Democracia Aberta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Democracia Aberta
Slogan Pensamento livre para o mundo.
Proprietário(s) openDemocracy Foundation for the Advancement of Global Education
Fundador(es) Francesc Badia i Dalmases
Editor(es) Francesc Badia i Dalmases
Cadastro Sem ânimo de lucro.
Idioma(s) Inglês, Espanhol, Português
Lançamento Janeiro 2015; 2 anos (2015-01)
Endereço eletrônico opendemocracy.net/democraciaabierta

A Democracia Aberta é uma plataforma global que publica em espanhol, português e inglês as vozes que incidem no debate sobre a democracia, mobilização, participação, justiça e direitos humanos no continente latino-americano, na Europa, e mais além. 

Secção da openDemocracy[editar | editar código-fonte]

A democraciaAberta é uma das 5 secções independentes da openDemocracy, plataforma independente que publica até 60 artigos por semana em que atrai mais de 8 milhões de visitas por ano.[1][2]

A openDemocracy é uma fundação sem ânimo de lucro formada por uma página principal e uma série de secções independentes editorial e financeiramente, como a democraciaAberta.  

A democraciaAberta, tal como as outras secções independentes contribuem para a missão conjunta de desafiar o poder e inspirar uma mudança progressiva em áreas prioritárias específicas. [3][4]

A democraciaAberta está acompanhada por outras quatro secções principais independentes:

ODR – sobre a liberdade na Rússia e na Eurásia

Publica em inglês e russo, e cobre a política, a sociedade civil, os direitos humanos e a cultura na Rússia e nos antigos estados soviéticos.

50.50 – Estratégias para uma democracia inclusiva

Perspectivas criticas sobre a justiça social, a igualdade de género e o pluralismo.

Transformation – onde o amor se une à justiça social

Conta as histórias daqueles que combinam a mudança pessoal e a social para melhorar as nossas sociedades.

OpenDemocracyUK – sobre a crise da democracia na Grã-Bretanha

Questiona e investiga o poder no Reino Unido, já seja público ou secreto, cultural ou económico, desde uma perspectiva que pretende garantir e melhorar a liberdade partilhada. 

Missão[editar | editar código-fonte]

A democraciaAberta trabalha para proporcionar uma análise pluralista de qualidade sobre a transformação democrática, a evolução política e a defesa dos direitos humanos e da justiça social dentro da região latino-americana, e liga-la com o debate europeu e global.

A democraciaAberta contribui para a aparição duma esfera pública em espanhol e português, e para o fortalecer dum ecossistema de meios e autores independentes, multiplicando a sua incidência na esfera pública global.[5]

Creative Commons[editar | editar código-fonte]

Ao publicar através duma licença Creative Commons, a democraciaAberta amplia o alcance dos seus artigos muito mais além da sua própria página web e dos seus leitores, uma vez que os mesmos são republicados noutros meios, são referenciados e as suas traduções circulam livremente na rede. 

Financiamento[editar | editar código-fonte]

Dependemos do apoio daqueles que acreditam na importância do nosso trabalho, tanto indivíduos como organizações. Tanto a openDemocracy como a democraciaAberta são publicadas pela openDemocracy Limited, entidade registada no Reino Unido (# 3855274) propriedade duma fundação sem ânimo de lucro, a Fundação openDemocracy para o Avanço da Educação Global (# 04807614).

Referências

  1. democraciaAbierta, openDemocracy. «About». openDemocracy 
  2. openDemocracy, openDemocracy. «About». openDemocracy. Consultado em 21 de junho de 2016 
  3. «"El estado de la Democracia en América Latina y la presencia de Extremadura"» 
  4. «In fighting corruption, whistleblowers must be encouraged» 
  5. «openDemocracy»