Discussão:Ararate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mudança de nome para Ararate[editar código-fonte]

Symbol support vote.svg Concordo --Stego (discussão) 16h15min de 29 de abril de 2013 (UTC)

Apesar do tempo que passou e eu não ter visto este pedido de mudança, vi agora e manifesto minha opinião Symbol declined.svg Discordo da mudança de Ararat para Ararate. Mesmo porque, me mostra uma bíblia brasileira onde esteja Ararate. JMGM (discussão) 18h14min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Não posso reverter essa mudança por causa do bendito Status Quo, mas já pedi a renomeação do artigo para Monte Ararat por ser o nome correto do lugar. JMGM (discussão) 18h31min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Fiz o pedido de renomeação no artigo e minha edição foi desfeita duas vezes pelo administrador Renato de carvalho ferreira. Pedi seu bloqueio por abuso de poder e ferramenta para impôr sua vontade. JMGM (discussão) 19h04min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Renato, JMGM, onde estão as fontes para os nomes (ambos os nomes)? Citem por favor. Obrigado. --Zoldyick (Discussão) 19h25min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Caro Zoldyick, todas as fontes e ligações externas que estão no artigo [1] são para Ararat. Bem como no artigo Ararat (província) e a Ararat (desambiguação) [2] que também foram movidos para Ararate sem discussão e consenso. JMGM (discussão) 19h41min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

No Google Scholar — há muitas para escolher com Ararate. Curiosamente a primeira que me aparece tem um nome mesmo a calhar para a senhora dona das traduções inglesadas: Toponímia bíblica: um estudo dos montes nas escrituras sagradas. Pena é que seja de uma fonte de fiabilidade mais que duvidosa, o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; alguém conhece aí no Brasil? Aqui em Portugal essa tal de USP é vista como uma das melhores universidades da lusofonia. --Stego (discussão) 19h47min de 18 de outubro de 2015 (UTC)
Como sempre a mentir descaradamente, Dona Jurema... Qual é a fonte em português com Ararat? A única que existe é a do Wikisource e tem Ararate --Stego (discussão) 19h52min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa; A Bíblia e a Arqueologia; Tempo de solstícios; História da literatura luso-brasileira; Enciclopédia Barsa; Nomes Próprios da Bíblia (obra de cunho não acadêmico que indica a passagem da Bíblia que indica onde o nome aparece); A ORIGEM: A história de Gênesis comentada e segmentada; Geografia Bíblica; Deus E Jesus: A História...--Rena (discussão) 19h50min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Jurema, fica difícil acreditar em Ararat com os presentes argumentos. A fonte da USP do Stego é muito boa. Eu mesmo pude analisar o PDF aqui na integra: o nome "Ararate" aparece 20 vezes, não é 1, são 20. Além do mais a fonte é de credibilidade elevada, sendo lusófona e especializada (é o departamento de Letras da universidade). Você tem algum argumento plausível para refutar o Stego e o Rena? --Zoldyick (Discussão) 20h07min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

A próxima vez que me chamar de mentirosa, me aguarde... Grande diccionario portuguez ou Thesouro da lingua portugueza ..., Volume 3 Por Domingo Vieira. Não havia necessidade de mudar o nome do artigo porque estava correto, se existe outras formas de se grafar a palavra deveria como estava na primeira linha do artigo, sem mover para essa outra grafia. O problema é que alguns editores da Wikipédia em português esquecem que o artigo foi criado por um editor e editado por vários outros e querem impôr a vontade ou preferência deles desprezando tudo o que já foi editado no artigo bem como os editores anteriores em pura falta de consideração e respeito. O nome não estava errado e não deveria ter sido mudado. JMGM (discussão) 20h14min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

PS: Grande enciclopédia portuguesa e brasileira: Editorial Enciclopédia JMGM (discussão) 20h17min de 18 de outubro de 2015 (UTC)
Jurema, ninguém aqui esta te chamando de "mentirosa", por favor ... Eu reconheço as fontes que você citou aqui. Eu não vejo grandes problemas com a data de publicação delas. --Zoldyick (Discussão) 20h29min de 18 de outubro de 2015 (UTC)
Para este caso já pode ser usada uma fonte de 1873 e outra de 1950 valem mais do que as apresentadas acima, é? Ah... Coerência onde andas tu?... --Stego (discussão) 20h22min de 18 de outubro de 2015 (UTC)
Para não alegarem tradição e consagração como sempre fazem, trouxe links de várias datas. Ocidente: Revista portuguesa de cultura, Volumes 25-26 1945, Revista da Faculdade de Letras: Línguas e literaturas A Faculdade, 1993, Revista da Universidade de Coimbra, Volumes 9-10 Universidade de Coimbra, 1925, O Brasil e a colonização portuguesa: contestação a James Bryce José Pires do Rio Livraria São José, 1972 Como se pode constatar pelo histórico artigo criado em 2004 por Mschlindwein e tiveram a ousadia de reverter um editor como João Sousa e desfazendo a versão deixada por RafaAzevedo e tantos outros, vejo isso como desrespeito a todos que editaram aquele artigo. JMGM (discussão) 20h44min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Zold, acho que você não entendeu muito bem a situação. Eu repudiei qualquer discussão promovida por ela pelo fato do nome estar suficientemente atestado e porque ela começou desde o início a alegar que o nome atual é inventado, o que pode-se entender que ela está alegando que estou falseando informação, uma acusação grave. Dito isto, a questão das datas de publicação é culpa dela exclusivamente. Não foi nem uma, nem duas nem três vezes que ela encheu a paciência de todos alegando que publicações mais antigas não podem ser utilizadas como fonte, principalmente quando envolve palavras com "k w e y". Porém agora ela não faz a menor cerimônia e pega a primeira que encontra.--Rena (discussão) 20h45min de 18 de outubro de 2015 (UTC)

Zold, diga se é pra rir ou pra chorar, as referências que estão no artigo:

  • Favor verificar todos os links por gentileza, nenhum fala em Ararate. JMGM (discussão) 21h49min de 18 de outubro de 2015 (UTC)
É inacreditável a quantidade de artigos em que se repete essa mesmíssima discussão e o resultado é, quase sempre, o mesmo. Inacreditável a energia que se perde. José Luiz disc 18h10min de 19 de outubro de 2015 (UTC)
Zé inacreditável mesmo é achar que um nome próprio, como Monte Ararat possa ser mudado para Ararate sem ouvir a comunidade e achar que está fazendo a coisa certa para todo mundo. Será que não passa pela cabeça de certas pessoas que aqui ninguém é dono dos artigos e que qualquer mudança grande na estrutura deve ser discutida e aprovada pela comunidade? As referências que estão no artigo e as outras que coloquei aqui na discussão mostram que Ararate tem menor uso do que Ararat em português. Porquê fazer esse tipo de mudança quando o nome estava correto? Eu que sou implicante ou a obstinação tem outro significado? Qual o motivo dessas mudanças todas sem necessidade, será que não têm outra coisa para fazer além disso? Daqui a 10 anos eu vou estar com 77 anos e acho que vou ficar mais implicante do que hoje. JMGM (discussão) 02h42min de 21 de outubro de 2015 (UTC)

Ararate [falhou verificação] em nenhuma. JMGM (discussão) 00h15min de 12 de novembro de 2016 (UTC)

Ararate Wikipedia divulgando spam scholar.google.pt JMGM (discussão) 11h31min de 27 de maio de 2019 (UTC)