Discussão:Geografia de Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Scheridon, porque mudaste o que escrevi? O actual artigo sobre o clima está cheio de asneiras...

Pois bem, diga quais são as asneiras. Podemos conversar. Quanto à neve, esta só pode ocorrer no Algarve no alto da Serra de Monchique, e só. Nunca deve ter nevado em Faro, até as geadas são poucas, lá. Scheridon (discussão) 14h58min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Começando então pela neve no Algarve, é falso que ela só possa ocorrer na Serra de Monchique (como se eventos meteorológicos fossem uma ciência exacta). Em Fevereiro de 1954 nevou no Algarve ao nível do mar, incluindo em Faro [1] e poderá ter nevado também em Janeiro de 1945, por isso disse que neve no Algarve é muito rara (mas não impossível).
O clima subtropical só está presente na ilha da Madeira, e este é um clima que se distingue principalmente pela sua grande irregularidade de temperatura, e um bom exemplo são os habituais 30ºC que acontecem muito frequentemente em pleno inverno na cidade de Porto Alegre (esta sim com clima subtropical), algo que não acontece em Portugal, que tem um clima temperado amenizado pela sua posição a oeste do continente europeu e pela influência atlântica que faz com que o país tenha um inverno bem ameno se comparado com, por exemplo, a Turquia que está sensivelmente à mesma latitude. Na maior parte do país o clima é mediterrânico, mas não no noroeste. No artigo está "mediterrânico de relativa influência maritima", quanda na realidade é precisamente o contrário: é oceânico de relativa influência mediterrânica. O noroeste do país tem das mais altas taxas de pluviosidade da Europa, a precipitação anual da sua principal cidade, Braga (1514 mm), é mais do dobro da de Londres (610 mm), e é superior à de qualquer capital europeia. É um clima de forte carácter atlântico, com uma pequena influência do clima mediterrânico durante o verão devido a que durante dois meses, Julho e Agosto, a precipitação decresce bastante. Este clima oceânico poderia até ser alargado a mais áreas do país, mas podemos deixá-lo pelo noroeste.
A temperatura média anual não varia entre os 10ºC da Guarda nem esta cidade tem 1700 mm de precipitação (será que foi alguém dessa cidade que editou o artigo?). A Guarda tem uma precipitação anual de 935,5 mm na média 1951-80 (não possuo a média 1961-90). Como é óbvio, a Guarda está muito longe de ser o ponto mais frio de Portugal e nem sei se se poderá considerar como sendo a cidade mais fria. O ponto com a média anual mais baixa é a Torre (1993 m), na Serra da Estrela, com uma média anual que rondará os 4ºC ou 5ºC (visto que a estação das Penhas da Saúde a 1510 m tem uma média anual de 7,4ºC). Quanto à maior média anual, Faro tem média de 17,2ºC (1961-90 [2]), mas pode haver pontos no Algarve que se aproximam dos 18ºC mencionados no artigo. A precipitação está correcta e quanto às temperaturas extremas tenho as minhas dúvidas em relação aos -23ºC da Torre pois lá não existe nenhuma estação meteorológica. Existe um registo oficial de -17,5ºC em Bragança, e os -16ºC de Miranda do Douro e Penhas da Saúde.
Os nevões estão longe de acontecer somente em altitudes superiores aos 1000 m (Bragança, por exemplo, está a 700 m), assim como as temperaturas inferiores a -10ºC. Chaves está a apenas 300 m e já viu muitos grandes nevões. Quem escreveu isto não deve entender muito do clima de Portugal. As menores temperaturas são normalmente registadas nos vales, especialmente os localizados na Terra Fria Transmontana. No inverno do ano passado foram registados, por exemplo, -10,9ºC [3] em Mirandela a apenas 200 m. Outras temperaturas ainda mais baixas foram registadas um pouco por toda a região de Trás-os-Montes e também no Alto Minho. E não percebo porque não são mencionadas outras serras no artigo, tais como a Serra do Larouco ou a Serra do Marão, tão altas com as do Gerês e Montesinho.--Sairuk (discussão) 15h28min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Uma parte do que você diz eu considero correcta, porém, outras contém dados bastante difíceis de se verificar. Você também teve uma discussão com outro usuário (utilizador) também não registrado, mas este tentava dar temperaturas incrivelmente altas ao país (como 50,3 graus em Riodades), enquanto você, noutro extremo, colocava as temperaturas mais baixas que a média. Guarda é, de facto, a cidade com a área urbana mais alta e fria de Portugal (com média de 10 graus, já coloquei a referência), com altitude superior aos 1000 metros, enquanto Bragança, um pouco mais ao norte, é mais baixa (cerca de 600 metros de altitude) e com média um pouco superior, entre 12 e 13 graus.
Podemos retirar a referência de subtropical, mas há a influência mediterrânea. Vou modificá-la um pouco e diga como estará. Quanto aos nevões, eu lido com isto nos artigos relacionados ao Brasil. Há pessoas que puseram o absurdo de que a Serra Gaúcha possui nevascas frequentes, algo que eu apaguei, ou mínimas sem fonte alguma (como -13 graus no Rio Grande do Sul, quando a minima oficial foi de -9,8), ou registros de nevascas no Pico da Bandeira, que eu primeiro questionei, e depois apaguei (e alguém me insultou por isso). Sei que o Brasil não tem nada a ver com este artigo, mas isto é só para você ver como eu lido com as situações de pessoas que tentam colocar mínimas absurdas e ocorrências irreais de neve no Brasil, e eu também não desejo encontar o mesmo tipo de situação com relação ao clima português. Scheridon (discussão) 15h48min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Podemos colocar também que temperaturas de até -10 graus Celsius ocorrem com alguma frequência nas áreas mais baixas das regiões do norte (como Mirandela), mas nevões, não. Alguma neve, sim (outro usuário - aquele mesmo com quem você discutiu - afirma que nem isso).
Nevão não é apenas uma neve que se acumulou no solo (no Brasil também cometem este erro), mas sim uma tempestade de neve, geralmente com ventos fortes e visibilidade sempre mínima. Pode ter ocorrido no passado em muitas áreas de Portugal, mas actualmente restringem-se apenas aos locais mais elevados. Scheridon (discussão) 16h31min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Olá. Não sei muito bem do que está a falar quando diz que discuti com alguém sobre o valor de Riodades, fiquei um pouco perdido. Não me estará a confundir com outra pessoa?
Em relação ao resto, eu mencionei a Guarda porque essa cidade não é o ponto nem o local habitado com a média anual mais baixa de Portugal, ao contrário de Faro que é sim um dos pontos mais quentes. Dizer que a temperatura média anual varia entre os 18ºC de Faro e os 10ºC da Guarda dá a sensação que não ha mais lugar nenhum com uma média mais baixa, o que é completamente falso. A Guarda deve ser mesmo a cidade com a média anual mais baixa do país devido principalmente ao seu verão fresco, mas penso que haja cidades do norte com invernos mais frios.
Penso que você seja brasileiro e eu não conheço a definição usada no Brasil, mas em Portugal, por exemplo, neve que acumula 10 cm é sim um nevão. Mesmo a neve que caiu em Évora em 2006 pode-se considerar um nevão pois a duração dela e a sua acumulação foi notória. Tempestade de neve é exactamente o que o nome indica, uma tempestade de neve (snowstorm), e é usada noutras circunstâncias e esta sim não é muito habitual abaixo dos 1000 m embora também aconteça (eu própio já vivenciei uma na estrada em 2004). Nevões acontecem frequentemente (embora aparentemente cada vez menos) abaixo dos 1000 m, principalmente no norte do país. Neste último inverno caiu mais neve em Miranda do Douro, Bragança, ou Vila Pouca de Aguiar (todas a 700 m), que na Guarda (1000 m), principalmente no dia 18 de dezembro [4].--Sairuk (discussão) 18h35min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Olá. Sua discussão com um outro utilizador ocorreu em dezembro do ano passado (veja: Discussão:Portugal/1, no subtítulo clima) e lá está sua assinatura. Você pode não ter discutido exactamente o recorde de calor, mas principalmente sobre as temperaturas de Portugal. Isto é para dizer que há outros utilizadores portugueses que dizem que Portugal é mais quente e tem menos neve do que você diz (e não quer dizer que eu concorde exactamente com ele, mas creio que deva haver um "meio-termo" entre os dois). Quanto à Guarda, ela não é o local habitado mais frio do país (e sim as Penhas da Saúde), mas é o local urbano (sede do concelho) mais frio, sim. E mais frio que Bragança, como mostram as fontes que coloquei, do sítio do The Weather Channel. A temperatura média do mês mais frio, na Guarda, é de 3ºC, enquanto em Bragança é de 4ºC, segundo o mesmo sítio, enquanto o mês mais quente em Guarda tem média de 17ºC, e Bragança, de 21ºC.
Quanto ao Nevão, isto equivale ao termo em inglês en:Blizzard, com definições mais rígidas sobre o que é um nevão, mas você pode colocar que houve precipitações de neve mais abundantes em tais lugares. Scheridon (discussão) 22h35min de 31 de Maio de 2008 (UTC)
Sou bastante reservado, mas posso dizer algo sobre mim. Sou brasileiro (pode ver o meu perfil) e já estive em Portugal (a Serra da Estrela é um dos locais que mais adoro) e escrevi os artigos sobre a Torre, as Penhas da Saúde, a Estância de Esqui Vodafone, entre outros. Scheridon (discussão) 22h35min de 31 de Maio de 2008 (UTC)

A esse senhor, Sairuk deve-lhe fazer muita confusão que Portugal seja bem mais quente do que pensa. O senhor Scheridon, é brasileiro e demonstra ter mais conhecimentos sobre o clima de Portugal do que o senhor Sairuk. Aconselho-o ( Sairuk) por exemplo a dar uma espreitadela aos dados e publicação do próprio Instituto Nacional de Meteorologia e porque não à Classificação definida por Koppen, para Portugal ( ver tipos CSb e CSa). Os climas temperados marítimos por excelência, nem sequer têm meses secos, se quer saber... Ainda há-de me dizer onde existem outros locais além do Noroeste do país ( e mesmo no Noroeste a existirem locais destes serão só nas zonas mais húmidas possíveis, portanto jamais é regra...) onde exista este clima... Será na montanha do Pico nos Açores? Já agora parabéns por considerar que a Madeira é subtropical ( também não é assim tão difícil), mas a sua comparação com Porto Alegre é completamente descabida... Primeiro digo-lhe que há locais com maior média anual na Madeira do que em Porto Alegre. Outra que Porto Alegre regista valores mínimos absolutos inferiores. Devia saber, que em muitos invernos já se registaram autênticos verões na máxima ( mais de 26 graus) e até na mínima ( 19 ou mais) na Ilha da Madeira, sempre que sopra um vento quente de África, como acontece por vezes em Janeiro. No continente já se fizeram sentir valores superiores a 25 e possivelmente ( sem ser oficial) a 30 ºc como por exemplo no Vale do Guadiana. Até lhe digo que já vi registos de muito calor no vale do Douro para Fevereiro ( Zona do Côa)e veja, isto é no norte do país!! Por isso não entendi essa afirmação « que Porto Alegre, esse sim, é subtropical»... É muito sem nexo a meu ver...Deixe lá o Brasil no seu canto, que está muito bem como está... Quanto à neve há sítios melhores para isso ( tal como a Suécia). Eu, tenho 30 anos e até hoje só vi neve na Serra da Estrela e na Serra do Marão... Mas já que notoriamente tem vontade em aprender, devia também ver o trabalho publicado pelo INM, sobre quais os locais mais quentes de Portugal, que falam de médias que nem o Scheridon e nem você sonha...Se quiser disponibilizo, mas até pode ver por si neste forum: http://www.meteopt.com/forum/ , já agora veja por exemplo os assuntos relacionados com a climatologia, se quiser fazer o favor... Estas médias, dão razão, a alguns assuntos que se expôe aqui, um deles o registo de valores bem mais altos, outros de que Portugal afinal está na Península Ibérica e não na Europa do Norte. Quanto aos 50 graus que alguém falou, existem até 2 registos não oficiais: um de 52 para o Vale do Côa, outro de 50,5 para Riodades... Eu não sei se acredito em algum, mas dado que os 47,4 da Amareleja foram medidos, num dos locais mais frescos da região ( a lembrar na zona também existe o Vale do Rio Ardila e o Vale do Guadiana, ambos mais quentes que a Amareleja, penso que os 50 ºc algures numa terriola mais quente, são bem aceitáveis... O assunto sobre o clima de POrtugal, na página principal, está uma palhaçada que é uma vergonha... Dizer que os valores máximos de Portugal são 40 graus é gozar, só pode... Outro é isso das mínimas e das neves habituais que não percebo onde as foram buscar... No nevão anormal de 2006, só nevou em alguns locais, foram por logo que quase todo o país teve debaixo de neve... Enfim...Eu não percebo como se pode dar autoridade a umzinho qualquer para por o quer no wikipedia sobre Portugal e ainda por cima impede os outros de editarem alegando razões de vandalismo, quando o verdadeiro vandalismo já foi feito e os reparos feitos por quem lhe é de direito, está vedado ( e nem digo que seja eu...). SE querem a verdade, ponham os dados da Geografia de POrtugal sobre o CLIMA que está na primeira página, porque isto assim está mal feito, pois ambos não coincidem... O do clima diz fantochadas do género que na ilhas está bom tempo na primavera e no verão e mau tempo no outono e no inverno LOOL... DEsculpem é que isto é pra rir...Verões têm bom tempo, sim , primavera e outono ( periodos alternados de chuva e sol), invernos húmidos... Isto é a verdade... Ah e claro, depende de local para local... Não irão comparardecerto o clima desértico das ilhas selvagens com o clima do PIco Ruivo, ou vão?? Enfim, a definição da Geografia de Portugal está mais aceitável e menos vergonhosa.

Concordo que sua definição sobre o clima de Portugal está melhor que a do utilizador Sairuk, mas ainda há alguns dados forçadamente "puxados" para cima, em termos de temperatura. Peço um meio-termo entre você e o Sairuk.
Quanto à neve, realmente é demais dizer que "extensa parte do país foi coberta de branco". Foi um erro meu e peço desculpa por isto, e já corrigi. Mas o facto realmente ocorreu e está com referência, não há por quê ser apagado. E quanto ao recorde de Amareleja (o oficial), tenho como 47,3 e não 47,4. Mas não vamos discutir por um décimo... Scheridon (discussão) 01h48min de 31 de Julho de 2008 (UTC)

Caro Scheridon

Diga, com franqueza, onde acha que inflacionei os números? Os 47,4 são o registo oficial feito pelo próprio Instituto Nacional de Meteorologia. Qualquer dúvida exponha o assunto a eles... São pessoas que respondem normalmente. O facto da neve cair em quase todo o país realmente ocorreu? Eu vivo em Lisboa e por exemplo não vi nada. Conheço gente do Norte, Centro e Sul do país e também ninguém viu nada...Nas partes altas da cidade, sim ocorreu alguma neve que prontamente derreteu.Agora na linha de Cascais, Belém, Restelo, etc,etc, nada de nada...E na Baixa tb não... Vi um mapa da ocorrência e a esmagadora maior parte do país não viu neve alguma. No ano de 2007, ainda menos... Aqui em Lisboa, não se viu nada... Ouvi falar, sim foi nos arredores, mas derreteu toda mal caiu...Ou seja as temperaturas nem estiveram negativas... Como vê eu sou muito pés no chão, e não ligo muito ao que os jornalistas sensacionalistas dizem... Você referiu registos não oficiais para a Torre de abaixo de -20, mas deve compreender que tal dá justiça também a registos não oficias de máximas ligeiramente superiores a 50 ºc em alguns locais... Agora para quem conhece a climatologia do interior de Portugal, sabe quem que esses valores são aceitáveis. 47 são atingidos em zonas «frescas»... Amareleja está a quase 300 metros de altitude e quase completamente desabrigada em termos de exposição... Estive este ano em Mértola ( final de Julho) com 41 graus, e como muitas zonas urbanas de Portugal, está exposta e não aquece tanto como nas zonas baixas. Fiz trabalho de campo, numa pequena depressão, a uns kms de Mértola e as temperaturas eram muito mais elevadas, deviam estar nos 45 ( +-). E esta zona está num dos locais mais frescos de toda a bacia interior do Guadiana, que fico no Sudeste de Portugal e já é próxima da Andaluzia espanhola... Cumpso comentário precedente não foi assinado por 83.174.37.218 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 22h16min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Você pode perfeitamente estar correcto, mas é difícil, para mim, pensar em 50 graus (nossa!). É difícil pensar nisto, mas como você disse, há referências. Quanto à neve em Lisboa, eu mesmo vi na RTP e na SIC. Claro que não foi algo monumental (derreteu ao contactar com o solo)... mas ocorreu. Scheridon (discussão) 15h46min de 4 de Agosto de 2008 (UTC)

Pois na Tv tb vi a neve, mas em muitas regiões não ocorreu neve alguma. Eu sei que é difícil acreditar nos 50, mas quem conhece aquelas regiões sabe bem que é possível. Aliás os registos existem. O Brasil também tem regiões com clima muito quente. Teresina por exemplo. Já agora foi o Scheridon quem fez a descrição climática da versão inglesa de POrtugal no Wikipedia? É que está escandalosamente errada lool. Cumps.

Quanto à versão inglesa de Portugal, eu não escrevi a parte do clima. Quanto à temperatura máxima oficial do Brasil, foi de 44,6 Celsius, em Orleans, estado de Santa Catarina, há várias décadas atrás (não é habitual temperaturas como esta em Orleans, apesar do seu verão quente). Outro recorde, questionado por alguns, foi o de 44,7 Celsius em Bom Jesus, estado do Piauí (o mesmo de Teresina), em 2005. Por isso que penso que 50 graus seria algo meio... mas um pensamento não deve passar por cima das fontes, desde que fiáveis, e esta parece, a princípio. Scheridon (discussão) 19h27min de 6 de Agosto de 2008 (UTC)

Você está a fazer confusão, caro Scheridon: Eu jamais estou a comparar o Brasil com Portugal. Apenas disse que o Brasil também tem regiões muito quentes. Teresina destaca-se sobretudo pelos valores constantemente altos ( em torno dos 35 ºc), porque tem um clima tropical, a baixa latitude ( perto do Equador), num local abrigado no interior nordestino. Curiosamente as mínimas também são bem altas. Quantos aos 44,7 no Brasil parece-me bastante bom, para um país maioritariamente tropical, pois como sabe, as regiões tropicais nem são as que registam os valores máximos mais altos, mas sim as desérticas ou sub-desérticas. No entanto nas regiões tropicais, não há invernos, contrariamente às outras regiões. Mas se por isso duvida dos 50ºc cá em Portugal por comparação directa, está no seu livre direito de achar o que quiser, mas os registos existem e se percebe sobre climas, devia saber que Portugal tem os dias maiores no verão ( e mais curtos no inverno), está na cintura temperada quente ou subtropical e recebe muitas vezes no verão a influência do Norte de África, por isso, nos vales do interior da Península Ibérica por vezes, faz mesmo,mas mesmo muito calor. Curiosamente a franja de fronteira entre Portugal e Espanha é a que regista valores mais altos, mas penso que é devido às barreiras montanhosas, à distância em relação ao mar, em conjunto com as massas de ar norte africanas, além da baixa altitude. O lado leste espanhol é muito montanhoso no interior e baixo no litoral, o que não permite valores tão altos. Só para relembrar o registo de 47,4 para a Amareleja foi feito fora das regiões mais quentes e mais ainda, foi feito numa zona elevada e desabrigada.

Cumpso comentário precedente não foi assinado por 83.174.37.220 (discussão • contrib.) ~--OS2Warp msg

Tudo bem, não estou a discordar de si. Quanto às comparações, são apenas meras comparações... Apenas para esclarecer, o estado brasileiro do Piauí (onde estão Teresina e Bom Jesus (a cidade do recorde de 44,7 graus) é predominantemente semi-árido (a área de Teresina recebe um pouco mais de chuvas, mas todo o interior do estado é semi-desértico e bem propício a temperaturas extremas, as mais altas do Brasil). Scheridon (discussão) 03h17min de 9 de Agosto de 2008 (UTC)

É falso que as temperaturas abaixo dos -10ºC se concentrem em localidades acima dos 1000º, até porque não existem muitos locais em Portugal acima dessa altitude. Por exemplo Miranda do Douro está a 700 m. Gimonde, a 500 m já registou temperaturas abaixo dos -15ºC. Em Trás-os-Montes a maioria das localidades estão entre os 500 e 900 m e todas registam temperaturas inferiores a 1000 m. Mirandela, a 200 m, registou -11ºC em Novembro de 2007, é só ver o relatorio climatico do Instituto de Meteorologia para esse mês. Os 50ºC de Riodades são impossiveis porque Riodades fica a grande altitude, a quase 600 m. É completamente impossivel.--MiguelGon (discussão) 22h31min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Eu também duvido muito dos 50 graus de Riodades, mas se há alguma informação que fale sobre isso, não temos como rejeitar. Apenas podemos dizer que se trata de um registo extra-oficial. Quanto às temperaturas inferiorea a -10 Celsius, não digo que não ocorram em lugares com altitudes inferiores aos 1 000 metros, mas sim que estas temperaturas são menos frequentes nos lugares mais baixos, o que é verdade. Scheridon (discussão) 00h34min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

O que é facto é que referências sem qualquer fonte aparecem sobre valores de 4 graus de média anual para a Torre na Serra da Estrela assim como uma insistência em falor da relevância que a neve tem neste país, quando ela tem muito pouca expressão em Portugal com a excepção da Serra da Estrela. Pelo que sei não há qualquer estação, na TORRE e nem um artigo científico foi visto por mim até agora ( se alguém o tiver faça favor de o postar) a falar do seu clima para poder avançar com possibilidades realistas. De qualquer forma as zonas mais altas da Serra da Estrela, têm um clima diferente do Csb e Csa, assemelhando-se mais um clima temperado marítimo com verão curto, segundo Koppen-Geiger. Assim sendo é mais um clima a adicionar à já vasta lista de climas de Portugal. Sobre os 50ºc de Riodades de facto parecem erróneos, mas foi postado um artigo científico na Revista Portuguesa de Arqueologia que refere que valores de 50ºc são atingidos com alguma frequência em zonas mais baixas do Vale do Douro, tal como na zona do Vale do Côa, em que foram usados instrumentos meteorológicos. É um estudo sobre a conservação Parque Arqueológico do Côa, em que também foi abordada a surpreendente e particular climatologia da zona. A ver: http://www.ipa.min-cultura.pt/pubs/R.../folder/01.pdf De salientar que valores baixos de temperatura podem ser de facto atingidos em zonas abaixo de 1000 metros, mas com menos frequência do que locais com condições idênticas ( como tendência para inversões térmicas) a altitudes acima dos 1000 metros. Mirandela é um dos poucos locais a aquela altitude que conseguem chegar a tais valores baixos, porque é uma zona de nevoeiros onde ocorre por vezes o sincelo, além de ser um local relativamente desabrigado a norte e sujeito a fortes inversões térmicas. Já vi uma imagem de satélite em que claramente vê-se uma massa de nevoeiro sobre a zona de Mirandela enquanto zonas a poucos kms são aquecidas pelo sol. É um fenómeno particular da região, interessante mas não exemplificativo. Maior parte da região quente do Vale do Douro até tem invernos relativemente amenos e moderados. Em Portugal existem regiões com valores de temperatura média anual superiores a 18ºc. Creio que até mesmo em P. continental. Não é preciso ser um barra em climatologia para saber disto.

Completar o artigo[editar código-fonte]

Devemos completar o artigo, acrescentando informações sobre o clima, terremotos, etc--190.175.84.234 (discussão) 20h29min de 28 de agosto de 2013 (UTC)[responder]

Eis aqui, quase cume da cabeça
da Europa toda, o Reino Lusitano,
onde a terra se acaba e o Mar começa
e onde Febo repousa no Oceano.
Luís de Camões, Os Lusíadas (1572), Canto III est. 20

Sua descrição de Portugal como o ápice da cabeça da Europa. ~ DanielTom (discussão) 22h20min de 3 de maio de 2014 (UTC)[responder]