Concertato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Concertato (ou peça concertata), na música dramática, é um termo italiano que designa um trecho de uma ópera em que os personagens e o coro entrelaçam suas linhas vocais em forma polifônica.

Desde o Século XVIII, os concertati da ópera italiana são colocados, de preferência, no final do ato intermediário, mais raramente no fim de um quadro ou no final da ópera.

Em princípio são articulados em mais seções do que na ópera italiana do início do século XVIII e seguem a estrutura chamada na Musicologia de "solita forma": um tempo d'attacco seguido de um largo (ou cantabile), um tempo di mezzo e uma stretta (ver cabaletta).

Na música do início do Barroco, o termo se refere ao gênero ou estilo musical no qual grupos de instrumentos ou vozes dividem uma mesma melodia, normalmente alternando-se, e quase sempre sobre um baixo contínuo. O termo deriva-se da palavra italiana "concerto", que significa "tocar junto" — de onde concertato significa "no estilo de um concerto". No uso moderno, o termo é quase sempre usado como adjetivo, por exemplo "esta peça está em estilo concertato".

Uma distinção simplificada, mas bastante útil entre concertato e concerto é a seguinte: o estilo concertato envolve contraste entre grupos oponentes de vozes e grupos de instrumentos; o estilo de concerto, principalmente como se desenvolveu no barroco tardio, envolve contraste entre pequenos e grandes grupos de composição similar (chamados de "ripieno" e "concertino").

Exemplos de concertato (de ópera)[editar | editar código-fonte]

  • Freddo ed immobile come una statua (Il barbiere di Siviglia, ato I)
  • D'un pensiero e d'un accento (La sonnambula, ato I)
  • Alfredo, Alfredo, di questo core (La traviata, ato II)
  • D'un vampiro fatal - Già ti vedo immota e smorta (La Gioconda, ato III)
  • Rosetta! (Scena dell'imbarco delle prigioniere, Manon Lescaut, ato III)
  • "Su! del Nilo al sacro lido" (Scena e Pezzo d'Assieme - cena de convocação para a guerra,- "Aida", ato I)

Predefinição:Clássica

Compositores de músicas no estilo concertato[editar | editar código-fonte]