Cumacea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCumacea
Diastylis bradyi

Diastylis bradyi
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Eumalacostraca
Superordem: Peracarida
Ordem: Cumacea
Krøyer, 1846
Famílias
Ver texto

Cumacea (Cuma do grego embrião; acea sufix. de ordem) é uma ordem de pequenos crustáceos peracáridos que habitam águas salgadas e eventualmente águas salobras e doce.[1] A ordem Cumacea é caracterizada por possuir uma carapaça que cobre pelo menos três segmentos torácicos. Diferente dos outros Peracarida, possui três pares de Maxilípedes.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O primeiro Cumacea foi descrito em 1780 por Ivan Ivanovich Lepekhin  como um estranho Isópodo e foi dado o nome de Oniscus scorpioides.[2] Em 1804 o pesquisador Montago acreditando não se tratar de um isópodo, trocou Oniscus scorpioides de gênero passando a se chamar Cancer scorpioides (Atualmante Diastylis scorpioides ).[2] Por muito tempo acreditava-se que os exemplares de Cancer scorpioides fossem na verdade larvas de Decapoda, pois havia um rumor que o professor Alexander Agassiz havia obtido exemplares de Cancer scorpioides a partir de ovos Decapoda.[2] Milne-Edwards não acreditava que esses animais fossem larvas mas sim animais adultos e em 1828 descreve o gênero e espécie Cuma audouinii[3]. A afirmação de que Cancer scorpioides fosse uma larva de Decapoda foi desmentida com a descrição de Cuma nasica Kröyer, 1841, o qual são descritas e desenhadas fêmeas ovígeras, confirmando assim se tratar de animais adultos.[2] Após a descrição de várias outras espécies para o gênero Cuma, a ordem Cumacea foi finalmente descrita em 1846.[2][4]

Lista de famílias[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [[Bacescu, M., and I. Petrescu.] "Ordre des Cumacés (Cumacea Krøyer, 1846)." Traité de Zoologie. Anatomie, Systématique, Biologie 7 (1999): 391-428.]
  2. a b c d e BATE, C. Spence. XLI.—On the British Diastylidæ. Journal of Natural History, v. 17, n. 102, p. 449-465, 1856.
  3. MILNE-EDWARDS, Henri. Mémoire sur quelques Crustacés nouveaux. Crochard, Libraire-éditeur, 1828.
  4. Kr0yer, 1846 (Crustacea: Cumacea) from the continental slope off Surinam. -Zoological Journal of the Linnean Society 74: 345-357.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cumacea
Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.