Cromácio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cromácio de Aquileia)
Ir para: navegação, pesquisa
São Cromácio
São Sebastião e São Cromácio
Nascimento século IV em Aquileia
Morte 406/407
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 2 de dezembro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Cromácio (em latim: Chromatius) foi um bispo de Aquileia do final do século IV morto em 406 ou 407. Provavelmente nativo dali, certamente cresceu na cidade. Seu pai morreu quando ainda era criança e Cromácio foi criado pela mãe e por uma grande quantidade de irmãos e irmãs mais velhos.

História[editar | editar código-fonte]

Cromácio foi ordenado sacerdote por volta de 387 ou 388 depois da morte de Valeriano, o bispo anterior. Um dos mais celebrados prelados de sua época, manteve ativa correspondência com ilustres contemporâneos como Santo Ambrósio, São Jerônimo e Rufino. Um teólogo muito erudito, Cromácio pedia em suas cartas que eles escrevessem seus pensamentos. Ambrósio, estimulado por ele, escreveu suas obras exegéticas; Jerônimo dedicou-lhe diferentes traduções e comentários, escritas também por influência sua. Finalmente, quando ele iniciou a amarga disputa com Rufino sobre o origenismo, Cromácio, apesar de rejeitar a doutrina, tentou reconciliar os dois. Sem nunca perder contato com Rufinou, convenceu-o a não responder o último ataque de Jerônimo dispendendo suas energias especialmente na tradução para o latim da "História Eclesiástica" de Eusébio.

Cromácio também combateu diligentemente o arianismo e conseguiu eliminá-lo de sua diocese. Além disso, apoiou João Crisóstomo, o arcebispo de Constantinopla, quando ele foi injustamente deposto no conflito com Teófilo de Antioquia. Para tentar ajudá-lo, escreveu para o imperador Honório (que remeteu a carta para seu irmão e par no oriente, Arcádio), sem, contudo, sucesso.

Também um ativo exegeta, até 1969 só se conheciam dezessete tratados de Cromácio (comentários sobre o Evangelho de Mateus e uma homilia sobre as oito beatitudes). Neste ano, o pesquisador Henri Lemarié descobriu e publicou mais trinta e oito sermões[1].

Referências

  1. Chromace d'Aquilée, Sermons I-II, Paris 1969, 1971 (Sources Chrétiennes 154, 164)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]