Saltar para o conteúdo

Communications and Networking Riser: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 4 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1120481
Linha 10: Linha 10:


== História ==
== História ==
A [[Intel]] desenvolveu o slot CNR para substituir sua própria tecnologia [[Audio Modem Riser]] (AMR), inspirando-se em duas vantagens distintas sobre o slot AMR o qual substituía; o CNR era capaz de ser tanto baseado em [[software]] (controlado pela [[CPU]]) ou acelerado por [[hardware]] ([[ASIC]] dedicado), e era [[plug-and-play]] compatível. Em algumas placas-mãe, um slot CNR substituía o último slot [[Peripheral Component Interconnect|PCI]], mas a maioria dos fabricantes de placas-mãe projetou placas que permitiam ao slot CNR e o último slot PCI compartilhar o mesmo espaço.
A [[Intel]] desenvolveu o slot CNR para substituir sua própria tecnologia [[Audio Modem Riser]] (AMR), inspirando-se em duas vantagens distintas sobre o slot AMR o qual substituía; o CNR era capaz de.... ser tanto baseado em [[software]] (controlado pela [[CPU]]) ou acelerado por [[hardware]] ([[ASIC]] dedicado), e era [[plug-and-play]] compatível. Em algumas placas-mãe, um slot CNR substituía o último slot [[Peripheral Component Interconnect|PCI]], mas a maioria dos fabricantes de placas-mãe projetou placas que permitiam ao slot CNR e o último slot PCI compartilhar o mesmo espaço.


Já em 2007, com a integração de componentes tais como [[Ethernet]] e áudio na placa-mãe, o CNR tornou-se obsoleto, e não é mais encontrado na maioria das placas-mães recentes ''full size''. Pode ainda ser visto em placas-mãe menores (como ''microATX'') com [[microprocessador]]es de baixo custo, onde continuam a desempenhar sua função original.
Já em 2007, com a integração de componentes tais como [[Ethernet]] e áudio na placa-mãe, o CNR tornou-se obsoleto, e não é mais encontrado na maioria das placas-mães recentes ''full size''. Pode ainda ser visto em placas-mãe menores (como ''microATX'') com [[microprocessador]]es de baixo custo, onde continuam a desempenhar sua função original.

Revisão das 17h52min de 14 de maio de 2013

Slot CNR

Communications and Networking Riser ou CNR, é um slot encontrado em algumas placas-mãe de PCs e utilizada para conexão de equipamentos especializados de rede, áudio e telefonia. Um fabricante de placas-mãe pode optar por fornecer funcionalidades de áudio, rede ou modem numa única placa CNR, em quaisquer combinações. Slots CNR eram outrora encontrados com facilidade em placas-mãe para Pentium 4, mas desde então têm sido abandonados em prol de componentes on-board ou embarcados.

Tecnologia

Fisicamente, um slot CNR possui duas fileiras de 30 pinos, com duas configurações possíveis de pinos: Tipo A e Tipo B. O CNR Tipo A usa interface de rede de 8 pinos, enquanto o tipo B usa interface de rede de 16 pinos Media Independent Interface (MII). Ambos os tipos transportam sinais USB e AC'97.

Da mesma forma que com o AMR, o CNR representava uma redução de custos para os fabricantes, ao dispensar o uso de componentes analógicos de E/S na placa-mãe. Isto permitia ao fabricante certificar apenas a placa CNR junto ao FCC, e não a placa-mãe inteira. Isto resultava num ciclo mais rápido de produção de novas placas-mães para o mercado, e permitia a produção em massa de placas CNR que eram usadas em várias placas-mãe.

O slot ACR era uma especificação concorrente desenvolvida por um grupo de fornecedores independentes. Sua principal vantagem sobre o CNR era o desenho reversamente compatível que lhe permitia usar tanto placas AMR quanto ACR. O mesmo grupo também desenvolveu uma versão fisicamente menor, a MDC.

História

A Intel desenvolveu o slot CNR para substituir sua própria tecnologia Audio Modem Riser (AMR), inspirando-se em duas vantagens distintas sobre o slot AMR o qual substituía; o CNR era capaz de.... ser tanto baseado em software (controlado pela CPU) ou acelerado por hardware (ASIC dedicado), e era plug-and-play compatível. Em algumas placas-mãe, um slot CNR substituía o último slot PCI, mas a maioria dos fabricantes de placas-mãe projetou placas que permitiam ao slot CNR e o último slot PCI compartilhar o mesmo espaço.

Já em 2007, com a integração de componentes tais como Ethernet e áudio na placa-mãe, o CNR tornou-se obsoleto, e não é mais encontrado na maioria das placas-mães recentes full size. Pode ainda ser visto em placas-mãe menores (como microATX) com microprocessadores de baixo custo, onde continuam a desempenhar sua função original.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.