, um ginásio poliesportivo com nove quadras, mais cinco quadras de esportes como tênis, vôlei, handebol, basquetebol, e futsal, além de uma academia de musculação, sala de judô e de esgrima.

Atividades Extracurriculares[editar | editar código-fonte]

GIP[editar | editar código-fonte]

Para incentivar a participação dos alunos em atividades extracurriculares (listadas a seguir), o colégio dá até um ponto extra para alunos que fazem algo a mais, o GIP (Grau de Incentivo à Participação). A quantidade de pontos é escolhida pelo professor, dependendo da presença do aluno e como eles estão indo na atividade. Para conseguir o GIP, basta fazer uma atividade e ter nota e comportamento acima de 5.

Atividades Esportivas[editar | editar código-fonte]

No Colégio Militar de Brasília, existe a SEF (Seção de Educação Física), no contraturno de segunda à quinta, o aluno pode fazer diversos esportes, caso tiver se inscrito neles no começo do ano. Entre os esportes praticados no Colégio Militar de Brasília temos: Natação, Futebol, Tênis, Atletismo, Vôlei, Basquete, etc. A maioria dos professores das modalidades são também militares, da ativa e da reserva. Além da prática de esportes no contraturno, existemas as aulas de educação física no tempo de aula, duas vezes por semana no ensino fundamental e uma por semana no ensino médio.

Olimpíadas do Conhecimento[editar | editar código-fonte]

O Colégio Militar de Brasília é conhecido por sua participação e pelo destaque de seus alunos em diversas olimpíadas do conhecimento, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional em História do Brasil, Olímpíada de Robótica, Olimpíada Brasileira de Biologia, Olimpíada Brasileira de Física, Olimpíada Brasileira de Química, entre outras.

Clube de Teatro[editar | editar código-fonte]

O Grupo de Teatro AnoniMattos foi criado em março de 2008 com propósito de incentivar e gerar um grupo de teatro com estudantes da própria escola. O grupo já produziu diversas peças, participando de importantes festivais Brasil afora.

Coral[editar | editar código-fonte]

O Coral do Colégio Militar de Brasília é o maior coral de ensino médio do Distrito Federal. O coral é conhecido por realizar diversas apresentações importantes, incluindo o canto do Hino Nacional no Desfile de 7 de Setembro.

Banda de Música[editar | editar código-fonte]

A Banda de Música do Espaço foi fundada no ano de 1977 e hoje é a maior banda de música de ensino médio do Distrito Federal e do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Clube de Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]

O Colégio Militar de Brasília é uma das escolas que mais participam de simulações da ONU em todo Brasil e é reconhecido por seu longo histórico no mundo modeleiro. Além dos Modelos nacionais, o colégio participa de diversas simulações em todo mundo, incluindo a Harvard Model United Nations (HMUN) e a Ivy League Model United Nations (ILMUNC). Em 2013, devido a grande procura por tais atividades no CMB, foi criado o Clube de Relações Internacionais (CRel), organizado por um secretariado exercendo as funções de Secretário Acadêmico, Secretário de Relações Públicas e Secretário Administrativo. Em 2016 foi criada a divisa do Clube de Relações Internacionais, para ser usada no braço direito da farda dos membros do Clube.

Incentivos aos alunos[editar | editar código-fonte]

No CMB, como em outros colégios militares, existem vários incentivos aos alunos, entre eles:

GIP[editar | editar código-fonte]

Caso o aluno fizer qualquer atividade extracurricular do próprio colégio, ele ganha um ponto extra na média das VIs.

Graduação[editar | editar código-fonte]

No fim de cada ano, os alunos recebem seu boletim final, nele está sua média final, a média final de nota, comportamento e uma nota dada pelo comandante de cada companhia contam para a classificação do aluno. Entre os 10% primeiros (caso tiver 210 alunos, os 21 primeiros de nota, comportamento e opinião do comandante) de cada ano, eles ganham uma graduação, que depende do ano que estão. As mínimas e máximas graduações de cada ano são:

Sexto ano: Cabo Aluno (primeiro colocado do concurso)

Sétimo ano: Cabo Aluno a Aspirante/Oficial Aluno.

Oitavo ano: Terceiro Sargento Aluno a Segundo Tenente Aluno.

Nono ano: Segundo Sargento Aluno a Primeiro Tenente Aluno (comandante do batalhão do ensino fundamental)

Primeiro ano do EM: Primeiro Sargento Aluno a Capitão Aluno.

Segundo ano do EM: Sub-Tenente Aluno a Major Aluno

Terceiro ano do EM: Aspirante/Oficial Aluno a Coronel Aluno.

Legião de Honra[editar | editar código-fonte]

No fim do sexto ano, os monitores, os professores e o comandante decidem os alunos mais exemplares, com melhor comportamento e nota. No outro ano, 10% da companhia vira legião de honra, todos escolhidos pelo método acima. Os legionários continuam a serem escolhidos nos anos seguintes, mas em menor quantidade (7 ou 8 por ano, entre os que já não são legião). Os legionários são chamados para eventos exclusivos, e geralmente são os mais graduados de cada companhia (exceto nos casos que o primeiro colocado teve comportamento abaixo de dez durante o começo do ano)

Alamar[editar | editar código-fonte]

A partir do Oitavo Ano do ensino fundamental, todos os alunos que tiverem sua média trimestral acima de 8 ganham alamar, uma cordinha que mostra sua dedicação ao estudo.

Canção do CMB e Saudação Esccolar[editar | editar código-fonte]

Canção do CMB[editar | editar código-fonte]

Eu sou
no cerrado seco e duro
Semente do futuro
Amanhã do ano dois mil

Eu sou
A alvorada da vitória
Promessa de mais glória
Na História do Brasil

Eu sou
Na cidade da esperança
Um sonho de pujança
Mundo novo a caminhar

Eu sou
A garantia do resgate
Da vitória no combate
pela Pátria que é meu lar

Eu sou conquistador
Quando em defesa
Da justa lei da honra e do civismo
Das terras de pujante natureza
Q`herdei como nobreza
De um passado de heroísmo

Eu sou com muito orgulho um brasileiro
Que ostenta a nobre estrela tutelar
No alto do Planalto Maravilha
Na terra de Brasília
Sou Colégio Militar

Hurra!

Saudação Escolar[editar | editar código-fonte]

E ao Colégio Militar nada?!

Tudo!

Então como é, como é que é?!

Zum, zaravalho opum, zarapim zoqüé,

Oqüé-qüé, oqüé-qüé, zum!

Pinguelim, pinguelim, pinguelim

Zunga, zunga, zunga.

Cate marimbáu, cate marimbáu,

Eixáu, eixáu. Colégio!..."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações extremas[editar | editar código-fonte]

Colégios Militares do Brasil
CM Brasilia.png
Cmbh.jpg
Cmc.jpg
Cmcg.jpg
Cmf brasao.png
Cmjf.jpg
Brasão CMBEL.png
Cmm.jpg
Cmpa.jpg
CM-Recife.jpg
Cm rj.png
Cms.jpg
Cmsm.jpg
CMB CMBH CMC CMCG CMF CMJF CMBEL CMM CMPA CMR CMRJ CMS CMSM