Companhia Francesa das Índias Orientais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.


Companhia Francesa das Índias Orientais
Bandeira do regimento da companhia das Índias Orientais.
Nome nativo Compagnie française des Indes orientales
Slogan Florescerá onde quer que me levem
Indústria comercio
Fundação 1664
Fundador(es) Jean-Baptiste Colbert
Encerramento 1794 
Sede París,  França
Bandeira do regimento da companhia das Índias Orientais.

A Companhia Francesa das Índias Orientais (em francês Compagnie française des Indes orientales) – Companhia francesa para o comércio das Índias Orientais - era una empresa comercial, fundada pelas cartas patentes de 27 de agosto de 1664, cujo objetivo era “navegar e negociar na região que abrange o Cabo da Boa Esperança, os mares orientais e toda a Índia”, com o monopólio comercial de 50 anos. Sua criação tinha como objetivo competir com a Companhia Britânica das Índias Orientais e a Companhia Neerlandesa das Índias Orientais.

Máxima extensão da influência Francesa (1741-1754)

Até meados do século XVIII foi menos bem-sucedida que suas rivais mas, liderada pelo ambicioso governador Joseph François Dupleix, a companhia passou a ser uma grande ameaça à influência inglesa na Índia, principalmente pelas alianças que estabeleceu com governantes locais no sul daquele país, entre 1742 a 1754. Ostentou durante 50 anos o monopólio de navegação e comércio nos oceanos Pacífico e Índico, na área situada entre os cabos de Horn e da Boa Esperança. A Companhia prosperou e estendeu suas operações à China e à Pérsia. Em 1719, foi reorganizada com as companhias coloniais francesas da América e África, sob o nome de Compagnie des Indes (Companhia das Índias). As operações da Companhia foram suspensas definitivamente, por decreto real, em 1769.

História[editar | editar código-fonte]

Colonias francesas e de outras potencias europeas em a India.

Ele planejado por Jean Baptiste Colbert, é criado por uma verdadeira declaração de Luiz XIV, registada pela Parlamento de Paris e completado por estatutos que o tornam

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Companhia Francesa das Índias Orientais