Discussão:Constituição brasileira de 1988

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

== A NOVA CONSTITUIÇÃO


Sem título[editar código-fonte]

A CONSTITUIÇÃO PODE APRESENTAR CARACTERISTICAS DOGMÁTICAS E PRAGMÁTICAS?

Críticas e ironia[editar código-fonte]

a nossa Constituição de 1988 é considerada nacional e internacionalmente como uma das mais avançadas, por incluir questões ecológicas e de direitos humanos até então omitidas pela maioria das cartas magnas. Contudo, por grande ironia, o Judiciário encontra enorme dificuldade de fazê-la respeitada, com denúncias quase diárias de violações de direitos humanos e de reservas ambientais, por exemplo. Haveria como incluirmos essa informação sem caracterizá-la como um POV? Talvez por meio de fontes idôneas de juristas, não sei. Acredito que agregue informação ao artigo, por ilustrar um lado contraditório e ainda assim dignificante de nossa carta magna. Tonyjeff 02:53, 29 Março 2006 (UTC)

Não vejo problema algum. Poderia haver inclusive a informação que trata sobre os conselhos e o poder paritário exercido juntamente ao Estado.Angeloleithold 21:59, 30 Março 2006 (UTC)

Como se pode ver (e contar) facilmente nos links laterias (à sua direita) do texto são sete as constituições federais brasileiras desde a Independência. Nos links e até no texto também se percebe que de fato é a atual.

Informações Imparciais[editar código-fonte]

No texto diz que "A nova constituição ampliou os poderes do Congresso Nacional tornando o Brasil um país mais democrático", gostaria de saber se isto não se trata de uma opinião pessoal, e caso contrário deveria ser citada uma fonte, por exemplo uma autoridade do estudo das ciências políticas, reiterando a posição que mais poder sob o judice do congreso, implica e/ou indica uma maior abrangência e liberdade políticas. (comentario nao assinado)

concordo. deveria haver ao menos uma fonte que qualifique a constituição de 1988 como "mais democrática". nisso não podemos confiar no senso comum. --189.12.137.175 05:34, 8 Março 2007 (UTC)

Acrescentei explicações sobre as emendas constitucionais e emendas constitucionais de revisão, pois acredito serem úteis, pois a CF/88 como se encontra hoje é fruto conjunto do poder constituinte originário e do poder constituinte derivado (reformador). Sendo, portanto importante saber os procedimentos exigidos para reformar a CF/88.

Li e revisei alguns tópicos acrescentando links de verificabilidade. Acho que o artigo pode ser considerado como imparcial. Creio que os avisos no início da página podem ser removidos. Contudo considero que várias referências em aberto no tópico Estrutura e Política Urbana e Transferências de Recursos talvez devessem ser transformados em texto simples. É necessário também verificar as influências políticas do neoliberalismo, citando fontes. --Jirah 22h07min de 20 de Novembro de 2007 (UTC)

Texto estranho no artigo[editar código-fonte]

Senhores, o tópico " * 14.1 Os comentários de Saulo Ramos sobre a eleição do Relator Geral da Assembléia Constituinte, Deputado Bernardo Cabral" parece ter sido copiado e colado de outro lugar. Aquilo ali é trecho de uma revista ou jornal e parece ter sido incluído por um desocupado. Não seria melhor retirar? Grato pela atenção. Faz tempo que não edito na Pédia, desculpem qualquer erro.

Justificando remoção de categoria[editar código-fonte]

Ajuda:Guia de edição/Categorizar: "Quando se utiliza uma categoria que é uma subcategoria de outra, só deve ser indicada a subcategoria, isto é, não se deve categorizar o artigo com as duas categorias. Exemplo: No artigo Rosa, só deve ser utilizada a Categoria:Flores e não se deve colocar em simultâneo a Categoria:Botânica." Logo, basta a categoria Categoria:Constituição brasileira de 1988, sendo inconveniente categorizar também sob Categoria:Constituições do Brasil (subcategoria da primeira). Max51diga! 20h41min de 15 de setembro de 2014 (UTC)