Discussão:Deus está morto

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Removi da sub-seção "Interpretação", tudo quanto, no texto, excedia {a exposição do pensamento do autor da frase editada, e caracterizava uma opinião pessoal valorativa. Apr (discussão) 22h25min de 17 de Março de 2008 (UTC)

Por mim poderia tirar a citação de Legião Urbana, para mim ela refere-se muito mais a morte de Cristo como descrita usualmente do que da morte nietzschiana de Deus.

- o comentário precedente não foi assinado por 201.27.88.59 (discussão • contrib.) --Lucas Telesdê a vozzz 07h17min de 2 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Analisando a obra de Legião Urbana no perído do Renato Russo nota-se que citações religiosas são uma constante, portanto torna-se muito mais provável que se trate da passagem bíblica do que Nietzsch189.101.125.168 (discussão) 00h54min de 4 de setembro de 2012 (UTC).[responder]

A música "Índios" parece realmente se referir mais à morte de Cristo no trecho citado. Os versos "Quem me dera ao menos uma vez / Fazer com que o mundo saiba que seu nome / Está em tudo e mesmo assim / Ninguém lhe diz ao menos obrigado" reforçam a ideia de que o eu lírico está se referindo ao Deus cristão. Além disso, o verso "Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente" parece se referir ao texto em 1 Coríntios 13:12 (NVI): "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face." O capítulo 13 de 1 Coríntios também foi usado juntamente com o soneto "Amor é fogo que arde sem se ver", de Luís de Camões, na música "Monte Castelo" da banda Legião Urbana. Em entrevista de 1988, Renato Russo afirmou: "Agora, até a ciência descobriu Deus. Sei de matemáticos e físicos que acham que, para um universo tão perfeito, tem que haver um Deus. Eles reconhecem que sempre haverá algo de inexplicável, de inexplicado. O que acontece é que o homem matou Deus e hoje as pessoas estão sem fé nenhuma. Na verdade, o Deus cristão matou todas as divindades pagãs anteriores."[1] Por tudo isso, também acredito que o trecho citado da música "Índios" não faz alusão à morte de Deus no sentido de Nietzsch.

--Wellyson Freitas (discussão) 19h14min de 24 de outubro de 2015 (UTC)[responder]

  1. ASSAD, Simone. Renato Russo de A a Z: as idéias do líder da Legião Urbana. Campo Grande: Letra Livre, 2000. Página 75.