Discussão:Companhia de Jesus

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Supressão da Companhia[editar código-fonte]

O texto "Em Portugal, o rei D. José I tinha por ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, que na convicção que os jesuítas eram obstáculo aos seus planos, resolveu dar-lhes combate culpando-os da crise nos Sete Povos das Missões com os indígenas, mandou prender a todos no Brasil e os meteu em cárcere em Portugal sem que tivessem defesa7 e de onde só puderam sair em 1777, com a ascensão de D. Maria I ao trono: dos 9.460 encarcerados só restavam uns 800." cita a

" Jaime de Barros. Apontamentos de História Eclesiástica' Editora Vozes, Petrópolis" nas páginas  275-278.

Não encontro menção a esses números, e no livro de 1942 (392 pags) a supressão da companhia está descrita nas páginas 285 a 288.


Pq. Companhia de Jesus está inserida numa lista de sociedades secretas? - Teoria da conspiração - se realmente for, então, falta alguma coisa neste artigo; usuário:plataformista

Não li o artigo, mas sei que os adeptos das teorias da conspiração dizem que várias das ordens religiosas de outrora eram na verdade ordens iniciáticas com terríveis segredos para esconder. Enfim. Além disso, há encarnações "modernas" de alguns movimentos antigos, sem qualquer relação real com esses movimentos além daquilo que os adeptos dizem e de serem usados os nomes, os símbolos, etc., desses movimentos, que são na realidade sociedades secretas (as encarnações modernas). Eu sei dos templários e dos rosacrucianos, mas não sabia de nada deste género ligado aos jesuítas. Se calhar também há. --Jorge 02:11, 5 Ago 2004 (UTC)

A Ordem Jesuíta foi fundada pelo ex-soldado espanhol Inácio de Loyola, para combater as Reformas Protestantes, seguindo à risca todos os dogmas do Concilio de Trento, o que fez, desde a sua fundação oficial, em 1540. (Enciclopédia Britânica (9ª Edição.) Artigo - Jesuítas).

Logotipo do punhal português dos Jesuítas.

Seus principais objetivos eram:

1. Destruir as três grandes religiões, que não obedecem ao papa, isto é, a Igreja Ortodoxa (Grega e Russa), o Islamismo e, principalmente, o Protestantismo. Destruir, também, o povo judeu e todos os dissidentes de Roma considerados hereges.

2. Criar uma Nova Ordem Mundial, através da dissolução de todos os governos democráticos e liberais, a fim de estabelecer um governo absolutista único, sob a égide do papa de Roma, como na Era das Trevas.

3. Construir o Templo de Salomão em Jerusalém, de onde o papa de Roma governaria o mundo, econômica, política e espiritualmente, através do Papa Negro (Líder dos padres Jesuítas).

Veja o juramento dos “padres” Jesuítas abaixo:

Eu prometo e declaro, que eu, quando as oportunidades se apresentarem, farei guerra sem qualquer piedade, secretamente ou abertamente, contra todos os hereges, Protestantes e Liberais, assim como tenho aprendido para extirpar e exterminar eles da face de toda a terra, e que não pouparei seja sexo, idade, nem condição social, e enforcarei, estrangularei, esfolarei, ferverei, esmiuçarei e enterrarei vivo estes infames hereges; abrirei os estômagos e úteros de suas mulheres e esmagarei as cabeças de seus bebês contra a parede, em ordem de aniquilar para sempre esta abominável raça.

Quando tal não puder ser feito abertamente, eu usarei secretamente a taça envenenada, estrangulamento, punhal, balas de chumbo, sem considerar honra, posição, dignidade ou autoridade da pessoa ou qualquer que seja sua condição na vida, pública ou privada, em qualquer momento que eu seja ordenado para fazer por qualquer agente do Papa ou superiores da Irmandade da Santa Fé da Sociedade de Jesus.”Extrato Jesuíta "Extreme Oath of Induction" (Juramento de extrema indução) gravado no "Protocolo do Congresso dos Estados Unidos da América".(House Bill 1523, caso da eleição contestada de Eugene C. Bonniwell, contra Thos. S. Butler, 15 de fevereiro de 1913, páginas 3215-16 e também no livro "Congressional de Relatórios", pág. 3262.

Quebra de página[editar código-fonte]

Como o artigo estava muito grande e o sistema já estava dando mensagens sugerindo a quebra de página, o capítulo referente ao trabalho da Companhia no Brasil foi movido para A Companhia de Jesus no Brasil com as devidas ligações e redirects e por nenhum outro motivo. Pelagio 03h44min de 18 de Julho de 2007 (UTC)

Cardeais Jesuítas[editar código-fonte]

Creio que se deveria criar um anexo sobre cardeais jesuítas, que informasse a data do consistório (o Papa que o nomeou) e o ano da morte.--Raimundo57br (discussão) 16h44min de 5 de novembro de 2013 (UTC).[responder]