Discussão:Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Filing cabinet icon.svg Arquivo: 1

Deus é um ser mitológico?[editar código-fonte]

Vi essa edição, feita por um IP, e reverti ela explicando no sumário. Como fui revertido, trago para apreciação da comunidade. Acredito que a alteração possa trazer instabilidade para o artigo, no sentido que afirma que Deus é um ser mitológico. Embora muitos pensem isso, as pessoas que acreditam na existência de Deus poderão questionar. Creio que o trecho deva ser reformulado. Abraço. JSSX uai 01h21min de 16 de janeiro de 2011 (UTC)

Devemos tomar cuidado com certas afirmações e está é uma delas.

o comentário precedente deveria ter sido assinado por 186.215.12.27 (discussão • contrib) Marcos fala! 23h02min de 29 de julho de 2011 (UTC)

Apesar de ambas as versões não possuírem referências no trecho, de fato a versão do IP é mais problemática, por fazer uma afirmação muito direta sem ter uma fonte suficientemente robusta, o que descumpre a Política de Verificabilidade. --Mister Sanderson 23h13min de 29 de julho de 2011 (UTC)
Parece que Deus seria pertencente a mitologias como a mitologia judaico-cristã, por exemplo. - Victor H. F. Moreira (discussão) 12h20min de 26 de janeiro de 2012 (UTC)

Claro que é um ser mitólogico, se Zeus é. Ninux2000 (discussão) 22h00min de 26 de janeiro de 2012 (UTC)

Se o "Deus" abraâmico é real, então pode ser verificado pelos sentidos humanos, como de praxe. Como não é uma hipótese verificável, então, até prova em contrário, é um "ser"(sic) mitológico, fruto do fértil imaginário humano. E pouco interessa a 'opinião' daqueles que acreditam que é real. Realidade não depende de fé, mas de verificação. Sou favorável que se deixe bem claro que se trata de uma fantasia, obra do imaginário. Não temos o direito de mentir aos nossos filhos. Wilton Alano comentário não assinado de Walano (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 20h08min de 26 de outubro de 2015 (UTC) (UTC)

Bom dia boa tarde pessoal, a questão é simples, se é justo afirmar que Deus existe, eu tenho o direito de perguntar quem criou Deus Walter Pereira dos Santos (discussão) 13h58min de 27 de fevereiro de 2016 (UTC).

Walter Pereira, se o argumento utilizado para provar a existência de Deus for o de que "a existência de nosso universo requer uma causa" - ao se introduzi-Lo como tal causa necessária - sim, por lógica você teria e tem esse direito. Com relação a outros argumentos que visem a provar a existência de deus(es), tem-se que fazer análise de cada caso; o que creio não ser aqui o caso. Abraços. Lauro Chieza de Carvalho (discussão) 15h16min de 27 de fevereiro de 2016 (UTC)

Monoteísmo x Panteísmo[editar código-fonte]

Eu concordo que este artigo fala sobre o conceito de Deus no monoteísmo, mas seria necessário, para desambiguar, que existisse uma proposta de artigo para Deus fora do monoteísmo. E o melhor título seria, a meu ver, Deus no Monoteísmo. -- Leon saudanha 16h26min de 28 de agosto de 2017 (UTC)

Eu modifiquei este artigo de modo a que ele não fale mais apenas só da perspectiva monoteísta, estando agora mais neutro. Mas tem alguns outros artigos que ainda não entendi, por exemplo Divindade e Deidade, ambos servem para se referir aos diversos deuses politeístas, mas pra que dois artigos? O mesmo ocorre com Nomes de Deus e Deus (palavra). Neguinho 13 DebXNu (discussão) 03h34min de 6 de outubro de 2017 (UTC)

Eu estava escrevendo nessa página, colocando alguns conteúdos, mas outro editor (Chronus) discordou de algumas das minhas edições. Acho que já alcançamos um texto estável no geral, mas ainda discordo de que continue a Nota: Este artigo é sobre sobre Deus de uma perspectiva monoteísta. Minhas edições foram justamente para retirar a perspectiva monoteísta que estava na página, ou seja, aqui deve-se descrever Deus como um ser supremo, criador do mundo, Deus nome próprio, com letra maiúscula, por oposição a ideia de um deus comum (como a individualidade de cada um dos orixás, ou Thor, Afrodite, etc). Mas definitivamente, não é um artigo para Deus no monoteísmo, já que agora o texto está recheado de citações ao panteísmo, henoteísmo, deísmo, e até mesmo politeísmo, logo, não tem porque esta nota ficar no topo, ela descreve uma situação errada do artigo. Neguinho 13 DebXNu (discussão) 12h39min de 6 de outubro de 2017 (UTC)

@Neguinho 13 DebXNu: Corrigi a nota de desambiguação. Chronus (discussão) 21h19min de 6 de outubro de 2017 (UTC)