Cynthia Spencer, Condessa Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cynthia
Condessa Spencer
Cynthia Spencer, Condessa Spencer. Pintada por John Singer Sargent.
 
Cônjuge Albert Spencer, 7º Conde Spencer
Descendência Anne Wake-Walker
John Spencer, 8º Conde Spencer
Nome completo
Cynthia Elinor Beatrix Spencer
Nascimento 16 de agosto de 1897
Morte 4 de dezembro de 1972 (75 anos)
Althorp, Northamptonshire, Inglaterra
Pai James Hamilton, 3.° Duque de Abercorn
Mãe Rosalind Hamilton


Cynthia Elinor Beatrix Spencer, Condessa Spencer (16 de agosto de 1897Althorp, 4 de dezembro de 1972) foi a esposa de Albert Spencer, 7° Conde Spencer e a avó paterna de Diana, Princesa de Gales.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lady Cynthia Elinor Beatrix Hamilton era a segunda filha de James Hamilton, Marquês de Hamilton (depois 3° Duque de Abercorn) e de Lady Rosalind Cecilia Caroline Bingham, filha de Charles Bingham, 4° Conde de Lucan e Lady Cecilia Catherine Gordon-Lennox. Sua avó materna era uma descendente de Frances Villiers, Condessa de Jersey, a mais famosa das amantes do Rei George IV.

Lady Cynthia Hamilton desposou o Visconde Althorp em 26 de fevereiro de 1919, em St. James, Piccadilly, Londres. Eles tiveram dois filhos:

Daquele ano até 1922, quando seu marido herdou o título Conde Spencer, ela era conhecida como Viscondessa Althorp. De 1937 até 1972, ela serviu como Lady of the Bedchamber da Rainha Elizabeth. Além disso, devotou-se à caridade e a trabalhos comunitários. Em 1943 e em 1953, recebeu a Ordem do Império Britânico e a Real Ordem Vitoriana, respectivamente.

Cynthia Spencer morreu na propriedade ancestral dos Spencer, Althorp, de tumor cerebral. Ela era pouco conhecida fora da corte e dos círculos locais até, vinte anos depois, Andrew Morton escrever que a Princesa de Gales "acreditava que sua avó cuidava dela no mundo dos espíritos".