Discussão:Aikido

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Na parte de estilos, juntei as definições de Iwama Ryu e Iwama Juku; até onde sei, é o mesmo estilo conhecido por nomes diferentes. Também ampliei um pouco a definição, tranduzindo um trecho da Wikipedia em inglês.

Também na parte de "ligações externas" editei a explicação de cada link, retirando as qualificações dos responsáveis por cada organização, se estes já constavam da seção "aikidokas notáveis", ou seja: Se o X sensei já consta em "aikidokas notáveis" como "52º dan aikikai, discípulo direto de Y sensei, capaz de assobiar & chupar cana ao mesmo tempo"; então no link da associação do X sensei sob "ligações externas", não é necessário repetir essa informação, certo?

--Tom-b 23:23, 9 Abr 2005 (UTC)

Eliminei a categoria: desporto ... o aikido não pode ser considerado esporte, já que não incorpora conceitos de "vitória" e "derrota"

--Tom-b 18:07, 10 Abr 2005 (UTC)

Muitos mestres, pouco aikido.[editar código-fonte]

Tou vendo que o pessoal tá mais interessado em descrever as grandes realizações de seus mestres e dos mestres do mestres. Tudo bem, mas do jeito que tá tem mais mestre do que aikido por aqui, então que tal um novo verbete "Praticantes de aikido"?

--Tom-b 21:21, 13 Abr 2005 (UTC) Neste caso podemos lembrar de Steve Seagal mestre de Aikido se for posivel como referencial e o mesmo se refere a Bruce Lee ou Jet li.

Estou limpando os links. Tirei as associacoes filiadas a outras associacoes ja presentes nos links. Diotti 03:04, 21 Jun 2005 (UTC)

Alterações recentes[editar código-fonte]

-Alterei grande parte sobre a Aikikai, pois estava muito politico e tendencioso. Chegando ao ponto de ser um artigo de propaganda a uma só entidade. Pouco se escreveu sobre a Aikikai. -Aikido Kawaio comentário precedente não foi assinado por Aikidokawai (discussão • contrib.) Heitor pois não? 17h07min de 19 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Coloquei os nomes dos respectivos presidentes ou responsáveis de cada Federação e\ou Associação Brasileira, limpei os links de associções filadas a outras associações, pois se alguém quiser saber mais sobre a associação X, pode sempre clicar no link.

Shodokan Aikido[editar código-fonte]

Olá,

Acrescentei à descrição do Shodokan Aikido um breve histórico de seu fundador Kenji Tomiki. E também acrescentei uma associação desse estilo a lista de associações.

Abraços, Raphael

Associações de Aikido no Brasil[editar código-fonte]

Acrescentei o Instituto Maruyama em Associações de Aikido no Brasil - Wilson

Eu acrescentei a parte sobre o Tomiki Aikido e nossa Associação[editar código-fonte]

caro tom b,

eu acrescentei o estilo tomiki(shodokan) há algum tempo, criei um link com uma biografia do sensei kenji tomiki e acrescentei ainda nossa associação, a ARSA-RIO. acontece que repetidas vezes nossa associação vem sendo retirada da listagem e apenas a ATAB consta. Peço a gentileza de não nos excluir. Somos filiados a JAA USA e somos devidamente autorizados. Somos uma associação independente da ATAB o que descaracteriza sua preocupação de listar associações filiadas umas as outras. qualquer problema ou esclarecimento entre em contato comigo: angellus9999@yahoo.com.br

muito obrigado e parabéns pela iniciativa de incluir o aikido, raphael

edição "esperta"[editar código-fonte]

achei bem interessante que o artigo aikido não se refira a diversos professores habilitados TAMBÉM a promover exames de kyu e dan, como Severino Sales e Ricardo Leite, só para exemplo. Interessante também é a "assinatura" de alguns tópicos que todos nós conhecemos a autoria por causa dos erros gramaticais gritantes (Brazil com z?). O artigo como está acaba desinformando.

Junior

Baixo nível[editar código-fonte]

A página principal sobre o Aikido está muito mal escrita, o que reflete a maneira com que esta nobre arte é lidada no Brasil - daquele jeitão abrasilerádo. Recomendo que sejam efetuadas pesquisas mais profundas junto às autoridades internacionais da arte, e também que busquem se espelhar na página em inglês, esta sim bem escrita. A página principal deve revelar principalmente o Aikido, o O-Sensei e o aspecto mais importante desta arte, que é, segundo o fundador, a busca pela realização espiritual. o comentário precedente não foi assinado por 200.189.112.21 (discussão • contrib.) 10h11min de 25 de Agosto de 2008

Estou começando um tópico sobre as técnicas. Vou tentar ser o mais universal e abrangente quanto o possível e apresentar tanto os aspectos técnicos quanto os filosóficos. mais tarde vou deixar a ordem dos sub-tópicos melhor organizados e redigidos, pois essa é minha primeira contribuição para a Wiki. Quanto à minha qualificação sobre o assunto, sou Sandan de Aikido e me dedico há 18 anos. Quando me perguntam sobre meus hobbies, costumo dizer que tenho muitos e que tudo o que faço fora do Aikido são meus hobbies, pois o Aikido é minha vida. o comentário precedente não foi assinado por Majinbooji (discussão • contrib.) Heitor discussão 03h21min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

Incluí algumas regras de etiqueta que são gerais, independente do Dojo.

Com mais essas informações, a página está um pouco longa e seria interessante alguém reformatá-la. (ainda não sei fazer muitas coisas na Wiki)o comentário precedente não foi assinado por Majinbooji (discussão • contrib.) Heitor discussão 22h04min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

Reformulação total com urgência!![editar código-fonte]

Meu Deus do céu, não sei como os organizadores do wikipedia deixam passar uma página tão mal escrita e elaborada como esta. Está uma colcha de retalhos! Aproximem-se ou igualem-se com URGÊNCIA da página em inglês. Reformulação INTEGRAL. A página deve falar profundamente sobre o histórico, O-Sensei, Sogaku Takeda, Onisaburo Deguchi, disseminação pelo mundo, aspectos filosóficos, e ponto final!! Não tem nada que ficar explicando como as técnicas são ou deixam de ser. Vocês tem que partir do ponto de vista de que um leigo vai ler esta página, e quando o leigo bater o olho nestas explicações técnicas, não vai entender BULHUFAS do que vocês estão querendo dizer. Amigos, vamos por em prática o maior ensinamento de O-Sensei, vamos esquecer um pouco de nós mesmos e falar da arte, não de escolas, professores, shihans e técnicas - MASAKATSU AGATUSU pessoal!!!, a verdadeira vitória é a vitória sobre si. Tá na hora de engolir o ego! o comentário precedente não foi assinado por 187.5.25.170 (discussão • contrib.)


Yoseikan Budo apagado[editar código-fonte]

Bom dia, apaguei o estilo Yoseikan Budo, pois, segundo a própia wiki (http://en.wikipedia.org/wiki/Yoseikan_Budo), não se trata de um estilo de Aikido. O mesmo pode ser visto na página http://www.yoseikanbudo.com.br/ .

TERUO NAKATANI[editar código-fonte]

Olhem, se alguns, brasileiros, reclamam pela falta de informações sobre o que é Aikidô própriamente dito, clamando por ter suas técnicas mais explícitas, o que é difícil de se fazer aqui, por escrito, não se pode deixar de revenciar quem o trouxe, o Aikidô, para o Brasil. Vejo que no artigo, passam de passagem pelo nome do sensei Teruo Nakatani, que foi quem introduziu o Aikidô no Rio de Janeiro, inicialmente utilizando-se do dojô da ACM, gentilmente cedido pelo mestre Nagashima, decano de artes marciais de lá e depois criando a ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE AIKDÔ, na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, da qual fui sócio fundador e lutador. Nakatani era dono de um Aikidô maravilhoso! Era porque parou de dar aulas. Hoje tem um Instituto. Não vi até hoje quem fosse melhor do que ele no Brasil! Tínhamos já lá, diversos faixas pretas formados por ele, como Eduardo Adler, meu antigo companheiro de judô na Academia Britto, o finado Marc Robert, o Carlos Infante de Souza, o Paraguassú de Sá, o George Prytman, Pedro "gavião", Pompílio Vieira de Souza e outros que talvez a memória me traia agora no momento. Todos feitos por ele no dojo da ACM e também na Associação. Tive a honra e o privilégio de ser aluno de Nakatani. Era ele, dono, digamos assim, de um Aikidô "power", imbatível! E sempre dentro de sua habitual modéstia. Pois não se fala nisso nem na ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE AIKIDÔ! Por que? Faz parte da história do Aikidô no Brasil! Em determinado momento, como disse, Nakatani resolve parar e se transfere para São Paulo, já que não vivia do Akidô, tarbalhando em uma empresa de ar condicionado. Aí, chega para substituí-lo, o 5º Dan, Shikanaia, com estilo totalmente diferente do seu e com temperamento difícil durante as aulas. Resultado, todo mundo de roxa a preta, abandonou a academia. Houve uma debandada quase que geral, sendo que o Prof. Adélio, de quem não se fala também, faixa preta do meu tempo, é que segurou a Associação, sendo que Shicanaia foi dar aulas em Niterói. Até o Bento, que saiu preta também de lá, e fundou a academia Nissei em Larangeiras, acho que em determinado momento, foi mais importante, pois os dissidentes foram acabar lá. Mesmo assim, não deu para salvar a Associação.. Adélio ainda deu aulas na AABB, mas a ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE AIKIDÔ, infelizmente, foi para o ralo. Shikanaia foi parar em Belo Horizonte e hoje é apresentado como o grande nome do Aikidô no Rio de Janeiro. Mas não é não! O grande nome do Aikidô do Rio de Janeiro, foi e é, TERUO NAKATANI! Não houve outro igual a ele.

Rio de Janeiro 13 de maio de 2010 Carlos Henrique de Cerqueira Leite

Reformulação[editar código-fonte]

Comecei hoje a fazer o que venho fazendo nos verbetes de outras artes marciais, como caratê, judô, jiu-jitsu: reformular, para dar mais clareza. Como aiquidoca, considero-me no dever de empreender a tarefa. Listagens e afins colocarei em anexos. Peço a todos ajuda e paciência também, pois o verbete encontra-se em muito mal estado. Judcosta (discussão) 16h07min de 29 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Resignação[editar código-fonte]

Desisto. Judcosta (discussão) 13h15min de 19 de abril de 2013 (UTC)[responder]

A condição do artigo por si considerada "desastrosa", será melhorada brevemente. Kenchikka (discussão) 15h04min de 19 de abril de 2013 (UTC)[responder]