Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Colégio de Aplicação CAp-COLUNI
COLUNI.png
Tipo Escola Pública de Ensino Médio
Fundação 26 de março de 1965 (53 anos)
Localização Viçosa, MG, Brazil, Brasil
Subdivisão Pró-Reitoria de Ensino
Diretor(a) Renata Pires Gonçalves
Mantenedor(a) Universidade Federal de Viçosa
Alunos 480
Página oficial www.coluni.ufv.br
Classificação
no Enem

(com 100% de participação)

721 pontos. 1º Classificado (Instituições Públicas)

O Colégio de Aplicação (Cap-COLUNI) é uma escola da Universidade Federal de Viçosa.

O ingresso ao corpo discente da escola ocorre mediante exame seletivo, no qual é oferecido 150 vagas. Nele, apenas são oferecidas vagas para a primeira série do Ensino Médio.[1] No Exame de Seleção para o ano de 2015, a relação de candidatos por vaga foi de 14,6 e para a entrada em 2017, de 13,6 candidatos/vaga.[2] A maioria dos estudantes vêm de outras cidades do país, o que contribui para aproximar a realidade do COLUNI ao ambiente de uma universidade.

Os alunos possuem a grade curricular normal, de acordo com a Base Nacional Comum, mas além disso o Colégio conta com a disponibilidade dos professores durante todo o período de funcionamento. Eles utilizam a Biblioteca Central, a Praça de Esportes, o Restaurante Universitário e a Divisão de Saúde da UFV.

As aulas da Primeira Série do Ensino Médio ocorrem no período da tarde, enquanto das demais ocorrem no turno da manhã. Os professores, que trabalham em regime exclusivo, atendem os alunos e fazem plantões em períodos extra-classe.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente foi instituído somente para a 3ª Série do Ensino Médio, e em 1982 teve sua oferta expandida para todas as três séries.

Até 1989, as atividades eram executadas em espaço cedido pelo DEF (Departamento de Engenharia Florestal-UFV), nesse ano o COLUNI ganha uma instalação própria no Campus de Viçosa, que conta com salas de aula, dispõe de salas de projeção, laboratórios de química, física e biologia, bem como de informática e o anfiteatro, que os alunos utilizam para apresentações, reuniões, enquetes e na Gincana Anual de Confraternização, a infra-estrutura possibilita, também, uma melhora no rendimento, e nas técnicas de ensino. No laboratório de informática, há aulas em períodos extra-classe para alunos com necessidades especiais.

Em 2001 torna-se Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. O Colégio de Aplicação destina-se, como o nome diz, a aplicação de alunos e docentes dos cursos da UFV: há desenvolvimento de projetos atrelados a outros departamentos, o que oportuniza aprimoramentos aos conhecimentos dos alunos da graduação; mas, além disso, o COLUNI ministra o ensino médio.

Desde o início da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, em 2009, o colégio se posicionou em primeiro lugar entre as escolas públicas do Brasil. [3][4][5][6]

Em 2015, como uma comemoração de seus 50 anos, ganhou um Anexo às suas dependências, o colégio passou a dispor de um Auditório, Sala de Linguagens, Artes e Monitoria, Centro de Estudo próprio para os alunos.

Atividades[editar | editar código-fonte]

Turmas A, B, C e D competem no Anfiteatro do CAp-COLUNI.
Gincana Anual de Confraternização

Quinta Cultural: todas as quintas-feiras o anfiteatro vira palco para que os alunos se apresentem, o que incentiva as manifestações artísticas e promove a interação dos estudantes na hora do intervalo.

Há também atividades esportivas. Nas aulas de Educação Física, o aluno pode optar por se matricular em turmas de futebol, handebol, basquete, voleibol, natação e peteca. As aulas ocorrem nas dependências do Departamento de Educação Física da UFV. Anualmente ocorre o TICO - Torneio Interno do Coluni, além de interclasses e participações no JEV'S (Jogos Escolares de Viçosa).

No terceiro ano, o colégio conta com um projeto de orientação profissional desenvolvido pela Divisão Psicossocial (DVP). Nesse projeto, os alunos são orientados para se conhecerem melhor e escolherem o curso pretendido para quando entrarem na universidade.

Com sua primeira edição em 2002, a Gincana Anual de Confraternização foi criada com dois objetivos: cunho solidário, com arrecadação de artigos para ajuda aos carentes e promover laços entre os alunos. A Gincana acontece no início do ano letivo, quando os calouros denominados "embriões" e veteranos de cada uma das turmas: A, B, C e D, devem arrecadar alimentos através de pedidos, doações e o próprio esforço de vendas, visitar instituições de caridade e incentivar o conhecimento com a doação de obras literárias.

No último dia do período da Gincana, todos os alunos se reúnem no anfiteatro do COLUNI, cada turma expondo sua bandeira e realizando provas que vão desde desfiles à apresentações artísticas de dança e teatro, o sucesso nas provas e na campanha solidária contam pontos que definem uma turma como vencedora, esta terá o mérito de expor sua bandeira no átrio do colégio.

Projetos[editar | editar código-fonte]

  • Cuidar do Lugar
  • Pesquisa e Extensão
  • Bilogia em Movimento
  • Quinta Cultural
  • Astronomia
  • Química Forense
  • Corrida de Orientação
  • Projeto de Educação Financeira PEF
  • Caleidoscópio
  • COLUNI em Cena

Diretores do CAp-COLUNI[editar | editar código-fonte]

1965-1982: Jafar Untar

1982-1984: Eny Tafuri

1985-1987: Oscar Luiz Teixeira de Rezende

1988-1989: Maria Auxiliadora Lopes

1990-1992: Antonio Aloisio Ribeiro

1993-1994: Clara Maria Gomide

1995-1995: Valdir Peres

1965-1996: Marilda Aparecida Ionta

1997-1998: Laurindo da Silva

1198-2002: José Muanis Bhering Nasser

2002-2010: Eunice Bitencourt Bohnenberger

2010-2014: Helio Paulo Pereira Filho

2014-2016: Edson Luís Nunes

2016-Atual: Renata Pires Gonçalves

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.