Discussão:Festa junina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Fogos e Bombas[editar código-fonte]

Onde estão as referências aos fogos de artifício e às bombas soltadas nas festas juninas? Seria legal fazer também uma lista das principais bombas e bombinhas e as variações regionais nos nomes das mesmas. Renatomcr 22:00, 24 Maio 2006 (UTC)

Por que se usam nesta festa bandeirinhas, fogueiras e fogos? de onde veio isso?

                   kissia de morais gonzaga

Origem do nome Festa Junina[editar código-fonte]

Outra explicação possível para o termo festas Juninas, está no fato das mesmas ocorrerem durante o mês de Junho, daí o nome Juninas e se a festa for em julho é julina http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm http://www.nordesteweb.com/nejunino.htm


juliana

Influencias e origens das Festas Juninas brasileiras[editar código-fonte]

As Festas Juninas tem influências francesas, portuguesas, espanholas e chinesas.


Existe um problema no artigo como ele está hoje na wikipedia: é insistir em dizer que a festa tem origem européia e está relacionada ao solstício de verão em 25 de dezembro. Ora, na Europa o solstício de verão não é em 25 de dezembro. É por isso que a festa é junina, em junho, por causa remota dos festejos de solstício de verão no hemisfério norte, não tem nada a ver colocar a data do hemisfério sul.


- Concordo plenamente! A data correta do solstício de verão, no hemisfério norte, era 24 de junho, na época do calendário Julinano... --Jerou (discussão) 12h54min de 3 de junho de 2011 (UTC)

- Ha pessoas que afirmam uma forte influencia dos escravos nestas festas.Onde eles não podiam fazer a mesma festa que os senhores de engenho, então utilizavam roupas rasgadas ou remendadas, porém com o mesmo luxo que os feudais. As comidas tipicas como milho,pamonha, doces de amendoim, etc tambem dão evidencia da alimentação que os escravos tinham acesso. Não achei referencias bibliograficas, mas o sintoma da festa realmente faz pensar sobre essa origem(HJ).

Comidas típicas[editar código-fonte]

As comidas típicas da festa junina são:

-Pipoca; -Quentão; -Milho cozido; -Amendoim; -Pastel; -Churrasco; -Pé-de-moleque; -Maçã-do-amor; -Etc. Gabi

A festa junina é ou não um substantivo próprio ???[editar código-fonte]

Todos acham que o nome festa junina não é um substantivo concreto e próprio mas o nome festa junina é um substantivo próprio e concreto.

Tradicao na Suecia[editar código-fonte]

Nao sou esperto em historia mas eu acredito que a festa junina esta mais ligada a tradicao sueca de festejar "Valborgmässafton", nesta festa se acende uma fogueira e esta mais relacionada ao fim do inverno e ao comeco do verao. Ao mesmo tempo parece que as duas festas tem o mesma origem? Mais uma coisa, o natal na Suecia e obviamente festejado por todos ou quase todos os suecos, mas ao contrario da festa de "midsommar" o natal e festejado calmamente e normalmente somente entre familiares.o comentário precedente não foi assinado por 193.10.32.221 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 21h33min de 30 de abril de 2009 (UTC)


Nao ha uma unica citacao sobre as origens, e sobre a "cristianizacao" de festas pagas.

Correcção[editar código-fonte]

No texto indica, na celebração das festas juninas em Portugal, a indicação de Torres Vedras como celebrando o São João. Na realidade, a festa de Torres Vedras celebra-se no São Pedro (29 de Junho)

Yes check.svg Feito Da próxima vez, você mesmo pode tentar fazer o ajuste. Estás convidado! Obrigado pelo aviso. José Luiz disc 11h16min de 29 de junho de 2011 (UTC)

Corrigindo o Feriado Municipal - em Torres Vedras é celebrado a 11 de Novembro - dia de S. Martinho e não no dia de S. Pedro. https://pt.wikipedia.org/wiki/Torres_Vedras

Voltei para uma edição anterior a 28 de maio de 2016....[editar código-fonte]

...antes que a versão se torne estável e peço ao editor que justifique suas alterações. No Brasil, ao contrário da Europa, "Festa Junina" tem o significado predominantemente "cristão", com mesclas pagãs, do que o inverso, que é o que acontece nos países protestantes. Preciso entender como é que ajuda o leitor fazer com que "festa junina" direcione para uma festa pagã e se coloque no hatnote o desvio para um termo que eu, que estudo o tema, nunca ouvi falar "Vésperas de São João". Pergunto também onde foi parar o conteúdo retirado e que estava no artigo havia muitos anos. Questiono ainda que muitos redirects e afluentes ficaram completamente equivocados com esta mudança e não foram acertados.

Vamos discutir, por favor. José Luiz disc 00h45min de 14 de junho de 2016 (UTC)

@Jbribeiro1: A festa junina é uma festa pagã por essência e a Véspera de São João é o principal momento de comemoração deste festival depois da cristianização. Ademais, o termo é bastante relevante, usual e conhecido (como indicam os mais de 30 interwikis do verbete e os 400 mil resultados no Google). O próprio conteúdo deste verbete é bastante didático sobre as origens pagãs e o longo processo de cristianização dessa festividade. O conteúdo "eliminado" na verdade foi transferido para o novo verbete Festa junina no Brasil, pois descreve prática e costumes específicos deste país. Quanto aos redirecionamentos, poucas e simples edições são capazes de corrigir esse problema. Aliás, poderia apontar quais são esses redirects problemáticos? Agradeço dede já. Chronus (discussão) 01h02min de 14 de junho de 2016 (UTC)
1110000 referências a um feriado pagão. José Luiz disc 22h12min de 14 de junho de 2016 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo da reversão A Wikipédia lusófona não tem qualquer obrigação de privilegiar os pontos de vista lusófonos. Muito menos de embarcar em cruzadas quixotescas contra o "marxismo cultural" --Usien6 D​ C​ E​ F 13h20min de 15 de junho de 2016 (UTC)

As festas dos santos populares em Portugal[editar código-fonte]

Chronus eu discordo desta sua reversão. Você removeu sem justificativa o seguinte trecho:

Em Lisboa é festejado o Santo António a 13 de Junho, sendo realizadas as marchas populares representando vários bairros da cidade, que desfilam pela Avenida da Liberdade, com centenas de figurantes, música, trajes e decorações coloridas e muito público. Os arraiais são feitos nos próprios bairros, com destaque para Alfama, mas também a Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa, sendo tradição comer-se o caldo verde e sardinha assada. Canta-se o fado e outras músicas tradicionais e dança-se até de madrugada. Outro momento grande é a procissão de Santo António, que sai da Igreja de Santo António de Lisboa, situada em Alfama, junto à Sé de Lisboa, no local do seu nascimento, cerca de 1193.<ref>https://www.visitportugal.com/pt-pt/node/210955</ref>

Por que? Também não concordo que o texto esteja o tempo todo fazendo comparações com a festa brasileira, como se ela fosse referência para as demais.-- Leon saudanha 15h43min de 11 de maio de 2018 (UTC)

@Leon saudanha: O trecho referenciado que o anônimo adicionou, mencionado acima, foi mantido. O que reverti foi a tentativa de apagar conteúdo válido e a mensagem insultuosa que ele postou nesta página (apesar do senhor ter tentando recolocar ela aqui). Chronus (discussão) 22h04min de 11 de maio de 2018 (UTC)
Calma Chronus, acho que você se confundiu, sem querer. Você reverteu sim o trecho mencionado e se observar o histórico, verá que neste diff há -674 kb em relação ao anterior. Como isso pode ter sido uma reversão de retirada de conteúdo? O texto está no artigo sim, porque foi colocado pelo IP novamente no diff seguinte. E que xingamento há neste diff? Ainda que eu concorde que o IP exagerou, falar que houve "ignorância e discriminação" não são xingamentos.-- Leon saudanha 21h36min de 14 de maio de 2018 (UTC)
@Leon saudanha: Por que esta parte da edição do anônimo, onde ele apaga conteúdo válido sem apresentar qualquer justificativa, não foi mencionada por você? Foi por este vandalismo óbvio que a edição dele foi revertida. No entanto, como usei a ferramenta de reversão, toda a edição acabou sendo desfeita. A propósito, se o "conteúdo" adicionado por este anônimo foi reinserido e não foi revertido novamente, qual foi o propósito da reabertura deste tópico? Por fim, desde quando chamar outro editor de "ignorante" e "discriminatório" não é xingamento? Favor não reinserir mensagens ofensivas nesta discussão novamente. Chronus (discussão) 22h33min de 16 de maio de 2018 (UTC)
Chronus repare que esse trecho não cumpre WP:Verificabilidade, logo poderia ser removido a qualquer momento mesmo. Repare também que, no diff imediatamente anterior, o mesmo IP colocou o texto, ou seja, ele editou algo sem fontes e imediatamente se arrependeu. Citação: A propósito, se o "conteúdo" adicionado por este anônimo foi reinserido e não foi revertido novamente, qual foi o propósito da reabertura deste tópico? escreveu: «Chronus» O propósito foi que quando eu abri, não tinha visto que tinha sido revertido, ou achei que você fosse reverter de novo, já que eu não sabia o motivo sua primeira reversão.-- Leon saudanha 17h14min de 17 de maio de 2018 (UTC)
É óbvio que o trecho cumpre com a política de verificabilidade, visto que o conteúdo apresentado está referenciado nas seções logo abaixo, especificamente na seção "Por país". Logo, não poderia ter sido removido em hipótese alguma. Ademais, acho curioso esta afirmação sobre "verificabilidade" vir de um editor que faz "fusões" deste tipo. Chronus (discussão) 23h23min de 21 de maio de 2018 (UTC)