Digital Command Control

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Controle de Comando Digital CS2 da Märklin.

Digital Command Control (DCC), em tradução livre, Controle de Comando Digital, são sistemas usados para operar locomotivas ferromodelistas.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Quando equipado com ele, os aparelhos numa mesma seção da trilha podem ser controlados independentemente. O termo pode ser descrito como qualquer sistema, sendo atual ou histórico. O sistema predominante é o protocolo definido pelo DCC Working Group da National Model Railroad Association desde janeiro de 1994.[1] O acrônimo DCC geralmente é dito em referência ao padrão.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Exemplo de um sinal DCC e seus dados codificados.

Uma estação DCC, em combinação com com seus intensificadores, modula a tensão na trilha que codificará as mensagens digitais enquanto libera energia elétrica.

A voltagem para a trilha é em CC bipolar, resultando numa forma de corrente alternada, mas seu sinal não segue uma senoide. Ao invés disso, a estação de comando rapidamente troca a direção da tensão, obtendo uma onda de pulso modulada. O período de tempo em que a voltagem é aplicada em cada direção fornece o método para a codificação dos dados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. DCC Working Group NMRA. Visitado em 01/07/2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Digital Command Control
Ícone de esboço Este artigo sobre Ferromodelismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.