Cypraeoidea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCypraeoidea
Exemplar de Cypraea chinensis, com o manto completamente estendido (a cabeça está à esquerda).
Exemplar de Cypraea chinensis, com o manto completamente estendido (a cabeça está à esquerda).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
(sem classif.) clade Caenogastropoda

clade Hypsogastropoda
clade Littorinimorpha

Superfamília: Cypraeoidea
Rafinesque, 1815
Famílias
Ver texto.
Sinónimos

Cypraeoidea é uma superfamília de gastrópodes marinhos, incluídos no clade Littorinimorpha, que inclui as espécies de búzios conhecidas pelo nome comum de cipreias ou porcelanas. Esta superfamília corresponde ao agrupamento taxonómico designado por Cypraeacea por Constantine Samuel Rafinesque em 1815.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta superfamília de búzios apresenta conchas na fase adulta que não se parecem com as típica conchas de gastrópode porque a espira da concha não é visível, sendo as conchas muitas vezes bastante arredondadas, variando de globulares a alongadas, e com uma longa e muito estreita, abertura que às vezes é dentada. Os gastrópodes deste grupo não têm opérculo.

As conchas de quase todas as espécies integradas nesta superfamília são muito lisas e brilhantes, daí serem conhecidas pelo nome comercial de porcelanas. Essa característica resulta do animal vivo manter a concha quase sempre totalmente recoberta pelo manto.

A maior espécie conhecida é o fóssil Gisortia giganteia Münster, 1828 que atingia um comprimento de 350 mm. A maior espécie extante conhecida é Macrocypraea cervus, do Oceano Atlântico, que atinge os 190 mm de comprimento. A maior espécie de extante de qualquer subfamília ou género é Zoila (Gigantocypraea) gigas, do litoral autraliano,(McCoy, 1867) que atinge os 247 mm.[1]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Esta superfamília foi designada Cypraeacea aquando da sua descrição em 1815 por Rafinesque, tendo-se assim mantido até à decisão da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica que determinou os nomes de superfamílias de invertebrados que tradicionalmente terminavam no sufixo -acea ou -aceae passassem a -oidea como presentemente requerido no artigo 29.2 do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (ICZN). O sufixo -oidea era utilizado para algumas subclasses e superordens, casos em que se manteve. Em muita da literatura mais antiga, as superfamílias de gastrópodes aparecem com o sufixo -acea.[2][3][4]

O sistema de classificação incluído na taxonomia de Bouchet & Rocroi (2005) reconhecia duas famílias:

Em 2007 foi proposta uma nova estruturação para o agrupamento, com a elevação da subfamília Pediculariinae à categoria de família Pediculariidae e a transformação da tribo Eocypraeini na família Eocypraeidae. Ambos os grupos foram removidos da família Ovulidae e elevados ao nível de família com base em estudos de filogenia morfológica e molecular.[5][5] Com essa alteração, as famílias integradas em Cypraeoidea são as seguintes:

Em 2020 o World Register of Marine Species[6] e o Molluscabase[7] registravam as seguintes famílias:

Notas

  1. «Thomas A. Darragh, A revision of the Australian fossil species of Zoila (Gastropoda, Cypraeidae); Memoirs of Museum Victoria 68: 1-28 (2011)» (PDF). Consultado em 6 de agosto de 2017. Arquivado do original (PDF) em 17 de novembro de 2015 
  2. Keen A. M. (1958). Sea Shells of Tropical West America. Stanford University Press.
  3. Moore, Lalicker & Fischer (1952). Invertebrate Fossils. McGraw-Hill Book.
  4. Treatise on Invertebrate Paleontology; part K (Nautiloidea) 1964 and part L (Ammonoidea) 1962; Geological Society of America and Univ. of Kansas Press.
  5. a b Fehse D. (2007). "Contributions to the knowledge of the Ovulidae. XVI. The higher systematics". Spixiana 30(1): 121-125. PDF Arquivado em 2 de março de 2012, no Wayback Machine..
  6. «Cypraeoidea Rafinesque, 1815» (em inglês). World Register of Marine Species. 1 páginas. Consultado em 18 de junho de 2020 
  7. «Cypraeoidea Rafinesque, 1815» (em inglês). Molluscabase. 1 páginas. Consultado em 18 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cypraeoidea