DAB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A amarelo: países com sistemas DAB, DAB+, ou DMB global no início de 20071
Receptor DAB sintonizado na RDP África


A radiodifusão sonora digital ou DAB (Digital Audio Broadcasting) é uma norma de rádio digital desenvolvida pelo projecto europeu Eureka 147. É utilizada em vários países, com maior incidência no continente europeu. Em 2006 havia aproximadamente 1000 estações de rádio a emitir em DAB 2 .

A norma DAB começou a ser desenvolvida nos anos 80 e os primeiros receptores DAB começaram a ser comercializados em 1999. Os partidários da norma afirmam que esta oferece várias vantagens em relação a uma emissão analógica em FM, como mais canais pela mesma largura de banda, maior resistência ao ruído e a interferências.


T-DAB em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a T-DAB começou em 3 de Agosto de 1998, tendo a ANACOM atribuído a gestão da rede nacional à estação pública portuguesa.

A Rádio e Televisão de Portugal difunde em rede de frequência única, no Bloco 12B (224,880-226,416 MHz), os seguintes programas:

A instalação da rede previa 74 emissores, cobrindo a totalidade do território continental até ao final de 2004 e as Regiões Autónomas até final de 2006. Apenas 44 foram instalados (28 emissores no Continente, 9 na RA dos Açores e 7 na RA da Madeira), que correspondem a uma taxa de cobertura de 72% do território e 74% da população.

Na pratica estão cobertas as capitais de distrito, o litoral do país, os itinerários principais e parte dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A RTP perspectiva o fim da operação T-DAB para o dia 1 de Abril de 2011.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. WorldDMBForum country profile
  2. World DMB forums list of benefits

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.