Constantino García

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Constantino García
Nascimento Constantino García González
20 de julho de 1927 (92 anos)
Oviedo, Astúrias
Flag of Spain.svg Espanha
Morte 23 de outubro de 2008 (81 anos)
Santiago de Compostela, Província da Corunha
Galiza
Nacionalidade Galiza galego
Espanha espanhol
Ocupação Linguista, Escritor

Constantino García González (Oviedo, 20 de Julho de 1927Santiago de Compostela, 23 de outubro de 2008) foi um linguista e escritor galego.

Trajectória[editar | editar código-fonte]

Logo de se formar nas universidades de Oviedo, Madrid e Bonn, em 1965 chegou a Universidade de Santiago de Compostela para ocupar uma praça na faculdade de Filosofia e Letras. Foi um dos fundadores do Instituto da Língua Galega em 1971 e do Centro Ramón Piñeiro em 1993, e a ambos os dous dirigiu-os em diferentes etapas. Em 1982 ingressa na Real Academia Galega, entidade da que foi secretário entre 1997 e 2001.

Nos anos oitenta foi co-director e co-apresentador na Televisão da Galiza do programa Cousas da lingua, um micro-espaço com comentários linguísticos. Muitos desses apontamentos foram recolhidos em livros. Foi ademais um dos impulsores e co-autores do Atlas Lingüístico Galego e de diversas obras lexicográfica.

Nos últimos anos da sua vida, gravemente enfermo dum mal degenerativo,[1] retirou-se da actividade cultural e intelectual.

Obra[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Constantino García


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.