Detonado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Detonado é um termo indicativo para resolução de tarefas passo-a-passo principalmente de jogos eletrônicos. Diferente do walkthrough, um gameplay completo do jogo sem muitas explicações.

No começo da popularização dos jogos eletrônicos no Brasil, era necessário muito mais do que mostrar um gameplay completo do jogo, já que era raro ter jogos com o idioma local. Então as revistas especializadas em videogames, como Ação Games e Supergamepower, começaram a publicar guias que explicavam desde os comandos do jogo até a história completa com detalhes dos personagens. Também era explicado como era a forma correta proposta pelo desenvolvedor do jogo para passar os desafios de cada fase.

Com o tempo, as revistas foram liberando colunas para os leitores enviarem seus próprios guias, que acabaram sendo apelidados pelos leitores de detonados.

Detonados podem ser compostos principalmente por vídeo com narração em áudio, vídeo com legendas de texto ou texto e imagens (capturas de tela), indicando a solução para as etapas ou fases do jogo, e são facilmente encontrados em sites e fóruns de amadores de jogos ou em videologs.

De modo geral, um detonado contém:

  • Explicação dos botões e comandos do controle usados naquele jogo específico.
  • Explicação passo-a-passo de cada fase ou etapa do jogo da forma correta proposta pelo desenvolvedor.
  • Explicação da história e enredo do jogo e seus personagens

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]