Crisóstomo Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde abril de 2014)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Crisóstomo Teixeira
Período CP - Comboios de Portugal, EP
  • Presidente do Conselho de Administração
Antecessor António Brito da Silva
Sucessor Ernesto Martins de Brito
Dados pessoais
Nascimento 18 de julho de 1942 (76 anos)
Partido Partido Socialista

António José Borrani Crisóstomo Teixeira (18 de julho de 1942) é um político português que desempenhou o cargo de Presidente da CP - Comboios de Portugal, EP entre 1997 e 2003.

Foi nomeado pelo Governo de António Guterres em 1997, tendo sido reconduzido para um segundo mandato de três anos em 2000.

Foi durante o seu mandato que foram compradas pela CP as novas e muito populares automotoras eléctricas da série 3400, ao serviço da CP Porto.

Em 2003, cerca de um ano depois após a derrota do Partido Socialista nas eleições legislativas, a nova maioria, liderada pelo Partido Social Democrata optou por não o reconduzir nas suas funções.

Lutou activamente contra a ditadura, tendo sido detido pela PIDE. Durante o período em que esteve detido foi companheiro de cela do ex-Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, tendo sido, até Maio de 2007, seu assessor para os assuntos ferroviários. Deixou essa função após ser nomeado Presidente do IMTT - Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, cargo que desempenhou até 2011.

Precedido por
Manuel Frasquilho
Presidente do Conselho de Administração da CP
19972003
Sucedido por
Ernesto Martins de Brito
Precedido por
Cargo e organismo inexistentes
Presidente do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres
20072011
Sucedido por
Carlos Correia