Discussão:Lista de composições de Cécile Chaminade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 11 de maio de 2022 de Krenakarore no tópico O Wikipedista Voraz

O Wikipedista Voraz[editar código-fonte]

O título aqui é só humorístico, afinal não é muito fácil fazer isso tudo sozinho (ainda sonho com Mel Bonis). Bem, a minha rationale aqui é a seguinte: Esse artigo é muito importante pelo fato desta Wikipedia (Lusófona) ser a única (no momento) a compilar toda a obra de Cécile Chaminade em um único lugar. Tudo organizado por número opus e sem ele (números WU e W também foram incluídos, assim como o tom de cada composição, gênero, se para orquestra ou piano, violino ou violoncelo, côro, feminino ou não, e assim por diante), instrumentação, data e notas. Essa última leva a uma tábula (a terceira nessa artigo) com informações sobre a vida e a referida composição, se Op. 63, 79, 102, 156... você escolhe. O leitor vai encontrar nessa tábula links como Entrevista com Cécile Chaminade parte 3, de 3 para 4, de 4 para 5, tudo dentro da mesma tábula. O mesmo com: Concerto de Cécile Chaminade... tudo pra ficar mais interessante, afinal uma composição leva a outra, e por incrível que pareça, algumas tem muito haver com outras. Tudo explicadinho, e com os títulos de cada composição traduzido para o português, como deve ser (na tábula consta o original porque, do contrário, daí ao procurar por uma determinada composição no Google você não encontraria nada).

Devo aqui frisar que links externos são também referencias. Não pode ser qualquer um, só coisas do tipo Bibliotéca Nacional de França, WorldCat, Web.archive, Flaminio, IMSLP, Citron (doutora), Smith (também doutor), gente que faz a diferença e cujo trabalho é reconhecido pelas mais altas autoridades no assunto. Eu não fiz nada. Só reuni todas as informações e cataloguei tudo num só lugar. Não há outro onde o leitor vá encontrar tudo reunido. Você pode checar. Eu não clamo por nada. Eu só sou um usuário, e Chaminade pra mim não é minha preferida. Gosto muito dela, mas prefiro Moszkowski.

Há um dispositivo para Wikitables (essa tábula aí) chamado rowspan (é usado para que a mesma informação não se repita. Tipo: Op. 44 à 49 (para solistas, côro feminino e piano). Redundante seria repetir a mesma informação do 44 ao 49. Isso existe e deve ser usado para se evitar colocar muita informação visual no mesmo lugar. O mesmo quando você procura um caroço de arroz, abre a gaveta da escrivaninha e dentro encontra 500 caroços de feijão. Na gaveta ao lado você vê somente 100. Em qual das gavetas será pra você mais fácil encontrar o caroço de arroz? De qualquer forma, você pode... como é que se diz... ordenar as informações (por título se desejar) e tudo vai aparecer sem rowspan, ou seja, do Op. 44 ao 49 você vai ver... gênero dessa composição, por exemplo, aparecer 6 vezes! Você pode fazer isso com as datas (tem uma linha cinza que divide momentos importantes da carreira dela, ou título. Você vai ver coisas que eu mesmo duvidei).
Ahhh... um detalhe importante, que eu poderia até fazer... se você juntar as duas tábulas (Opus e WU/W) vai descobrir a relação de composições que constam nas duas tábulas. Eu achei melhor deixar separado mas... são vocês que decidem.

Outra coisa, por favor, o espírito da Wikipedia é alterar, editar, mudar tudo que eu fiz (pra você), se você assim desejar, mas não delete tudo por conta de alguma coisa que você não gostou, que não esteja do seu agrado (tipo aquela pulga no rabo do cachorro que você acha que tem que sair dali). Edita o que você quiser. Isso não pertence à mim. Eu fiz isso (já em duas línguas, e mal posso esperar pra mais duas) pra aprender tudo sobre ela e as composições que fizeram minha cabeça girar, literalmente. Aprender, saber, conhecer, reconhecer, apreciar. Eu ouvi todas as composições dela que encontrei no YouTube e em outros lugares que, eu não posso usar aqui, e fiquei maravilhado com tanta beleza. Principalmente as vocais.
Olha... esse cara, Dr. Robin Smith, fez um trabalho sobre as composições W que ninguém mais fez. O trabalho dele... meu Deus do Céu, é do outro mundo. Senão fosse por ele eu não teria completado essa tábula. Tem até o tom de cada canção lá. Impressionante.

Eu só quero o melhor. Por favor, faça o que você quiser fazer mas não atrapalhe os outros a encontrarem a informação que precisam. É só isso que eu peço. Se é que eu posso aqui lhe pedir isso. Olha... seja como for eu lhes desejo o melhor. Um abraço, um queijo e um beijo, ta legal?

Krenakarore TK 17h30min de 11 de maio de 2022 (UTC)Responder