collectd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O collectd é um daemon[a] do Unix que coleta, transfere e armazena dados de desempenho de computadores e equipamentos de rede. Os dados adquiridos destinam-se a ajudar os administradores de sistemas a manter uma visão geral dos recursos disponíveis para detectar gargalos existentes ou iminentes.

A primeira versão do daemon[a] foi escrita em 2005 por Florian Forster e foi desenvolvida como um projeto de código aberto livre. Outros desenvolvedores escreveram melhorias e extensões ao software que foram incorporadas ao projeto.[1] A maioria dos arquivos do código-fonte são licenciados sob os termos da Licença pública geral GNU, versão 2 (GPLv2), os arquivos restantes são licenciados sob outras licenças de código aberto.[2]

Operação[editar | editar código-fonte]

O collectd usa um esquema[b] modular [en]: o daemon[a] em si implementa apenas a infraestrutura para filtrar e retransmitir dados, bem como funções auxiliares, e requer pouquíssimos recursos, ele ainda é executado em dispositivos embarcados com o OpenWrt. A aquisição e o armazenamento de dados são tratados por plugues[c] na forma de objetos compartilhados.[3] Dessa forma, o código específico de um sistema operacional é mantido fora do daemon[a] real. Os plugues[c] podem ter suas próprias dependências, por exemplo, um sistema operacional específico ou bibliotecas de software. Outras tarefas executadas pelos plugues[c] incluem o processamento de "notificações" e mensagens de registro [en][d].

Os plugues[c] de aquisição de dados, chamados de "plugues[c] de leitura" na documentação do collectd, podem ser divididos em três categorias:

  • Os plugues[c] de sistema operacional coletam informações como a utilização da unidade de processamento central[e], o uso da memória ou o número de usuários conectados a um sistema. Esses plugues[c] geralmente precisam ser portados para cada sistema operacional. Nem todos esses plugues[c] estão disponíveis para todos os sistemas operacionais.
  • Os plugues[c] de aplicativo coletam dados de desempenho de ou sobre um aplicativo em execução no mesmo computador ou em um computador remoto, por exemplo, o servidor HTTP Apache. Esses plugues[c] geralmente usam bibliotecas de software, mas geralmente são independentes do sistema operacional.
  • Os plugues[c] genéricos oferecem funções básicas que o usuário pode empregar para executar tarefas específicas. Exemplos são consultas de equipamentos de rede usando o Protocolo de gerenciamento de rede simples[f] ou execução de programas ou scripts personalizados.

Os chamados "plugues[c] de gravação" oferecem a possibilidade de armazenar os dados coletados em disco usando arquivos RRD ou CSV, ou enviar dados pela rede para uma instância remota do daemon[a].

Rede[editar | editar código-fonte]

Incluído na distribuição do código-fonte do collectd está o chamado plugue[c] de "rede", que pode ser usado para enviar e receber dados de/para outras instâncias do daemon[a]. Em uma configuração de rede típica, o daemon[a] seria executado em cada máquina hospedeira[g] (chamada de "cliente") monitorada com o plugue[c] de rede configurado para enviar os dados coletados para um ou mais endereços de rede. Em um ou mais chamados "servidores", o mesmo daemon[a] seria executado, mas com uma configuração diferente, para que o plugue[c] de rede recebesse dados em vez de enviá-los. Muitas vezes, o plugue[c] RRDtool é usado em servidores para armazenar os dados de desempenho.[4]

O plugues[c] usa um protocolo de rede binário sobre o Protocolo de datagrama do usuário[h]. Ambos, o IPv4 e o IPv6 são suportados como camada de rede. É possível usar endereçamento unicast (ponto a ponto) e multicast (ponto a grupo). Autenticação e criptografia foram adicionadas ao protocolo com a versão 4.7.0, lançada em maio de 2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Cacti
  • Comparação de sistemas de monitoramento de rede [en]
  • Monitor de sistema [en]
  • MRTG [en]
  • Munin [en]
  • Shinken [en]
  • Zabbix [en]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. a b c d e f g h Um programa de computador executado como um processo em segundo plano, em vez de estar sob o controle direto de um usuário interativo.
  2. do inglês, design.
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p q do inglês, plug-in.
  4. do inglês, log.
  5. do inglês, central processing unit (C.P.U.).
  6. do inglês, simple network management protocol (S.N.M.P.).
  7. do inglês, host.
  8. do inglês, user datagram protocol (U.D.P.).

Referências

  1. «Git - collectd.git/blob - Authors» [Git - collectd.git/blob - Autores]. git.verplant.org (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2016. Arquivado do original em 10 de abril de 2016 
  2. «Copyright» [Direitos autorais] (em inglês). Consultado em 8 de abril de 2009. Arquivado do original em 5 de junho de 2011 
  3. «Features – collectd – The system statistics collection daemon» [Recursos – collectd – O daemon de coleta de estatísticas do sistema]. collectd.org (em inglês). Consultado em 11 de abril de 2016 
  4. «Networking introduction - collectd Wiki» [Introdução à redes - Wiki do collectd]. collectd.org (em inglês). 19 de fevereiro de 2015. Consultado em 11 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]