Colégio Militar de Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio Militar de Brasília
CMB
Colégio Militar de Brasília
Informação
Localização Brasília, DF
Fundação 1 de setembro de 1978
Lema "Jovem casa de velhas tradições."
Afiliações Sistema Colégio Militar do Brasil
Condecorações Ordem do Mérito Militar[1]
Página oficial
www.cmb.eb.mil.br

O Colégio Militar de Brasília (CMB) é uma instituição militar de ensino brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal. Conta com mais de três mil e cem alunos, em sua maioria filhos de militares. É um dos melhores colégios de Brasília[2] e o maior colégio do Brasil, com uma área de duzentos e quarenta mil metros quadrados. O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e por isso subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 31 de março de 1976, visando à construção do Colégio Militar de Brasília, foi assinado um convênio entre o chefe do Departamento Geral de Engenharia e Comunicações e o governo do Distrito Federal, tendo como base o projeto apresentado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto.

Em 19 de dezembro de 1977, o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército aprovou o estudo feito pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial e determinou o seu funcionamento a partir de 1979, inicialmente com as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, matriculando 720 alunos em regime de externato e implantando, nos anos seguintes, as séries sucessivas do ensino médio, completando-se o ciclo de estruturação do Colégio Militar de Brasília em 1982 com a implantação da 3ª série do ensino médio.

Através do Decreto 81248, de 23 de janeiro de 1978, do Presidente da República, General-de-Exército Ernesto Geisel, foi decretada a criação do Colégio Militar de Brasília, com sede na capital federal. Instalado em 1 de setembro de 1978, o Colégio Militar de Brasília iniciou as suas atividades de ensino em 5 de março de 1979, tendo como primeiro comandante o coronel de infantaria Adriano Aúlio Pinheiro da Silva.

Desde 2001 porta a insígnia da Ordem do Mérito Militar, concedida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.[1]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A instituição ocupa uma área de aproximadamente 240.000 metros quadrados das quais 60.000 em alvenaria e abriga em suas instalações um efetivo aproximado de 3.100 alunos, distribuídos em cerca de 100 salas de aula. Possui um campo de futebol, um ginásio poliesportivo com nove quadras, mais cinco quadras de esportes como tênis, vôlei, handebol, basquetebol, e futsal, além de uma academia de musculação, sala de judô e de esgrima. No CMB, como em outros colégios militares, existem vários incentivos aos alunos[3]

Referências

  1. a b BRASIL, Decreto de 10 de abril de 2001.
  2. «DF tem apenas uma escola entre as 50 melhores do país» 
  3. Guia do Aluno e do Responsável Colégio Militar de Brasília 2021. Brasília: Colégio Militar de Brasília. 2021. p. 30 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Colégios Militares do Brasil
CMB CMBH CMC CMCG CMF CMM CMPA CMR CMRJ CMS