Discussão:Adolf Hitler/Arquivo/3

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 17 de outubro de 2017 de Coltsfan no tópico Categorias.

Religião de Hitler[editar código-fonte]

Em destaque para que todos vejam:

A religião de Hitler é discutida em um artigo da wikipédia inglesa, que adicionei ao artigo como link, e que precisa de tradução. Existe um livro de 1953 chamado "Hitler's Secret Conversations 1941-1944" que argumenta que Hitler não era cristão (nem mesmo católico), apesar da origem. John Baskette em Was Hitler a Christian? cita algumas frases de Hitler retiradas do Livro. Eu no momento estou trabalhando em outro artigo, mas depois posso começar a tradução (se ninguém o fizer) --rafastv (discussão) 05h10min de 4 de dezembro de 2012 (UTC)
Existem livros que citam que Hitler não era Cristão, como existem publicações que dizem que ele não matou os milhões de judeus, que tudo foi inventado pelos sionistas, o que se deve fazer e consultar DIVERSAS fontes e não se basear em uma só, por enquanto vamos deixar como está. -- DARIO SEVERI (discussão) 17h41min de 4 de dezembro de 2012 (UTC)

Acredito que a questão já tenha sido resolvida. Coltsfan Talk to Me 17h52min de 4 de dezembro de 2012 (UTC)

Assim espero. Mas se insistirem em colocar que não era Cristão vou desfazer. DARIO SEVERI (discussão) 18h00min de 4 de dezembro de 2012 (UTC)
DARIO SEVERI, quem afirmou que Hilter não era cristão e escreveu o livro foi o seu secretário pessoal e oficial nazista Martin Bormann entre outros oficiais nazistas como Heinrich Heim e Henry Picker. Logo, o testemunho deles não é inválido. Leia mais, por favor. Muitos dos art igos, inclusive o Table Talk, precisam de tradução ou estão incompletos para quem se habilitar. --rafastv (discussão) 01h00min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)

Alo Rafael Existem pessoas boas e outras não, sejam religiosas ou não, Hitler não era um fanatico religioso mas era cristão, existem muitos discursos onde ele cita isso, segue um deles abaixo, pode ser que em determinados momentos ele perdeu um pouco da fé, e comentou com o secretario dele, mas isso acontece normalmente com muitas pessoas, porem ele continuou cristão:

My feelings as a Christian points me to my Lord and Savior as a fighter. It points me to the man who once in loneliness, surrounded only by a few followers, recognized these Jews for what they were and summoned men to fight against them and who, God's truth! was greatest not as a sufferer but as a fighter. In boundless love as a "Christian" and as a man I read through the passage which tells us how the Lord at last rose in His might and seized the scourge to drive out of the Temple the brood of vipers and adders. How terrific was His fight for the world against the Jewish poison. To-day, after two thousand years, with deepest emotion I recognize more profoundly than ever before in the fact that it was for this that He had to shed His blood upon the Cross. As a Christian I have no duty to allow myself to be cheated, but I have the duty to be a fighter for truth and justice.... And if there is anything which could demonstrate that we are acting rightly it is the distress that daily grows. For as a Christian I have also a duty to my own people.... When I go out in the morning and see these men standing in their queues and look into their pinched faces, then I believe I would be no Christian, but a very devil if I felt no pity for them, if I did not, as did our Lord two thousand years ago, turn against those by whom to-day this poor people is plundered and exploited.

-Adolf Hitler, in his speech in Munich on 12 April 1922

-- DARIO SEVERI (discussão) 01h53min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)


Entendo Dario que religião não define cárater, e concordo com isso. Quanto a questão de Hitler, realmente, em alguns dos discursos públicos dele, ele afirma ser cristão. Mas essa é uma das razões por que existe a controvérsia do conteúdo dos discursos anotados pelo seu secretário pessoal, através deles pode-se especular se Hitler estava sendo realmente sincero nos discursos ou se ele estava apenas sendo um bom político, isto é, dizendo apenas o que as pessoas queriam ouvir. É que nem a religião Einstein (sem querer inferir nada sobre a inteligência de Hitler e espero não fazer uma comparação injusta), em que as pessoas tem dificuldade de saber a religião. Se não se pode afirmar com certeza, é melhor deixar em aberto e citar as fontes que existem sobre o assunto. No caso de Einstein, quem leu sua biografia, afirma que ele era deísta (e acha irrelevante a carta), mas quem leu a carta secreta de Einstein sobre Deus, afirma que ele era ateu -- a carta foi leiloada por não sei quantos milhões.

14th October, 1941, midday:

"The best thing is to let Christianity die a natural death.... When understanding of the universe has become widespread... Christian doctrine will be convicted of absurdity.... Christianity has reached the peak of absurdity.... And that's why someday its structure will collapse.... ...the only way to get rid of Christianity is to allow it to die little by little.... Christianity the liar.... We'll see to it that the Churches cannot spread abroad teachings in conflict with the interests of the State. (p 49-52) -- Adolf Hitler. Table Talk. "

--rafastv (discussão) 02h39min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)

Ja tinha lido o link que voce adicionou, diferentes pontos de vista, mas são ainda uma minoria, não li o texto todo na WP sobre "Hitler", mas deve ter algo sobre essa controversia. Atenciosamente -- DARIO SEVERI (discussão) 03h56min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)
Minoria ou não, não é a quantidade de pessoas que acreditam em algo que determina a verdade. :) Cordialmente, --rafastv (discussão) 16h01min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)


gostei muito mais naõ explicam ,sobre a familha Adolf Hitler teve filhos ? na Alemanha já naõ existem os parente do Hitler? Novato Novato Francisco pereira (discussão) 15h04min de 6 de fevereiro de 2017 (UTC)

Novato Francisco pereira, veja a seção Família do artigo. Coltsfan Talk to Me 15h37min de 6 de fevereiro de 2017 (UTC)

Envolvimento do Vaticano[editar código-fonte]

Para quem se interessar, existem inúmeros livros (como o de Fattorini, Emma. 2011; e Godman, Peter. 2007) que discutiram com mais profundidade o posicionamento do Vaticano em frente a Hitler na época da guerra, desde que o Vaticano em fevereiro de 2003 liberou o acesso aos seus arquivos privados sobre a época da segunda guerra. --rafastv (discussão) 13h49min de 5 de dezembro de 2012 (UTC)

Hitler e Socialismo[editar código-fonte]

No parágrafo "Após a Primeira Guerra Mundial", diz que:

"Hitler não seria liberado do exército antes de 1920. A partir dessa data, começou a participar plenamente nas atividades do partido. Em breve se tornaria líder do partido e mudou o seu nome para Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães), normalmente conhecido como partido Nazi, ou Nazista, que vem das palavras "National Sozialistische", em contraste com os Sozi, um termo usado para descrever os sociais democratas. O partido adoptou a suástica (supostamente um símbolo do "Arianismo") e a saudação romana, também usada pelos fascistas italianos."

Mas depois diz:

"O Partido Nazista era nesta altura constituído por um pequeno número de extremistas de Munique. Mas Hitler, em breve, descobriu que tinha dois talentos: o da oratória pública e o de inspirar lealdade pessoal. A sua oratória de esquina, atacando os judeus, os socialistas e os liberais, os capitalistas e os comunistas, começou a atrair simpatizantes. Alguns dos seguidores desde o início foram Rudolf Hess, Hermann Göring, e Ernst Röhm, o líder da SA. Outro admirador foi o marechal de campo Erich Ludendorff."

Dando uma olhada no seu livro, Mein Kampf, há um capítulo (Capítulo 7 da Segunda Parte) que tem como título A Luta com a Frente Vermelha.

Fica minha dúvida: Hitler era socialista ou antissocialista?

Titoncio |msg| 21h25min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Bem notado! Hitler tinha algumas orientações socialistas em suas visões politicas mas ele era anticomunista ferrenho. E comunismo e socialismo são coisas diferentes. Farei a alteração pra evitar esta confusão no futuro. Obrigado! Coltsfan Talk to Me 22h45min de 25 de abril de 2013 (UTC)

Para existir o socialismo é preciso eliminar a propriedade privada dos meios de produção, coisa que não aconteceu nem na Alemanha de Hitler, e nem na Venezuela de Hugo Chavez. O único país 100% socialista hoje é a Coreia Popular. O Comunismo seria na teoria uma consequência desse socialismo. 189.19.148.20 (discussão) 09h51min de 26 de abril de 2013 (UTC)

Como bem citado pelo Coltsfan .. "Hitler tinha algumas orientações socialistas" .... evidentemente não implantou um socialismo 100% na Alemanha por não ser naquela ocasião do interesse dele. -- DARIO SEVERI (discussão) 14h49min de 26 de abril de 2013 (UTC)
Correto, mas a Alemanha de Hitler, assim como a Venezuela de Chaves são de fato paises capitalistas de economias similares a da China atual 187.10.110.90 (discussão) 15h02min de 26 de abril de 2013 (UTC)
Concordo com voce, mas tente colocar no artigo "China" que o pais segue uma orientação capitalista, eu tentei e cancelaram a minha edição?? Mesmo no artigo "Socialismo" está escrito que ele é uma fase de transição do capitalismo para o comunismo..... O que eu considero totalmente errado. DARIO SEVERI (discussão) 15h22min de 26 de abril de 2013 (UTC)

Concordo com vc! 187.10.110.90 (discussão) 15h26min de 26 de abril de 2013 (UTC)

Antes de qualquer outro argumento, socialismo existe dentro do mundo capitalista. A antítese do capitalismo é o comunismo, mas socialismo pode existir em vários modelos de regime. O Brasil, ou mesmo a atual Alemanha, países de economia capitalista com politicas socialistas em várias áreas. Coltsfan Talk to Me 15h34min de 26 de abril de 2013 (UTC)

Sim Coltsfan, a antítese do capitalismo é o comunismo ... mas o socialismo não é uma fase de transição do capitalismo para o comunismo, pois o socialismo não defende um regime totalitario, .... sei que fugimos um pouco do argumento desta pagina, não vou comentar mais nada aqui. DARIO SEVERI (discussão) 15h49min de 26 de abril de 2013 (UTC)

Categoria "Católicos da Alemanha"[editar código-fonte]

por favor removam essa categoria , no mínimo controversa, o artigo da wiki inglesa ilustra alguns pontos onde hitler teve uma campanha anti católica quando esteve no poder, lembrando aos caros usuários que o batismo é um evento simbólico e não determinista.

  • Hitler moved to eliminate political Catholicism, while agreeing a Reich concordat with the Holy See which promised autonomy for the Catholic Church in Germany and launching an effort to co-ordinate German Protestants under a unified Protestant Reich Church . Hitler routinely violated his treaty with the Vatican, and permitted a persecution of the Catholic Church in Germany. His efforts to Nazify Protestantism under the Deutsche Christen movement, were a failure. Smaller religious minorities faced far harsher repression, with the Jews of Germany expelled for extermination on the grounds of racist ideology and the Jehovah's Witnesses ruthlessly persecuted for refusing military service, and allegiance to Hitlerism

fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Religious_views_of_Adolf_Hitler (Mestre da Sapiência (discussão) 02h52min de 10 de setembro de 2013 (UTC))

Sim, porem sempre na wiki inglesa consta a categoria de Católico Romano (German Roman Catholics), parece que eles ainda acreditam que Hitler era católico. -- DARIO SEVERI (discussão) 05h16min de 10 de setembro de 2013 (UTC)

correção do tópico 2.10.2 - a derrota e o suicídio[editar código-fonte]

É preciso de se esclareça que os corpos encontrados no bunker além de Hitler e Eva, eram os de Joseph Goebbels e família e não o de Heinrich Himmler. Himmeler foi detido em um posto de fiscalização aliado tentando fugir.§177.139.175.5 (discussão) 16h31min de 6 de junho de 2014 (UTC) É verdade. Himmler morreu posteriormente, e esse é um erro grosseiro. Quanto à teoria de que Hitler teria morrido em ataque aéreo contra o bunker, é absurda: o bunker era quase indestrutível, e resistiu ao fim da guerra (de fato, só foi totalmente demolido há poucos anos). Para morrer, ele teria de estar do lado de fora do edifício.

Categorias.[editar código-fonte]

Não vejo estou entendendo porque as categorias estão senso removidas pelo editor Coltsfan. Ao meu ver elas estão corretas! Editor DS.s (discussão) 23h36min de 6 de outubro de 2017 (UTC)

Citação: WP:CATESPEC escreveu: «Quando se utiliza uma categoria que é uma subcategoria de outra, só deve ser indicada a subcategoria, isto é, não se deve categorizar o artigo com as duas categorias.» Coltsfan Talk to Me 23h38min de 6 de outubro de 2017 (UTC)
Sim, entendo. Mas a categoria Presidentes da Alemanha, por exemplo, não seria necessária? Editor DS.s (discussão) 23h42min de 6 de outubro de 2017 (UTC)
Não necessariamente, pois, afinal, Hitler nunca foi presidente da Alemanha. Em 1933 ele fundiu os poderes e as funções administrativas de Chefe de Estado e Governo na figura dele como Chanceler, portanto ele nunca foi apontado ou reivindicou ou assumiu o cargo de presidente, mas sim de Chanceler e Führer (líder). Agora, a categoria 'Chanceleres da Alemanha' já está incluída na sua categoria principal, o que faz incluí-la aqui uma redundância (especialmente num artigo tão grande). Coltsfan Talk to Me 23h49min de 6 de outubro de 2017 (UTC)
Pelo visto, existem várias categorias que foram criadas e reunidas em uma com o nome do personagem do artigo. É sabido que o artigo pode ter mais que uma categoria (normalmente uma subcategoria de alguma outra - se uma categoria possui uma subcategoria específica e que encaixa naquele artigo que queremos categorizar a subcategoria deve ser usada no lugar da categoria). Pode até ser comum na Wikipédia, ainda mais com o impacto que Hitler teve na história da humanidade, haver categorias com o nome de pessoas que figuram em artigos, mas penso que Hitler deveria ser uma página de Chanceleres da Alemanha e não a única subcategoria deste artigo. Hitler, por tudo que o envolve, deveria estar em outras categorias, caso seja necessário mesmo unir nele tantas subcategorias. Algo como: Personagens históricos, Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Alemanha, etc. Uma categoria que fala de Nazismo, por exemplo, não pode ser subcategoria de Aldof Hitler, pois ele não foi o único nazista que existiu. Deve, portanto, ser subcategoria de Nazismo. Da mesma forma que segunda guerra mundial, pois ele não foi o único que participou da guerra e não é o único aspecto relacionado a ela. Enfim, penso que é preciso refletir sobre isso.--Fábio Júnior de Souza 21h32min de 17 de outubro de 2017 (UTC)
Não é essa a visão. Para facilitar a navegação e a movimentação entre os tópicos, o que puder ser simplificado, será. Principalmente para facilitar o entendimento. E como eu mostrei, isso está de acordo com o livro de estilo da Wikipédia. Coltsfan Talk to Me 21h47min de 17 de outubro de 2017 (UTC)