Discussão:Grande Depressão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sem título[editar código-fonte]

There is good photo in Wiki Commons for this article: Imagem:Lange-MigrantMother.jpg Superborsuk

---

Só uma coisinha... nazismo não correspodne a extrema-direita, tampouco a direita. É uma teoria de base marxista. o comentário precedente não foi assinado por 201.27.210.127 (discussão • contrib.)

É geralmente considerado como uma forma de facismo, esta uma doutrina igualitária de extrema-direita. No artigo sobre nazismo na Wikipédia em inglês: In both popular thought and academic scholarship, Nazism is generally considered a form of fascism - with "fascism" defined so as to include any of the authoritarian, nationalist, totalitarian, and right-wing movements that developed in Europe around the same time. ("Tanto a nível popular quanto a nível acadêmico o nazismo é geralmente considerado uma forma de facismo - com "facismo" incluindo todos os regimes autoritários, nacionalistas, totalitárias e de extrema-direita que se desenvolveram na Europa aproximadamente ao mesmo tempo"). Leslie Msg 07:49, 26 Agosto 2006 (UTC)

nazismo não corresponde a extrema direita? claro que sim! assim como o fascismo, salazarismo, integralismo e franquismo, o nazismo foi o regime político de consenso guiado pelo chamado "partido único" (direita/conservadores), fruto do forte sentimento nacionalista que teve seu auge no período entre guerras.

claro que NÃO! por o nazismo ser anti-comunista logo o consideram de direita, mas era anti-capitalista também; uma modalidade de socialismo, baseado na luta de classes, apesar do nacionalismo. Joachim Fest, um grande estudioso do nazismo e autor de uma das mais completas biografias de Hitler, tem esse artigo intitulado "Era Hitler um esquerdista?" ("War Adolf Hitler ein Linker?") deixa bem claro que, apesar de difícil de categorizar, o regime nazista estava muito mais de acordo com o marxismo do que com qualquer governo de direita. http://www.taz.de/1/archiv/archiv/?dig=2003/09/27/a0148

Erros[editar código-fonte]

Como a quinta-feira negra caiu em uma terça? Qual foi o dia certo? Gabriel 02:50, 5 Março 2007 (UTC)

Este artigo tem tantos erros de gramática que até dói lê-lo... SOAD_KoRn (msgcontrib) 18:08, 18 Janeiro 2007 (UTC)

  • A wiikipedia é assim mesmo, você não sabia? Qualquer analfabeto aqui pode se meter a enciclopedista. --Tertius 00:05, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Acréscimo infeliz[editar código-fonte]

O IP que chegou aqui por último (hoje) fez merda ao acrescentar que o Brasil se industrializou apesar da queima de estoques de café no governo Getúlio. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vai estudar, companheiro, antes de falar do que não entende.--Tertius 00:05, 24 Fevereiro 2007 (UTC) ffgfgfggggffÀ

A Grande Depressão de 1873[editar código-fonte]

Bem, eu estava lendo um livro de história e lá tinha sobre "A Grande Depressão", logo após isso, vim aqui pra ver sobre, para acrescenter algo e tal, quando vi a única "Grande Depressão" que tem aqui é sobre a de 1929. Bem, vou escrever só um trecho, quem sabe vocês decidam acrescentar algo:

"A expansão do capitalismo, contudo, não podia ser eterna. Assim, por volta de 1873, teve início uma crise generalizada que só terminaria em 1896. Foi a "Grande Depressão", a primeira pela qual passou o capitalismo como sistema mundial.[...]"

Isso é tirado do livro de José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti - Toda a História.

Usuário:Bartobitten É ISSO AI IRMÃÃO, TÁ TUDINO AQUII !'

Afirmação imprecisa no texto[editar código-fonte]

Na parte 1. Causas da grande depressão, lê-se:

[...]Reino Unido passasse a usar novamente o padrão-ouro em 1925, que causou massiva deflação ao longo do Império Britânico, o colapso do comércio internacional, a aprovação do Ato da Tarifa Smoot-Hawley, que aumentou os impostos de cerca de 20 mil produtos no país, a política da Reserva Federal dos Estados Unidos da América,[...] Não está claro, qual é o país?? O Reino Unido, do qual acabou-se de falar, ou os Estados Unidos, de quem muitas vezes se fala indevidamente apenas como "o país"?


Iporã discussão 10h56min de 24 de Outubro de 2008 (UTC)

Texto DESEQUILIBRADO[editar código-fonte]

Corrigí o começo, mas ainda assim algumas partes do texto insistem em afirmar a efetividade do New Deal, questão DÚBIA até os dias atuais.o comentário precedente não foi assinado por Leobody (discussão • contrib.) Heitor pois não? 00h19min de 17 de abril de 2009 (UTC)

Apresente fontes fiáveis para suas afirmações. Heitor pois não? 00h19min de 17 de abril de 2009 (UTC)