Coteminas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Coteminas (Companhia Tecidos Norte de Minas) fundada em 1975 em Montes Claros, é uma empresa do ramo têxtil pertencente à família do empresário e ex-vice-presidente do Brasil José Alencar. Além das Minas Gerais, a empresa mantém filiações na Paraíba, Natal, Santa Catarina, além de unidades na Argentina..

A empresa tem sofrido forte crise, com o fechamento de duas fábricas no Rio Grande do Norte[1] e encerramento de suas atividades nos Estados Unidos. Nos últimos cinco anos a empresa viu diminuir em 70% suas vendas anuais e perdeu dois terços do seu valor de mercado[2] . Além disso, vem sendo acusada de ter utilizado de forma inidônea a insenção tributária obtida para instalação de fábrica em São Gonçalo do Amarante[3]

História[editar | editar código-fonte]

A Coteminas foi fundada por José Alencar Gomes da Silva em Montes Claros, Minas Gerais, em 1969, em parceria com Luiz de Paula Ferreira. A primeira fábrica da empresa, foi inaugurada em 1976, e financiada com recursos do governo estadual. A mesma agência também financiou o nascimento dos produtores têxteis, que viria a se tornar parte do grupo Coteminas, como Coteminas do Nordeste SA (Cotene); Cotenor SA Indústria Têxtil e Companhia Central Brasileira de ACABAMENTOS Têxteis (Cebractex). Coteminas pela primeira vez de fios e tecidos (inacabada) cinza.

Roupas para Têxteis: 1992-1997[editar | editar código-fonte]

Entre 1985 e 1994, o patrimônio líquido da Coteminas aumentou de US $ 40 milhões para US $ 492 milhões. A empresa se tornou uma empresa pública em 1992, quando arrecadou US $ 14 milhões para ações vendidas. Dois anos depois, a empresa arrecadou mais $ 53 milhões com a venda de ações. Nesse ano de 1994, a Coteminas recebeu 46,6 milhões dólares em vendas de $ 164 milhões, e em meados de 1995 as acções da sociedade de ações aumentaram sete vezes em valor desde o primeiro veio a público há três anos.

Fechamento de Fábricas e Crise[editar | editar código-fonte]

As dificuldades enfrentadas pelo setor têxtil nacional com a entrada de produtos chineses a preços mais competitivos levou à Coteminas encerrar atividades nos Estados Unidos e desativar diversas fábricas pelo Brasil, reduzindo em 70% as vendas anuais e desvalorizando-se junto ao mercado.[4] [5]


Coteminas na BM&F Bovespa[editar | editar código-fonte]

Coteminas é listada na BM&F Bovespa antigas, BM&F e BOVESPA com a cotação: CTNM3 e CTNM4.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.