Discussão:Bacia do rio Amazonas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Rigor científico Vs Teoria mais aceita[editar código-fonte]

"O rio Amazonas formou-se a partir de um grande golfo, que originalmente se abria ao oceano Pacífico. Com a formação da cordilheira dos Andes, esse golfo foi fechado a oeste, formando um gigantesco lago ao norte da América do Sul"

A minha pergunta é: isso não é apenas uma hipótese? Pelo que sei, embora todos os indícios apontem para que a coisa tenha sido assim mesmo, não se trata de uma tese comprovada cientificamente. A origem do rio Amazonas como sendo lacustre, bem como a formação dos dobramentos modernos andinos, e até mesmo a separação da América e da África, requereriam pelo menos um "a teoria mais aceita pelos geólogos" no começo do período, não? É uma questão aparentemente secundária ou acessória, mas creio ser importante tomar cuidado ao afirmar categoricamente uma tese como sendo verdadeira. É preciso distinguir uma verdade cientificamente comprovada de uma teoria bem aceita entres os pesquisadores, ainda que seja a mais aceita. Antônio Mariz 04:10, 13 Setembro 2006 (UTC)
Bacia amzomica:localiza-se no norte do pais. o principal rio dessa bacia é o amazonas, o maior do mundo em volume de agua. o rio amazonas nasce no peru, na cordilheira dos andes, e entra no brasil com o nome de solimoes.