Desequilíbrio hormonal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um desequilíbrio hormonal é qualquer alteração em excesso ou diminuição nos níveis dos hormônios no corpo, afetando nas suas funções. Existem muitas glândulas endócrinas no corpo como a glândula pituitária , tireóide , timo , glândulas supra-renais , e o pâncreas. Se o desequilíbrio hormonal não for tratado, pode resultar em graves condições médicas, como diabetes . Se o desequilíbrio está ocorrendo na glândula pituitária, desordens de crescimento são possíveis. É mais comum em mulheres.

Causas[editar | editar código-fonte]

Existem várias causas para o desequilíbrio. As causas comuns incluem pílulas anticoncepcionais, estresse , uso excessivo de cosméticos. Outras causas são falta de exercício, gravidez , lactação e estilo de vida sedentário.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Alguns dos sintomas experimentados durante desequilíbrio hormonal são compartilhadas por homens e mulheres, enquanto alguns são mais específicos para cada gênero. Alguns dos sintomas mais comumente compartilhados incluem fadiga , problemas de pele ou acne , alterações de humor, problemas de peso, diminuição da libido, e perda de memória. Há também distúrbios como artrite , síndrome de fadiga crônica , fibromialgia e ataques de ansiedade. A presença de infecções do trato urinário , aumento da secura na boca, olhos, genitália, ou anormal batimento cardíaco também pode ser experimentado. Além disso, a perda de cabelo pode ser diretamente atribuído aos níveis irregulares de hormônios no corpo.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Pode-se repor os hormônios com terapia de reposição hormonal. Também é preciso reduzir o uso excessivo de produtos que influam no nos níveis hormonais.