Cum laude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cum laude é uma frase em latim usada especialmente nos Estados Unidos para indicar o nível de distinção acadêmica com o qual um indivíduo havia cursado um grau acadêmico.[1] No Brasil as menções citadas abaixo são utilizadas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tipicamente, existem três graus de honra, ordenados abaixo:

  • Cum Laude (Com Honra(s)) é a distinção de menor fila entre as três; representa um reconhecimento direto ao alto nível acadêmico alcançado durante os estudos realizados.
  • Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, literalmente) corresponde aos alunos graduados com um nível acadêmico não menor de dezoito pontos obtidos. No mundo anglo-saxão, é o equivalente a uma graduação Cum Laude.
  • Summa Cum Laude (Com a Maior das Honras) representa a maior distinção e é o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária, especialmente nos níveis do mestrado ou doutorado. Corresponde aos graduados com um nível não menor de dezenove ou vinte pontos obtidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Magna, Summa, and the Honor Roll (em inglês) Academic Apparel. Visitado em 6 de fevereiro de 2016.