Discussão:Heitor Villa-Lobos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dest-pme.png
Este artigo foi eleito como destaque no Portal da Música Erudita em novembro de 2009, o que significa que foi considerado como um dos melhores trabalhos da área na Wikipédia lusófona. Se encontrar uma maneira de melhorar este artigo, sem comprometer o trabalho desenvolvido, convidamos você a contribuir.
A votação que originou este destaque encontra-se nesta página.



Untitled[editar código-fonte]

A edição de http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Heitor_Villa-Lobos&diff=0&oldid=381782] tem muito POV ("o maior compositor das Américas", etc).

uma geral[editar código-fonte]

O artigo estava na lista de edições a serem feitas. Resolvi não editá-lo a fundo, mas apenas dar uma geral na sintaxe, ortografia, estilo etc, que já estavam bastante bons, por sinal. Dei uma olhada no manual de estilo e não vi regras para nomes de obras musicais. Coloquei entre aspas, mas pode ser que seja melhor em itálico? Parababelico 09:49, 3 Março 2006 (UTC)

ah sim![editar código-fonte]

O artigo dizia que Villa compunha em casa "em meio ao barulho das crianças". Alguns parágrafos adiante, afirmava que ele nunca teve filhos. Pareceu-me enigmático no mínimo. Que crianças? Tirei a referência ao barulho das crianças, que acho que pode voltar, caso fique mais claro quem seriam essas crianças, ou que, afinal, ele teve filhos. Parababelico 09:52, 3 Março 2006 (UTC)

i'm done[editar código-fonte]

Não devo mais mexer na página por algum tempo. Alterei cabeçalhos, criei a maioria dos subtítulos, e botei o trecho sobre seu estilo em "obra". Devido ao status de Villa como compositor hoje no Brasil, acho que a página poderia ter mais detalhes sobre sua infância, carreira e obra, além de seu legado e artistas influenciados por ele. Um pouco de mídia/sons seria também interessante. Vou dar um tempo pra que outros possam colaborar. Parababelico 20:12, 3 Março 2006 (UTC)

Contribuições para o Folclore brasileiro?[editar código-fonte]

O titulo dessa secao nao faz sentido, visto q ela nao relata nenhuma influencia de Vila-Lobos no foclore nacional, mas sim a sua busca em vivencia-lo. E o primeiro paragrafo termina numa frase q nao faz sentido em si. Ou o autor nao a terminou ou ela deveria ser refeita para se adequar `a informacao contida na frase anterior a ela. Rsreston (discussão) 13h34min de 3 de junho de 2009 (UTC)

Revisão[editar código-fonte]

O artigo encontra-se de fato muito ruim. POVs, inconsistências, falta de referências. Como este verbete foi indicado para destaque no Portal da Música Erudita, passo a revisá-lo. Marquei para revisão e começo a referenciar... Jayme Amats D 08h33min de 10 de outubro de 2009 (UTC)

Feito - Jayme Amats D 20h57min de 14 de outubro de 2009 (UTC)

O verbete está visivelmente melhor! Marquei mais alguns trechos que acredito precisar de fontes, além de editar os títulos de obras conforme o livro de estilos da Wikipedia. Boas! --tony :: jeff ¿ 23h41min de 14 de outubro de 2009 (UTC)

FeitoJayme Amats D 18h58min de 15 de outubro de 2009 (UTC)
Alguns dos interlinks estão redirecionando para páginas diferentes ( como por exemplo o filme Alô, Amigos que redireciona para Disney, Concerto grosso(Villa-Lobos) para Concerto grosso ) isso pode gerar confusão. Melhor deixar o link vermelho, dando a outros editores a oportunidade de construírem os artigos devidos do que azulá-los enviando o leitor a uma página que não esclareça o ponto buscado por eles. Vou verificar todos os interlinks e se preciso modificá-los. Temos ainda duas semanas, criemos os artigos necessários ou deixemos os links vermelhos se não der tempo para tal, mas o artigo não pode induzir o leitor ao erro. Pati♥ Reginamsg 13h54min de 17 de outubro de 2009 (UTC)
Pelo que me consta, e tb no site do Museu Villa-Lobos o nome da peça é "O Trenzinho do Caipira". Jayme Amats D 14h17min de 17 de outubro de 2009 (UTC)
Com relação ao filme Alô Amigos, me parece que há um equívoco. Na verdade o Villa não aparece no filme, mas sim em um extra anexado ao fim do filme que é um documentário do governo americano a respeito do governo Vargas. Se tiverem informação diferente, por favor comente. Jayme Amats D 14h37min de 17 de outubro de 2009 (UTC)
Eu vi as duas informações, tanto que ele aparece, quanto que aparece no "South of the Borderwith Disney" , que consta do DVD atualmente. De acordo com o site Brasileirinho ele chegou a contracenar com Donald e o Pateta. É só pesquisarmos mais fontes e ver como explicamos isso melhor no artigo para a informação ficar correta.Pati♥ Reginamsg 15h51min de 17 de outubro de 2009 (UTC)

Congratulações[editar código-fonte]

Não posso me furtar de parabenizar publicamente todos os editores que tem trabalhado neste artigo. O artigo está visivelmente melhor e com apurado senso estético e de precisão terminológica. Quero cumprimentar especialmente a editora Pati por seu empenho nos interlinks e fontes. Parabéns. Sinto-me orgulhoso em estar junto com os srs. nesta empreitada. Jayme Amats D 14h21min de 17 de outubro de 2009 (UTC)

E ainda temos mais duas semanas de trabalho. Penso que podemos ainda expandir o artigo um pouco, nada muito difícil, pois o trabalho precisa ficar bom, qualidade antes da quantidade. Tenho a seguinte idéia: Criar dentro desse artigo uma seção sobre a presença e a influência de Villa-Lobos para o Modernismo brasileiro, mesmo ele não se dizendo modernista, há várias referências que falam de sua importância, depois criar alguns (mais 2 ou 3 artigos) sobre as obras de Villa-Lobos, pois suas obras são bastante relevantes para a música do Brasil. Penso que o projeto de educação musical desenvolvido por ele também merecia maior destaque aqui, ou em outro artigo relacionado. Pati♥ Reginamsg 14h30min de 17 de outubro de 2009 (UTC)

Arquivamento desta discussão[editar código-fonte]

Alguém se opõe ao arquivamento dessa discussão no dia 01 de novembro de 2009? Dia em que o artigo entra como destaque no portal da música erudita. att. Jayme Amats D 19h59min de 20 de outubro de 2009 (UTC)

Não me oponho, mas não vejo razão para tal, uma vez que o artigo está longe de estar completo e algumas das discussões aqui são pertinentes até para que novos contribuidores do artigo possam ver o que caminhamos e as idéias que trocamos, o que ajuda a compreender porque algumas informações estão lá, porque outras foram retiradas. A discussão não está muito extensa,então poderia deixá-la. Isso não seria prejuízo ao destaque do artigo.Pati♥ Reginamsg 20h35min de 22 de outubro de 2009 (UTC)

Salvamentos sucessivos, preenchimento de sumário[editar código-fonte]

Seria bom o preenchimento do sumário de edição para facilitar a compreensão do histórico do artigo. Ao abrí-lo vemos na maioria dos casos (pelo menos nas edições mais recentes) apenas o nome da seção editada, sem a descrição do que foi feito, o que nos obriga a abrir os difs para encontrar quais as alterações realizadas. Também há muitos salvamentos em um curto espaço de tempo, sei que algumas vezes somos obrigados a salvar 2 vezes por perceber um erro apenas depois que já clicamos em gravar, mas tantos salvamentos e ainda sem a descrição no sumário do que foi feito dificulta bastante o acompanhamento da evolução do artigo.Pati♥ Reginamsg 20h40min de 22 de outubro de 2009 (UTC)

Versão em Inglês[editar código-fonte]

Poxa, a página do Wikipédia em inglês do Villa-Lobos está mais completa que esta, http://en.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos. Apesar do absurdo, talvez fosse melhor traduzi-la. --Dmbfm (discussão) 21h26min de 17 de novembro de 2009 (UTC)

Caro Sr. A página em inglês não se encontra mais completa que esta, pelo contrário, se encontra sim, cheia de inconsistências, analises pessoais, opiniões não fundamentadas na realidade e com fontes absolutamente não verificáveis, isso acontece porquer na wiki-en vale tudo, pode-se escrever e usar o que quiser sem a preocupação com a verificabilidade. (um dos problemas do fair use). Nem sequer as obras estão grafadas corretamente lá. Em todo o caso, o sr. é livre para editar e modificar esta página como melhor lhe aprouver, lembrando sempre de apresentar fontes fiáveis e nada de pesquisa inédita. Caso queira saber mais sobre o compositor clique no "ver também" do artigo. obrigado. Jayme Amats D 10h03min de 18 de novembro de 2009 (UTC)
É verdade, caro Dmbfm, infelizmente a Wikipédia em português ainda está a anos-luz da Wikipédia anglófona em termos de qualidade de artigos, principalmente quando o tema é música clássica. Sugiro que comece a tradução do conteúdo de lá, toda melhoria e acréscimo ao artigo serão bem-vindos. RafaAzevedo msg 10h20min de 18 de novembro de 2009 (UTC)
Caro Dmbfm, a Wiki-pt ainda está anos-luz a frente da wiki-en em termos de qualidade dos artigos, principalmente naqueles artigos que fazem referência ao Brasil e as coisas do Brasil, os "excelentes" editores da wiki-en, por exemplo no caso do Villa, não sabem nem diferenciar o Brasil da Argentina. Jayme Amats D 10h28min de 18 de novembro de 2009 (UTC)
Aliás, Dmbfm, tão baixa é a qualidade desta Wiki lusófona que existe a necessidade constante de se traduzir de outras wikipédias, especialmente a anglófona (notoriamente a mais completa delas, até pelo colossal número de editores envolvidos com ela), artigos sobre assuntos relacionados ao próprio mundo lusófono. É uma pena, mas a tendência felizmente é que isto melhore com algum tempo. RafaAzevedo msg 10h35min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

Discussão do Artigo Heitor Villa-Lobos[editar código-fonte]

Esta é a página de discussão do verbete Heitor Villa-Lobos da wikipédia lusófona. Caso queira discutir assuntos não pertinentes favor dirigir-se a fórum específico da sua discussão. grato. Jayme Amats D 10h39min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

"Não pertinente" (sic) é este seu comentário. A discussão iniciada pelo editor Dmbfm estava falando exatamente sobre como "o verbete Villa-Lobos da wikipédia lusófona" está fraquíssimo, comparado com o da Wiki-en. Wikipedia:Não morda os novatos. RafaAzevedo msg 10h44min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

O Rafa, pq vc não procura um "terreno pra carpi" ou "uma ropa pra lava" no lugar de ficar por aí tumultuando as discussões? É obvio que não me referi aos muito pertinentes comentários do novato, to me referindo aos seus comentários que não falam do artigo em questão e sim sobre uma provável inferioridade qualitativa da wik-pt. Novamente lhe digo, pare de procurar briga, realize edições fundamentadas, busque por fontes verificáveis, reverta vandalismos, edite com maturidade. Sei que vc tem potencial e tempo para isso, mas, "larga d'eu home". Me ignore, como prometeu por aí.Jayme Amats D 11h02min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

Em momento algum no tópico anterior dirigi a palavra ao senhor, que, pelo contrário, parece ter uma obsessão um bocado doentia por mim, manifesta aqui e em tantos cantos da Wikipédia (chegando aliás ao cúmulo de seguir minhas mensagens privadas a outros editores e comentá-las). Parafraseando sua brilhante oratória, "larga d'eu home". RafaAzevedo msg 11h10min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

Mensagens privadas na wiki? Essa é nova. Ou como diria o Hinkel lá na es, um absurdo. Jayme Amats D 11h19min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

CB, Paty, e demais interessados, sobre a qualidade do artigo[editar código-fonte]

Este artigo foi escolhido como destaque para o portal no mês de novembro do Portal por seus predicados de qualidade e fiabilidade em uma "votação", que os srs acompanharam. O usuário novato Dmbfm D​ C​ E​ F​ Bexpressou seu descontentamento e eu respondi, como visto acima. De fato, não acredito que o artigo da wiki-en está melhor que o nosso. Se vcs quiserem copiar alguma coisa de lá, sugiro que proponham nesta discussão antes de efetuar a edição. O artigo da wiki-en faz especulções sobre o compositor. Atenciosamente, respeitosamente, Jayme Amats D 12h01min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

O artigo foi sim destaque no Portal, mas está mesmo carente de informações pertinentes sobre o compositor. Eu cheguei a comentar que precisávamos encontrar informações sobre a participação de Villa-Lobos na semana de arte moderna. Pela relevância que ele teve e pela influência que sua obra exerce na música, penso que um artigo sobre ele deveria ser muito mais completo. Não vejo necessidade de colocar aqui na discussão as alterações que os editores quiserem acrescentar, desde que não sejam especulações e sejam informações relevantes. Caso alguém discorde, aí sim discute-se ( discute-se e não reverte-se! A menos que seja alguma informação que deponha contra o biografado e sua obra, ou que vá contra os princípios da wiki, ou que seja vandalismo). Li o artigo que o Dmbfm citou como melhor do que o nosso, e temos que aceitar que houve empenho na construção do mesmo, há boas referências ( algumas), e que sem dúvida nenhuma há nele informações que podem ser colocadas aqui. Não penso que seja um caso de traduzí-lo, e sim de complementar o nosso com as informações de lá que sejam verdadeiras. Pati♥ Reginamsg 20h02min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

Toda a contribuição, como falei acima, é bem vinda para melhorar o artigo, mas qual seria a passagem "séria" e bem referenciada no artigo da "en" que não está contemplada no nosso artigo? Talvez aquela que fala da "sensacional fuga do Villa quando foi capturado por canibais" no interior do Brasil? Ou a parte que diz que o pai no Villa era astrônomo amador e "rico"?(apesar de funcionário da biblioteca nacional), ou ainda a parte que tenta dar uma conotação política ou do "regime" do Getúlio à música do Villa? (os americanos tentaram fazer isso com a música do Wagner com relação ao regime do Hitler tb). Todas as contribuições bem referenciadas e que não sejam pesquisa inédita ou especulação são bem vindas. Falácias, POVs e vandalismos não. Jayme Amats D 20h30min de 18 de novembro de 2009 (UTC)

Acredito que nenhum dos que se manifestaram aqui nessa discussão defende "Falácias, POVs e vandalismos " no artigo. Pati♥ Reginamsg 23h22min de 19 de novembro de 2009 (UTC)

Destruiram o artigo??[editar código-fonte]

E ninguém vai fazer nada?

Heitor Villa-Lobos e Paranaguá![editar código-fonte]

Levantamentos de Toninho Vaz atestam que Villa estreou como maestro no dia 26 de abril de 1908, quando dirigiu uma camerata de 17 músicos no Theatro Santa Celina, já demolido, em Paranaguá (PR). Durante a exibição, fez solos de violoncelo e mostrou uma de suas criações, Recouli. O compositor se fixou em Paranaguá depois de abandonar o Rio por causa das perseguições impostas pela polícia às rodas de choro. De início, refugiou-se em Niterói, na região de Gragoatá, mas acabou embarcando num navio rumo ao litoral paranaense. Lá trabalhou numa fábrica de banana glacê e apaixonou-se pela filha do coronel Elísio Pereira. O pai da moça lhe deu trabalho em sua empresa de navegação, exportação e importação, onde o músico exerceu por um ano e meio a função de caixeiro-viajante. Cogita-se também que, ao longo da estadia em Paranaguá, Villa-Lobos tenha namorado a filha de um homem chamado Bendazesky, proprietário de uma fábrica de fósforos de duas cabeças — algo absolutamente insólito, ainda que verossímil. Especulações à parte, seu retorno ao Rio ocorreu assim que o pai de uma de suas namoradas o expulsou de Paranaguá, sob o argumento de que o regente não seria um bom partido.

Remoção de fonte primária[editar código-fonte]

Estas edições foram desfeitas, por não considerarem o uso de fontes independentes, secundárias e notórias, visto tratar-se de uma publicação recente (dois meses). A reversão pode ser questionada aqui.
PauloMSimoes (discussão) 20h39min de 1 de novembro de 2014 (UTC)

Era Vargas[editar código-fonte]

Adicionei um texto sobre a influencia da era Vargas na vida e nas obras do Villa-Lobos. As referencias e boa parte do texto eu tomei da versão em inglês do artigo.