Discussão:Futsal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cópia[editar código-fonte]

Parte do tópico História é uma cópia de [CBFS], parte do tópico Cronologia do Futsal é uma cópia de [Futsalbrasil] e [CBFS], nunca copie informações da internet. Se sabe algo sobre o assunto escreva-o. Atorriani 13:48, 13 de Dezembro de 2006(UTC)


Proponho que este artigo seja movido para Futsal. Se em outras línguas o esporte é denominado futsal em função do palavra de origem portuguesa, por que é que nós devemos utilizar uma expressão diferente? --Patrick msg 14:21, 18 Agosto 2005 (UTC)

  • Apesar do senso popular não dintinguir as duas modalidades, Futsal e Futebol de Salão não são o mesmo esporte. Deve-se retitar o redirect e colocar em cada uma a explicação sobre a diferença.sidis 11:45, 15 Julho 2006 (UTC)

O colega acima está completamente correto sobre o fato de futsal e futebol de salão serem modalidades diferentes, com entidades organizadoras diferentes, regras diferentes e campeonatos diferentes.


Removido trecho que era cópia de [1] - Jota Morais 19:31, 31 Agosto 2006 (UTC)

(Sem título)[editar código-fonte]

Grande parte do texto pertence à minha pesquisa sobre a história do futsal que consta no site da Federação Paulista de Futebol de Salão [2]que é referência do esporte no Brasil e no exterior. Gostaria de contribuir para aprimorar o texto. Na cronologia que constam dois erros: Onde está escrito "1989 - A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.", na realidade, a Holanda foi a sede do PRIMEIRO MUNDIAL DA FIFA. Fazendo essa correção, é preciso também corrigir o seguinte trecho: "1992 - Naquela que seria a quinta edição do Mundial de Seleções, mas na verdade foi a primeira da FIFA que não reconhece as edições anteriores, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA." - o correto é: naquela que seria a quinta edição do Mundial de seleções, mas na verdade foi a SEGUNDA DA FIFA... Incluir o ano 2005 - Eleição na CBFS, Aécio de Borba é reeleito para mais um mandato. A Federação Paulista de Futsal comemora seus 50 anos defundação. O futsal é oficialmente incluído nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2007. Continuam os apoios ao movimento idealizado pela FPFS para inclusão do futsal no programa dos Jogos Olímpicos. Pode-se fazer hipertexto com os mundiais de futsal, pode utilizar os links da FPFS como consulta: http://futsal.terra.com.br/historia_2004.asp http://futsal.terra.com.br/historia_2000.asp http://futsal.terra.com.br/historia_1996.asp http://futsal.terra.com.br/historia_1992.asp http://futsal.terra.com.br/historia_1989.asp http://futsal.terra.com.br/historia_1988.asp http://futsal.terra.com.br/historia_1985.asp

Solicito que na parte em que se refere à Federação Paulista de Futebol de Salão e à Campanha para a inclusão do Futsal nos jogos olímpicos sejam criados Hipertextos, podendo utilizar os seguintes links: http://futsal.terra.com.br/historia_federacao.asp http://futsal.terra.com.br/pdf/campanha/cronologia_portugues.htm

Sugiro ainda que a palavra de busca seja FUTSAL. Solicito ainda que seja colocado o site da FPFS www.futsal.com.br como link de referência.

Atenciosamente, Debora Diniz Depto de Internet Federação Paulista de Futebol de Salão www.futsal.com.brcomentário não assinado de 201.21.83.219 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Linguagem[editar código-fonte]

É uma pena que o artigo esteja escrito em português ibérico, já que se trata de uma modalidade esportiva brasileira. -- 201.69.46.219 07h50min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Acho que se enganou em duas coisas: Primeiro, o artigo está, até onde pude notar, escrito em português utilizado no Brasil e, segundo, mesmo que não estivesse não teria problema nenhum em entender se tirasse sua xenofobia da frente dos olhos.-- Jo Lorib ->d 18h29min de 6 de março de 2010 (UTC)

Wikipédia: seguidores de Edgar Cayce?[editar código-fonte]

"Já no ano de 2015, passado João Lotufo para secretário-geral da ACM São Paulo De Souza,"

Lol! 2015? Como assim? tem mais dessas zoações, por exemplo:

  • "Em 2016 surgiu a primeira iniciativa de se uniformizar as regras do esporte"
  • "Em 28 de Julho de 2019 foi fundada a primeira federação do esporte no Brasil"

Mas o pior de todos...

  • "Gaúcha e Baiana, em 1956, a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 2022, a Sergipana em 2024".

A Wikipédia agora faz profecias também? Vou ganhar muito dinheiro se usar essas informações e vende-las para a federação de futsal.

Continuem com as "ótimas" informações nada confusas. Sou irônico. 201.14.191.86 (discussão) 23h09min de 2 de outubro de 2011 (UTC)

Observei que tem gente "testando" a edição como aqui:


Eu consertaria, mas os IPS não podem editar. Não deixem o texto assim, abandonado. Peço uma revisão dele. A wikipédia tem que manter a qualidade. 201.14.191.86 (discussão) 23h14min de 2 de outubro de 2011 (UTC)

  • Era um vandalismo relativamente recente, passou despercebido, você perdeu mais tempo aqui criticando que eu revertendo. IPs podem e devem editar, não há nenhum impedimento.-- Jo Lorib ->d 00h05min de 3 de outubro de 2011 (UTC)

Futebóis de cinco e sete jogadores

Há uma complicação em certos artigos de futebol. O artigo Futebol paralímpico, principalmente, precisa ser dividido por tratar de muitas coisas ao mesmo tempo. Algumas coisas no Wikidata eu consertei, mas os artigos precisam estar restritos a um objeto definido. A confusão embaralha os seguintes objetos:

Além disso, há as seguintes situações:

Ao que me parece, não existe "futebol paralímpico" tal como existe "ginástica artística" com várias provas (vide artigos separados para Futebol de 7 nos Jogos Paralímpicos e Futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos), assim não parece ter sentido um artigo com essa mistura confusa, nem mesmo quando Desportos paralímpicos e Desporto para pessoas com deficiência já se fazem suficientes. Por isso, o artigo deve ser dividido (novos criados), ser feita diferenciação clara nos demais, no texto e com notas desambiguadoras e ser desvinculados os artigos da comparação. --Luan (discussão) 12h56min de 5 de setembro de 2018 (UTC)

Realmente uma situação bem confusa. Symbol support vote.svg Concordo com o desmembramento, mas seria interessante manter um artigo conciso sobre futebol paralímpico direcionando para os outros, já que parecer haver relevância do tema enquanto gênero de modalidades. Foi o que fiz em bilhar. Leefeniaures audiendi audiat 16h35min de 5 de setembro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Everton Miguel99 (discussão) 20h21min de 16 de setembro de 2018 (UTC) O texto riscado foi colocado por um fantoche de Quintinense D​ C​ E​ F​ B Thanks for the fish! talkcontribs 21h32min de 20 de outubro de 2018 (UTC)

Yes check.svg Feito, conforme as anuências manifestadas. Há um artigo para cada modalidade e notas esclarecedores da diferença. --Luan (discussão) 15h55min de 20 de setembro de 2018 (UTC)

Renomeação[editar código-fonte]

Olá. Proponho a renomeação do artigo, afinal, o termo "futebol de salão" está defasado há muito tempo em território brasileiro (acredito que nos outros países lusófonos também esteja). Há um artigo que fala sobre o futebol de salão na regra FIFUSA. Ao analisar o artigo Comparação entre futebol de salão e futsal, concluí que a regra FIFUSA é o que conhecíamos como "futebol de salão", e a regra FIFA, atual, é o que conhecemos como "futsal". Também precisamos adequar as categorias, afinal, os dois termos são utilizados. Christian msg 20h25min de 27 de junho de 2020 (UTC)

Confesso que pra mim não ficou muito clara a diferença entre os dois. Sempre achei que fossem a mesma coisa. No mais, estou Symbol support vote.svg De acordo com a renomeação. Futsal é muito mais usual. Todos os campeonatos, ligas, etc. da modalilade empregam esse nome.--∇vecchio (discussãocontrib) 21h09min de 27 de junho de 2020 (UTC)
Symbol declined.svg Discordo ChristianH Na Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Uruguai, todos esses países jogam futebol de salão FIFUSA/AMF que é a grande paixão, tendo o Futsal Fifa como um coadjuvante. No Brasil é o contrário jogamos Futsal Fifa quase que 100%. Temos que fazer a distinção. Na Colômbia, por exemplo, o Futebol de Salão FIFUSA é jogado profissionalmente. O presidente da AMF é o velho Alarcon e o Paraguai também tem um dos melhores campeonatos nacionais de futebol de salão Fifusa/AMF. Procure vídeos no Youtube que vocês entenderá as diferenças e as paixões desse esporte. Nos jogos mundiais de 2013 a modalidade foi o futebol de salão. Futebol de salão nos Jogos Mundiais de 2013. A primeira edição do Premier Futsal na índia em 2016 a modalidade era Futebol de Salão, com Falcão, Ronaldinho e outros astros. O problema é a briga enorme entre AMF e FIFA, e a FIFA com muito dinheiro infelizmente é soberana na disputa. A palavra Futebol de salão também referido pelo acrônimo futsal também é utilizada nos países que mencionei acima. Veja: Premier Futsal 2016 fácil perceber a diferença das modalidades, árbitros com calça comprida branca. Finalizando Futebol de Salão FIFUSA/AMF e Futsal FIFA são modalidades distintas. Abraços. NosLida (discussão) 14h44min de 28 de junho de 2020 (UTC)
Evidências que a modalidade existe e ainda resiste no Brasil. Final do mundial de futebol de salão em 2019 Com o técnico Anderson Valério de Oliveira que é um conceituado técnico de futsal FIFA no Telêmaco Borba no Brasil, que também participa da modalidade FIFUSA/AMF discretamente porque pode ser punido pela FIFA como técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Salão FIFUSA/AMF. Outras evidências: Copa das Américas na Colômbia (Torneio de Clubes) – Equipe do Brasil na final. Evidência da modalidade na América do Sul: Final Mundial C-20 – 2018 NosLida (discussão) 15h31min de 28 de junho de 2020 (UTC)
Mas logo no início a nota já diz que esse artigo é sobre a modalidade da FIFA, que é designada de futsal. A outra modalidade Futsal FIFUSA tem seu artigo.--∇vecchio (discussãocontrib) 16h50min de 28 de junho de 2020 (UTC)
Realmente você está correto. É que já fizeram tanta confusão, que foi difícil explicar para os editores que existe as duas modalidades. O duro que ainda existe o artigo Futsal do Brasil que é totalmente desnecessário. Imagina se fizéssemos os artigos Futsal do Chile, Futsal do Paraguai, Futsal da Argentina seria uma coisa absurda. Eu mesmo não consigo entender, já existe artigo para a Confederação Brasileira de Futsal e para a Seleção Brasileira de Futsal, dá para entender o que significa Futsal do Brasil? NosLida (discussão) 18h17min de 28 de junho de 2020 (UTC)

@NosLida e Delvecchio B.: Acredito que estamos pensando a mesma coisa mas não estamos conseguindo se comunicar. É consenso que são duas modalidades diferentes, certo? Acredito que o correto seria:

  1. Mover Futsal FIFUSA (que inclusive deveria estar como Futebol de Salão FIFUSA) para Futebol de salão (título atual);
  2. Mover Futebol de salão para Futsal ou Futsal FIFA.
  3. Readequar o conteúdo deste verbete atual, explicando exatamente sobre qual modalidade discorre e deixando claro que existe outra similar, e vice-versa.

Christian msg 02h27min de 29 de junho de 2020 (UTC)

Concordo. Acho que isso vai encerrar de vez a confusão entre ambos.^∇vecchio (discussãocontrib) 04h31min de 29 de junho de 2020 (UTC)
ChristianH Symbol support vote.svg Concordo Eu acho que o que você está propondo é muito bom.
  1. Mover Futebol de salão – Para apenas Futsal. No conteúdo do artigo a gente explica que o Futsal é regido pelas regras da FIFA.
  2. Mover Futsal FIFUSA – Para apenas Futebol de salão. No conteúdo do artigo a gente explica que o Futebol de salão é regido pelas regras da AMF e também conhecido pelo acrônimo futsal . NosLida (discussão) 20h26min de 29 de junho de 2020 (UTC)

Esclarecimentos: Nos países sul-americanos a modalidade praticada regida pelas regras da AMF é conhecida como Futebol de Salão, Fútbol de Salón, Fútbol Sala e na Colômbia também Microfútbol, e em todos esses países que utilizam essas nomenclaturas, utiliza-se o acrônimo futsal. No caso do Brasil a modalidade é Futebol de Salão, com a utilização do acrônimo futsal ou futsal AMF. Já não se utiliza FIFUSA, porque na realidade a AMF é a sucessora da FIFUSA (paralisada).

Já os que praticam a modalidade com regras da FIFA, só conhece e utilizam a nomenclatura Futsal. NosLida (discussão) 20h33min de 29 de junho de 2020 (UTC)

Yes check.svg Feita a moção. Agora precisamos reescrever alguns trechos de ambos os artigos para que estejam atualizados conforme a nova nomenclatura. Christian msg 21h05min de 29 de junho de 2020 (UTC)
Parabéns! Aplausos NosLida (discussão) 21h15min de 29 de junho de 2020 (UTC)

Problemas na seção "História" do Futebol de salão e Futsal[editar código-fonte]

ChristianH temos um problema.

Ambos praticamente sem referências. Você acha que podemos trocar essas seções sem grandes problemas com outros editores?? Para depois fazermos alguns ajustes no conteúdo. NosLida (discussão) 04h00min de 5 de julho de 2020 (UTC)

Apesar que esse problema já existia antes da moção, são muitas informações erradas. NosLida (discussão) 04h05min de 5 de julho de 2020 (UTC)
@NosLida: Na verdade, os artigos precisam de uma revisão completa, como você apontou. Enquanto isto não acontece, podes fazer a moção sim, para a adequação do conteúdo, sem nenhum problema. Christian msg 18h32min de 6 de julho de 2020 (UTC)

Reescrevi esta seção e eliminei conteúdos não-enciclopédicos. Ainda não se encontra em perfeitas condições, nas demais línguas as páginas também não possuem qualidade satisfatória. O trabalho será lento e gradual. Christian msg 00h18min de 8 de julho de 2020 (UTC)

Renomeação de categorias[editar código-fonte]

Seguindo a mesma lógica das moções anteriormente realizadas, ao observar a ramificação da Categoria:Futsal vemos o pepino que se formou nestes anos de descaso com o conteúdo. Não há nenhum padrão, logo, existem categorias com futsal e com futebol de salão.

Como já existe Categoria:Futebol de salão FIFUSA/AMF que engloba as competições referentes a esta vertente (a qual está muito mais organizada), sugiro padronizar as categorias que seguem:

  1. Categoria:Futebol de salão -> Categoria:Futsal
  2. Categoria:Futebol de salão por país‎ -> Categoria:Futsal por país (e demais subcats, vejam que não há padrão nenhum)
  3. Categoria:!Esboços sobre jogadores de futebol de salão‎ -> Categoria:!Esboços sobre jogadores de futsal
  4. Categoria:Clubes de futebol de salão do Brasil‎ (e suas subcats) -> Categoria:Clubes de futsal do Brasil
  5. Categoria:Clubes de futebol de salão feminino‎ -> Categoria:Clubes de futsal feminino
  6. Categoria:Competições de futebol de salão‎ -> Categoria:Competições de futsal (Já existe Categoria:Competições de futebol de salão AMF‎)
  7. Categoria:Futebol de salão do Brasil‎ (e suas subcats) -> Categoria:Futsal do Brasil (Já existe Futebol de salão FIFUSA/AMF do Brasil‎)
  8. Categoria:Futebol de salão feminino‎ (e suas subcats) -> Categoria:Futsal feminino
  9. Categoria:Seleções nacionais de futebol de salão -> Categoria:Seleções nacionais de futsal
  10. Categoria:!Predefinições sobre futebol de salão‎ -> Categoria:!Predefinições sobre futsal
E várias outras categorias menores...

E o caso que demanda uma atenção maior:

  1. Categoria:Futebolistas de salão‎ (+subcats) -> Categoria:Jogadores de futsal

É claro que caso haja algum falso-positivo (conteúdo de futebol de salão/AMF dentro destas categorias) que seja criada uma categoria relacionada ao futebol de salão/AMF, e assim, haja a dissociação entre as duas vertentes. Christian msg 00h26min de 8 de julho de 2020 (UTC)