Denis Weaire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Denis Weaire
Nascimento 17 de outubro de 1942
Cidadania República da Irlanda
Ocupação físico
Prêmios membro da Royal Society, Prêmio Holweck
Empregador Universidade Harvard, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Chicago, Universidade Yale

Denis Lawrence Weaire FRS (17 de outubro de 1942)[1] é um físico irlandês, professor aposentado do Trinity College, Dublin.

Estudou na Belfast Royal Academy e no Clare College, Cambridge. Foi professor na Universidade da Califórnia, Universidade de Chicago, Universidade Harvard e Universidade Yale, sendo ultimamente professor da Universidade Heriot-Watt e University College Dublin, tornando-se em 1984 Erasmus Smith's Professor of Natural and Experimental Philosophy no Trinity College.

Juntamente com seu aluno de pós-graduação Robert Phelan obteve um contra-exemplo da conjectura de Lord Kelvin sobre qual a superfície representa a maneira mais econômica de dividir um espaço em células de igual tamanho com a mínima área superficial. Este contra exemplo é atualmente referenciado como estrutura de Weaire-Phelan. Esta estrutura foi uma parte integral do projeto do centro aquático usado nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim.[2]

Em 1971, juntamente com Michael Thorpe, introduziu o modelo de Weaire-Thorpe para cálculos de estrutura eletrônica. Este modelo é aplicado por exemplo na teoria de isolantes amorfos.

Weaire conduz atualmente pesquisas sobre a física de espumas. É coautor de The Physics of Foams, Oxford University Press (2000), com Stefan Hutzler.

Foi eleito membro da Royal Society em 1999.

Referências

  1. The International Who's Who 2004. [S.l.]: Europa Publications. p. 1782 
  2. Fountain, Henry (5 August 2008). "A problem of bubbles frames an Olympic design". New York Times. Acessado em 20 de setembro de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.