Discussão:Emmanuel Mounier

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A citação de João Bénard da Costa entre aspas no primeiro parágrafo merece duas observações:

A primeira (e menor) é que, por uma questão de precisão, caso seja mantida a citação, as aspas iniciais deveriam ser deslocadas, duas vírgulas poderiam ser suprimidas e uma incluída, ficando o texto assim:

Na sua obra O Personalismo, Mounier apresenta-nos "em plena elaboração e em plena vida uma filosofia que escapa a todas as sistematizações, exactamente porque assente na pessoa, que é livre e sempre imprevisível" (Joao Bénard da Costa, no prefácio da obra em português).

A segunda (e mais importante), é que a citação não parece representar com precisão o pensamento de Mounier quando afirma que, na obra citada, Mounier apresenta-nos o personalismo como "uma filosofia que escapa a todas as sistematizaçoes".

Nas páginas 16 e 17 da edição brasileira (O personalismo, Martins Fontes, sem data, com o mesmo prefácio de João Bénard da Costa), Mounier é enfático e até repetitivo ao afirmar que o personalismo, por ser uma filosofia, "não foge à sistematização". Vou citar a passagem completa em que me baseio para fazer esta afirmação. O itálico é do autor. A expressão entre colchetes e os negritos são meus.

"O personalismo não é um sistema. -- O personalismo é uma filosofia, não é apenas uma atitude. É uma filosofia, não é um sistema.
"Não foge à sistematização. Porquanto o pensamento necessita de ordem: conceitos, lógica, esquemas unificantes, não servem apenas para fixar e comunicar um pensamento que sem eles se diluiria em intuições opacas e solitárias; servem também para perscrutar essas intuições em toda a sua profundidade; são simultâneamente instrumentos de descoberta e de exposição. Porque define estruturas, o personalismo é uma filosofia, e não apenas uma atitude.
"Mas sendo a existência de pessoas livres e criadoras a sua afirmação central, [o personalismo] introduz no centro dessas estruturas um princípio de imprevisibilidade que afasta qualquer desejo de sistematização definitiva."

--Dunandu (discussão) 01h42min de 25 de Dezembro de 2008 (UTC)

Personalismo Cristão e Influência Política no pós-Revolução[editar código-fonte]

Importante acrescentar o CDS, além do PSD, enquanto partido que replica fundamentos e temas do pensamento personalista de Mounier.