Colin Chapman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colin Chapman
Colin Chapman em 1971
Informações pessoais
Nacionalidade Reino Unidobritânico
Nascimento 9 de maio de 1928 (89 anos)
Londres
Registros na Fórmula 1
Temporadas 1956
Equipes Vanwall
GPs disputados 1
Pontos 0
Primeiro GP Grande Prêmio da França de 1956
Último GP Grande Prêmio da França de 1956

Anthony Colin Bruce Chapman (Londres 9 de Maio de 1928 - 16 de Dezembro de 1982) foi um importante designer, inventor, e construtor da indústria automobilística inglês.

Em 1952 ele fundou a empresa de carros esportivos Lotus Cars. Na Fórmula 1, criou o chassi monocoque, construído sob uma estrutura única. Utilizou seus conhecimentos de aerodinâmica para introduzir diversas outras inovações: aerofólios e assoalhos cujo formato produzia o chamado "efeito solo" (ground effect). Os carros de Chapman com esse segundo acessório eram chamados de "carros-asa" e foram proibidos por causarem grande velocidade nas curvas, mas sem que possibilitasse ao piloto, nessa manobra, manejar com segurança os carros. O legado de suas criações está presente até hoje nos carros de competição, especialmente os Fórmulas, além de ter sido um dos primeiros a fazer uso de publicidade em seus carros que não necessariamente tenham a ver com o mundo automotivo (ex: Marcas de Roupas, Cigarro, Bebidas, etc...)

Colin Chapman ficou famoso quando importantes ases do automobilismo venceram pilotando seus carros inovadores: Jim Clark, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson e Mario Andretti. Seu gesto de arremessar o boné para o alto, na linha de chegada, quando seus pilotos venciam, era conhecido em todo o mundo esportivo.

Depois de sua súbita morte em 1982 (ataque do coração), circularam boatos de que Chapman na verdade continuava vivo, tendo forjado a mesma para escapar das dívidas, e que estaria inclusive morando no Brasil, o que nunca foi confirmado.

O site automobilístico brasileiro ULTIMAVOLTA.com brincou com a situação em um texto publicado em 1º de abril de 2010. A matéria afirmava que Colin estaria vivendo no Mato Grosso como instrutor de voo. O texto mescla informações verdadeiras (como a prisão do contador da Lotus, Fred Buschell) com partes puramente fantasiosas (como no suposto relacionamento amoroso de Colin com uma ex-chacrete), terminando com um link que explica que tudo não passava de uma brincadeira do Dia da Mentira.

Resultados[editar | editar código-fonte]

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Ano Entrada Chassi Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 Posição Pontos
1956 Vandervell Products Ltd. Vanwall Vanwall Straight-4 ARG MON 500 BEL FRA
DNS
GBR ALE ITA NC 0

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Colin Chapman