Comburente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Símbolo de risco "O" inerente as substâncias comburentes.

Comburente é um dos ingredientes necessários à combustão. Estes reagem com os gases liberados pelo combustível, formando a chama. São elementos fortemente oxidantes e sua quantidade regula a intensidade da chama. Altas quantidades de comburente podem gerar explosões.

No caso de combustão espontânea[editar | editar código-fonte]

Por exemplo a chama viva e azul do fogão (Esta é azul, devido haver a combustão total do elemento combustível, com pouco resíduo de carbono) ou da queima de um material, que pode ser por exemplo a gasolina natural, altamente inflamável.

Tipos de comburentes[editar | editar código-fonte]

O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Porém há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela. O flúor também é um comburente e seu manuseio é muito perigoso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

sobre ciências

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.