Da Terra Nascem os Homens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Da Terra Nascem os Homens
The Big Country
 Estados Unidos
1958 •  cor •  165 min min 
Direção William Wyler
Roteiro Jessamyn West / Robert Wyler / James R. Webb / Sy Bartlett
Elenco Gregory Peck
Jean Simmons
Burl Ives
Carroll Baker
Género faroeste / drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Da Terra Nascem os Homens[1][2] (The Big Country) é um filme estadunidense de 1958, dos gêneros western e drama, dirigido por William Wyler. [3]

O roteiro é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Donald Hamilton.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

James McKay, um rico herdeiro de frota naval de Baltimore chega a uma cidadezinha do Oeste para se encontrar com sua noiva, Patricia, filha do rancheiro mais poderoso do território, o Major Terrill. Os modos elegantes e as finas roupas de McKay causam desconfiança nos rudes habitantes do lugar, e ele é constantemente desafiado para brigas e coisas do tipo montar um cavalo bravio. McKay é capaz desses feitos mas não vê porque se exibir e não acata os desafios, apenas o fazendo quando ele quer e sem assistentes. Patrícia não sabe disso e se decepciona com McKay pois o acha um covarde e os dois acabam se separando e cancelando o casamento. Mas ela quer voltar quando descobre que McKay comprou a propriedade de Julie Maragon chamada "Big Muddy", com a intenção de lhe dar como "presente de casamento". O lugar possui água mesmo durante as secas e tanto o Major Terril quanto seu rival, o rude sitiante Rufus Hannassey, brigam pela sua posse, mesmo Jules garantindo o acesso a todos que precisarem. Jules e McKay se unem para evitar a guerra entre os dois rancheiros por causa da água, mas acabam percebendo que a mesma não é o principal causa do desentendimento, pois o Major Terrill e Hannassey se odeiam e não cessarão as hostilidades enquanto os dois estiverem vivos.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Burl Ives ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante e também o Globo de Ouro por sua atuação.

O filme também concorreu ao Oscar na categoria de melhor trilha sonora, escrita por Jerome Moross, e ao BAFTA, na categoria de melhor filme de qualquer origem.

Referências