Discussão:Literatura

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Todo país que presa a cultura como forma de manifestação popular e intelectual, parte em busca da sua própria identidade, marcando o ínicio de sua literatura, já possuímos mais de 500 anos de existência e na área literária ainda estudamos autores portuguêses nas escolas brasileiras, isto não é falta de nacionalismo? Ou ainda somos colônia no que diz respeito a parte literária. Nós mesmos não sabemos e não ensinamos, qual foi o primeiro brasileiro, nascido aqui no brasil que se tornou o primeiro escritor brasileiro. Não sabemos e não ensinamos qual foi o estilo literário que deu origem as nossas raízes históricas. Acho que devemos cortar de vez o cordão umbilical dos países europeus no campo literário e passarmos a valorizar mais nosso povo, nossa gente, nossos autores, não digo em banir livros e nem a história, mas a valorizarmos a nossa gente, que nasce, vive e morre incógnita enquanto outros e suas gerações, enriquecem, vendendo livros que para nossa história não contribuem em nada.

Preocupação: Nova organização em literatura.[editar código-fonte]

Tenho um preocupação.. Se esse artigo é sobre literatura, ele deveria ter todos o movimentos literarios. Concordam ? Uma breve introdução para cada. Ou pelo menos o nome deles. Como essa é a versão em portugues da enciclopedia, creio que devemos dar mais atenção para a literatura da lingua portuguesa, mas não deixando de citar a litetura pelo mundo. Esta faltando organização aqui, no meu modo de ver. Podiamos montar artigos só sobre cada movimento literário, basicamente em forma de:

  • Marco Inicial
  • Contexto Histórico
  • Caracteristicas
  • Autores, suas tendencias e obras.
  • E outras informações extras. Com certeza coloborarei, mas essa tarefa necessita ajuda, paciencia, e organização.

=> Começariamos por Trovadorismo(Movimento em Portugal)..Depois Humanismo, etc.. => O que pensam sobre isso ? --Gabrielt4e 16:56, 29 Novembro 2005 (UTC)

Eu acho uma boa idéia. De qualquer forma, também precisamos ter o cuidado de não entulhar em demasia esse artigo. Mas que ele precisa de um bom trato, isso precisa. Indech::alô? 00:48, 30 Novembro 2005 (UTC)

Gabriel, acho que já existe os links para Escolas literárias de Portugal e Escolas literárias do Brasil (os links aparecem em "Escolas literárias"), que é o mesmo que dizer "movimentos literários". Creio que essa informação neste artigo (que precisa de ser trabalhado a vários níveis) seria redundante. Este artigo deve ser, acima de tudo, sobre literatura a um nível mais geral e não sobre literatura em língua portuguesa, especificamente. Manuel Anastácio 19:36, 30 Novembro 2005 (UTC)

Então, mas acho que falta então algum artigo especial para a literatura de nossa lingua, por que, o mesmo link que tem no realismo da escola literaria de Portugal, tem na do Brasil. Me entende, os artigos estão muito vagos, e em geral os artigos estão bagunçados.--Gabrielt4e 20:34, 30 Novembro 2005 (UTC)

Isso é besteira. A literatura não é uma coleção de "movimentos literários" que na verdade não passam de esquematizações grosseiras para uso escolar. Além disso, países diferentes têm "movimentos" diferentes, e esse verbete é sobre Literatura, não Literatura do País Tal. Acho preferível gastar esforço para limpar o texto, removendo o academicismo contemplativo sendo mais objetivo. -- 201.66.34.205 02h02min de 19 de Junho de 2007 (UTC)


Gabriel, se navegasses nas páginas Literatura brasileira e Escolas Literárias, veria que tem tudo o que sugeres.

Não concordo em deixar aquela feiúra do aviso de que precisa melhora um artigo com tanto conteúdo e tão importante. Se tiveres algo a inserir no texto, esteja à vontade.

--Marcelo Spalding 16:11, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Desculpem-me por entrar na discussão por acaso, mas acho que antes de tudo, deveria-se abordar as origens da Literatura. Se vocês pretendem algo que possa ser contributivo, não podem deixar de arrolar as hipóteses sobre as origens da arte de narrar, ou exprimir os mais íntimos e universais sentimentos,ou de dramatizar a realidade. Não poderão se furtar, também, de apontarem para a especificidade da linguagem literária, ficcional, predominantemente conotativa, em oposição a outras, de caráter denotativo. Creio que uma Introdução, com os aspectos apontados scima, enriqueceria muito o trabalho que pretendem desenvolver.
Fernando Ramos 05/02/06  15:40

Escola Galega e Portugues não é a mesma coisa? --Gabrielt4e 01:45, 11 Dezembro 2005 (UTC)

A afirmação de que Dom Quixote foi a primeira obra em prosa "corrida" é absurda ouveram muitos antes, a propria obra "El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha" (titulo original de Dom Quixote) é uma satira aos romances de cavalaria da epoca, que éram escritos em prossa "corrida".

Se temos a teoria do tudo no meio dele tem algo então decidi dividilo pelo Centro dos números que é zero absoluto o resultado da divisão é harmonia e dentro da harmonia a constante da paz mas não pára dividisse a equação da PAZ por xis... O resultado do xis está à sete chaves no meu livro de mais de 300 páginas sobre ASSOCIAÇÕES DE IDÉIAS assinado Sr Via Lactea. Michel Baia Leite (discussão) 18h39min de 25 de julho de 2019 (UTC)[responder]