Competição de ciclismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cycling (road) pictogram.svg Competição de ciclismo

Protagonisti Giro d'Italia 2009.jpg
Ciclistas no Giro d'Italia 2009

Outros nomes Velocipedismo[1]
Autoridade máxima União Ciclística Internacional
Ano de criação 1869
Olímpico Masculino: desde 1896
Feminino: desde 1988

A competição de ciclismo é um esporte em que utiliza diferentes tipos de bicicletas. Existem várias modalidades ou disciplinas da competição de ciclismo, como ciclismo em estrada, ciclismo em pista, ciclismo de montanha, bike trial, ciclocross e BMX, e dentro delas várias especialidades. A competição de ciclismo é reconhecida como um esporte olímpico. A União Ciclística Internacional (UCI) é o organismo governante mundial pelo ciclismo e eventos internacionais da competição de ciclismo.

Apesar das diferentes disciplinas do ciclismo, quando se fala em "corrida de ciclismo" normalmente se refere à disciplina de ciclismo em estrada masculina devido a ser a mais comum, a mais profissionalizada e na maioria das competições são realizadas durante todo o ano.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Ciclismo

A primeira prova de ciclismo da história registrada de modo competitivo foi disputada em 31 de maio de 1868, em um pequeno circuito de 1.200 metros no parque de Saint-Cloud, nos arredores de Paris, no qual participaram 7 ciclistas e foi vencido por expatriado britânico James Moore[2] com uma bicicleta de madeira de engrenagem fixa e rodas de ferro.[3]

Um ano depois, foi realizada a primeira corrida propriamente dita, especificamente em 7 de novembro de 1869, entre Paris e Ruão. Contou com a presença de uma centena de ciclistas com o objetivo de terminar ou vencer a prova consistindo em 123 km. 33 conseguiram terminar a corrida. Mais uma vez o britânico James Moore venceu a prova com um tempo de 10 horas e 45 minutos. A intenção dos organizadores foi demonstrar que a bicicleta valia como meio de transporte para longas distâncias.[4]

Volta a Espanha, a tradicional competição de ciclismo.
Uma competição de cross- country.

Disciplinas[editar | editar código-fonte]

As várias disciplinas ou modalidades do esporte são:

Ciclismo nos Jogos Olímpicos:

Não olímpicos:

Competições de ciclismo[editar | editar código-fonte]

Lista de algumas das principais competições profissionais de ciclismo:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Em desuso
  2. «História da bicicleta» (em francês). mundocaracol.com. Consultado em 2 de janeiro de 2012  |arquivourl= é mal formado: timestamp (ajuda)
  3. Maso, B. (tr. Horn, M.) (2005), The Sweat of the Gods, Mousehold Press, pp. 1–2, (em inglês) ISBN 1-874739-37-4
  4. «Route-HISTORIQUE» (em francês). UCI. Consultado em 8 de janeiro de 2012  |arquivourl= é mal formado: timestamp (ajuda)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Competição de ciclismo