Discussão:Deus ex machina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de janeiro de 2015 de Secknv no tópico Espectáculo!


Espectáculo![editar código-fonte]

A definição está bastante fraquinha, especialmente as duas primeiras linhas antes de origem. Não existe palavra portuguesa para "plot device", a melhor definição do que isto é. Se alguém tiver ideas sobre como a dizer em português, partilhe. Secknv (discussão) 16h58min de 27 de janeiro de 2015 (UTC)Responder

Esta palavra, pelo menos em Portugal, não existe com o mesmo significado de "frase" (do inglês sentence)... Penso que deve ser revista e alterada para "frase"--89.214.22.18 (discussão) 17h34min de 2 de Abril de 2008 (UTC)

está errado[editar código-fonte]

Este não é o significado primeiro de ex machina. A expressão, utilizada em filosofia, significa a possibilidade, ou recurso, de utilizar qualquer tipo de reflexão para explicar o funcionamento físico, biológico etc., enfim, científico. Essa possibilidade pode vir para resolver um impasse nas reflexões totalmente científicas, ou pode ser um expediente metodológico que se justifica por si mesmo, por motivos mais globais. Por exemplo, por acreditar que em grandes linhas a ciência não passa de mais uma crença, situada no positivismo e hoje em declínio. Que, portanto, trabalhar fora dos limites estritos da ciência nada mais é do que um espírito mais moderno e menos ingênuo.