Concierge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Portaria. (desde maio de 2012)
(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em hotéis, o Concierge é um profissional que tem um balcão na entrada do hotel (conciergerie, em francês, ou conciergeria), responsável por assistir os hóspedes em qualquer pedido que estes tenham, dos mais extravagantes ao mais simples como chamar um táxi, dar informações sobre o próprio hotel e seus serviços ou sobre a cidade e seus pontos turísticos, venda de passeios na região, locação de carros, reservas e indicações de restaurantes, ligar para farmácia, floricultura ou tabacaria. Desempenha um papel de ajuda a todos integrantes do hotel, fazendo tarefas quando solicitadas. Recentemente essa profissão tem abrangido diversas áreas de atuação. a exemplo disso é a da saúde, onde hospitais particulares tem contratado esse profissional para ajudar seus pacientes.

O Concierge Hospitalar cuida do bem estar dos pacientes, realizando visitas diárias aos mesmos e verificando se o paciente está sendo bem atendido e está bem acomodado dentro da instituição, recebendo um serviço com qualidade, conforme o esperado. O Concierge, atende aos mais diversos públicos, os externos e internos do hospital, sendo pessoa de referencia na auditoria dos setores da Nutrição, Hotelaria, Manutenção, e acionado pela Equipe Assistencial (Enfermagem, Psicologia e Área Médica) quando necessário. Tem contato imediato com todas as áreas sendo facilitador na operação do hospital e uma ponte entre o paciente e os setores.

Formados normalmente em Hotelaria, Turismo ou Relações Públicas, esses profissionais atuam diretamente no atendimento ao cliente, sendo ele hóspedes ou paciente. Há um grande diferencial entre o Concierge da área da Hotelaria tradicional e o Concierge Hospitalar. O da hotelaria tradicional preocupa-se em atender os hóspedes nas solicitações culturais, gastronômicas, turísticas, etc; já o Concierge Hospitalar preocupa-se com a operação do Hospital e na rápida recuperação do paciente.

São profissionais que falam outras línguas estrangeiras. O Inglês é essencial para o desenvolvimento da carreira, assim como para atender o público estrangeiro.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.