Contact (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Contact
Contacto (PT)
Contato (BR)
Autor(es) Carl Sagan
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero Ficção científica
Editora Simon & Schuster
Lançamento setembro de 1985
Páginas 432
ISBN 0-671-43400-4
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues
Editora Gradiva
Lançamento 1985
Páginas 463
Edição brasileira
Tradução Donaldson M. Garschagen
Editora Guanabara
Lançamento 1986
Páginas 502

Contact (em Portugal, Contacto; no Brasil, Contato) é um livro de ficção científica escrito por Carl Sagan e publicado em 1985. Alguns dos traços da personalidade de Sagan ficam evidentes no caráter da protagonista, Ellie Arroway, do SETI. O livro discorre sobre muitos dos interesses do autor ao longo da sua vida, especialmente o primeiro contacto com extraterrestres. Tanto o livro como o filme adaptado por Robert Zemeckis têm em comum a discussão entre razão e fé. O filme é razoavelmente fiel à ideia principal do livro.

Grandemente baseada na carreira do próprio Sagan, a história é uma defesa da Ciência. Uma ideia central ao livro é a de que a ciência e a razão também podem ser meios através dos quais uma pessoa pode experimentar um fascínio sobre o Universo que geralmente é associado exclusivamente à religião e à .

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Contact

O livro foi adaptado para o cinema em 1997, sob a direção de Robert Zemeckis, onde foi protagonizado pela atriz Jodie Foster no papel da Dr.ª Eleanor Ann Arroway (a.k.a. 'Ellie').[1]

Referências

  1. «CONTATO». Adoro Cinema. Consultado em 19 de setembro de 2017