Computação de alto desempenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Não tem fontes.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.
  • Precisa ser wikificada.
  • Não tem imagens.

Computação de alto desempenho ou HPC (do inglês High-performance computing) se refere ao uso de supercomputadores ou clusters de vários computadores em tarefas que requerem grandes recursos de computação, nomeadamente simulações numéricas muito complicadas. Geralmente classificam-se como sistemas HPC aqueles cuja performance é de pelo menos alguns teraflops.

Um termo relacionado, computação de alto desempenho técnico (HPTC), geralmente se refere às aplicações de engenharia de computação baseada em cluster (como dinâmica de fluidos computacional e na construção e teste virtual de protótipos ). Recentemente, a HPC tem vindo a ser aplicada a negócios usos de supercomputadores baseados em cluster, tais como data warehouses, linha de negócios (LOB) e processamento de transações .

Computação de alto desempenho (HPC) é um termo que surgiu após o termo " supercomputadores ". HPC é por vezes utilizado como sinônimo de supercomputação, mas, em outros contextos, " supercomputador "é usado para se referir a um subconjunto mais poderoso de" computadores de alto desempenho ", e o termo" supercomputadores "torna-se um subconjunto de" alta performance computação. O potencial de confusão sobre o uso destes termos é aparente.

TOP 500[editar | editar código-fonte]

A lista dos poderosos computadores de alto desempenho, a maioria pode ser encontrada no TOP500 lista. A lista TOP500 o ranking mundial de 500 computadores mais rápidos de alta performance, medida pelo Alto Desempenho Linpack HPL) referência Nem todos os computadores listados, quer porque não são elegíveis (por exemplo, eles não podem correr o benchmark HPL) ou porque seus proprietários não tenham apresentado uma pontuação HPL (por exemplo, porque eles não desejam o tamanho do seu sistema para tornar a informação pública para a defesa razões). Além disso, a utilização do benchmark Linpack único é controverso, em que nenhuma medida pode testar todos os aspectos de um computador de alto desempenho.Para ajudar a superar as limitações do teste Linpack, o governo dos EUA encomendou um dos seus criadores, o Dr. Jack Dongarra da Universidade do Tennessee, para criar um conjunto de testes de benchmark que inclui Linpack e outros, o chamado HPC Benchmark Challenge. Aqueles suite evolução tem sido utilizado em alguns contratos HPC, mas, porque não é redutível a um único número, tem sido incapaz de superar a vantagem de publicidade do teste menos útil TOP500 Linpack. A lista TOP500 é atualizada duas vezes por ano, uma vez que em Junho no Conselho Europeu de ISC Supercomputing Conference e, novamente, em um EUA Supercomputing Conference, em novembro.

Muitas ideias para a nova onda da computação em grade foram originalmente emprestado de HPC.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]