Discussão:Pink Floyd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Que vocês acham da sincronia que existe entre o disco "Dark side of the moon" e o filme "O mágico de oz"

Pink Floyd vs The Wall[editar código-fonte]

Caro Palulo. Sinceramente nao vi "o magico de oz". No entanto, e caso ja tenha visto o filme "the wall", alias nao duvido que ja tenha visto, ha determinadas referencias, não propriamente nas "lyrics", mas em partes de diálogo, que são repetições de "Lyrics" do "dark side of the moon". A propósito, para se chegar a Fataunços, basta seguir a IP5 desde Aveiro em direcção à Guarda e, saindo no nó de Vouzela, Fataunços é a primeira povoação que lhe aparece.

Vou dizer o q eu acho, eu acho q nos tempos antigos as coisas era muito mais fantasticas do que hj, onde tudo é levado como se as pessoas só tem q obedecer as leis. É por isso q qndo vc assisti um filme como Matrix , acha q pode ser verdade. E esta banda tem alguma coisa muito misteriosa ao seu lado.

Referências externas[editar código-fonte]

Existe muita informação dispersa sobre as origens dos Pink Floyd, incluindo muitas contradições. Ficam aqui algumas referências que podem ser uteis para cruzar informação. Há que ter o devido cuidado para validar a informação, pois muita pode ser errada. -- Rui Malheiro 13:10, 26 Out 2004 (UTC)

Pink Floyd[editar código-fonte]

Syd Barret[editar código-fonte]

David Gilmour[editar código-fonte]

Nick Mason[editar código-fonte]

Roger Waters[editar código-fonte]

Richard Wright[editar código-fonte]

Os Pink Floyd[editar código-fonte]

Olá, estou começando a editar conteúdo da Wikipédia. Ao ler esse verbete, me surgiu uma dúvida que deve ser simples. No Brasil usamos Pink Floyd no singular e não no plural como esta nesse verbete. Minha primeira reação foi imaginar que seria um erro. Porém me surgiu a hipótese de em outro país de língua portuguesa se usar plural para se referir à grupos. Gostaria de saber se é mesmo esse o caso. Alguém poderia me esclarecer? Se for isso, existe alguma convenção para mantendo a versão inicial, alertar aos leitores brasileiros de que esta no plural por essa ser a forma corrente em Portugal. Minha preocupação é buscar uma forma que evite que leitores pensem que se trata de um erro do conteúdo da Wikipédia ou mesmo que tentem "corrigir" o erro. Obrigado, Rodrigo Sampaio Primo 20:46, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

forma portuguesa[editar código-fonte]

É Rodrigo, essa é a forma como nos referimos aos grupos musicais em Portugal: Os Pink Floyd, os U2, ou Queen. Bom não existe forma nenhuma de alertar (a não ser esta) e o que está escrito em Wikipedia:Versões da língua portuguesa. Eu também estranhei, quando após ter traduzido da EN a maior parte do conteúdo que aí consta, veio um teu conterrâneo e fez a categoria categoria:Álbuns do Pink Floyd. Mas é mesmo assim, primeiro estranha-se, depois entranha-se. O que eu fiz quando comecei a editar na Wikipedia (e ainda o faço) foi chatear algum brasileiro perguntando: "XXX é mesmo assim? ou é um erro?". Quando tiveres dúvidas, estou á disposição como qualquer outro português ou ou brasileiro que já não tenha dúvidas. Paulo Juntas 21:05, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

meio termo[editar código-fonte]

Mesmo entendendo que em Portugal se use os Pink Floyd, gostaria de sugerir o meio termo. Explico, usar-se-ia uma forma que ficasse bem para ambos. Em outros casos a diferença não acarreta erro propriamente dito, mas neste caso sim. Um estudante brasileiro que usar os Pink Floyd são uma banda numa redação do vestibular perde alguns pontos só nesta frase. Por isso, eu sugiro que se opte por Pink Floyd é uma banda, já que esta forma também é aceitável em Portugal.
No Brasil, quando se diz o Pink floyd, o artigo definido O refere-se a grupo musical, em outros casos diz-se a banda, porém no plural só seria aceitável se fosse os integrantes do Punk Floyd, por exemplo, mas eles não seriam chamados de os Pink Floyd.
Eu acho que as diferenças na lusofonia convivem relativamente harmoniosamente aqui nos artigos da Wiki, e estaríamos optando por manter essa harmonia ao evitarmos choques desnecessários.
Bom, foi apenas uma sugestão e uma tentativa de reflexão, baseada em meu ponto de vista pessoal.

Saudações, [[Usuário:Martiniano Hilário|<span title=Martiniano 11:28, 29 Junho 2006 (UTC)

tempestade em copo de água[editar código-fonte]

Não percebo porquê a tempestade num copo de água, quando simplesmente se pode omitir "os" ou "o", e escrever simplesmente "Pink Floyd é uma banda". Da mesma forma, a categoria poderia ser "Álbuns de Pink Floyd" ou "Álbuns da banda Pink Floyd". Exemplos: "Em 1969, a banda lança dois álbuns", ou "Em 1972, os membros decidem ir em digressão" (em vez de "os Pink Floyd" ou "o Pink Floyd").

Isto dá para todos os dialectos, e até já foi sugerido, só não sei porque é que ainda não foi adoptado. Eu faço umas modificações nos próximos tempos se até lá ninguém tiver objecções. Cumprimentos Belard 22:58, 8 Julho 2006 (UTC)

correcção[editar código-fonte]

Oops, não tinha reparado que algumas já foram feitas. Saudações Belard 23:00, 8 Julho 2006 (UTC).

Caros amigos, um detalhe que para uns pode parecer correto, mas não é: "Os Pink Floyd são uma banda de rock inglesa"... O fato é que 'O Pink Floyd É' uma banda. 'Os Pink Floyd' faz referência a seus integrantes, pode dar a entender, seria o mais correto entendimento, aliás; entretanto 'São' uma banda... isso joga por terra essa forma de escrita. Se fosse "Os Pink Floyd são grandes músicos de uma famosa banda de rock..." estaria até coerente gramaticalmente, mas não é o fato. E tratando-se de uma enciclopédia, fica uma interrogação do pq deixaram este erro passar. Abraços a todos e saudações! JBarros

Obs: Após leituras e correções, se o fizerem, apaguem esta escrita minha pq não tem sentido continuar aqui. Fica um tanto quanto feio e 'indelicoso'. Pink Floyd não admite isso. Risos...

difícil adaptar[editar código-fonte]

Acho complicado encontrar um meio-termo entre o uso do artigo no singular ou no plural. Eu também achei estranho quando encontrei Os Pink Floyd, estava até reescrevendo a introdução usando o singular, mas sabem, não fará muita diferença no conteúdo se a forma ficar no plural ou no singular. Para efeitos de padrão, deixemos no plural. Senão, vai vir um brasileiro mudar, outro português desmudar, e ficaremos nesta briga tola... Saudações Renato 14:56, 15 de dezembro 2006 (UTC)

Consistência[editar código-fonte]

Fiz um punhado de alterações em prol da consistência do artigo. Explico: há trechos em que se refere à banda como "o Pink Floyd" e "os Pink Floyd", nomes de músicas escritos ora em itálico, ora entre aspas, nomes de álbuns ora em maiúsculas, ora com apenas a primeira palavra capitulada, e assim por diante.

O critério que usei para as alterações foi ajustar tudo ao que mais ocorria, ou ao que aparecia primeiro. Assim, substituí todas as expressões "o Pink Floyd" por "os Pink Floyd", mesmo sendo brasileiro e estando mais acostumado à primeira forma; coloquei todos nomes de músicas entre aspas, e todos os nomes de álbuns com apenas a primeira palavra tendo letra maiúscula; e os trechos de músicas em itálico (assim, há uma fácil diferenciação visual entre o que é nome e o que é trecho). Além disso, também fiz algumas alterações de puro estilo, correções de pontuação, e coisas do gênero. 201.74.90.24 19:29, 2 Março 2007 (UTC)

Não concordo nada mesmo com essa alteração, e desfiz. trocar a grafia dos meses do ano para minúscula é conflito pt-br, assim como trocar frequente por freqüente e outras. PARG 22:21, 2 Março 2007 (UTC)

Tradução/Adaptação/Candidatura à lista de Melhores Artigos[editar código-fonte]

Como todos sabem, o artigo é candidato à lista de Melhores da Wikipedia em português, e a maioria dos votos foi contra - o meu, inclusive. Por isso, sugiro que organizemos um grupo para traduzir/adaptar o artigo da Wikipedia em inglês, que está efetivamente na lista dos melhores... E também nos organizarmos para revisar/melhorar o que estiver relacionado ao Pink Floyd: os artigos referentes aos álbuns, aos integrantes, e assim por diante. Noonan 21:57, 3 Março 2007 (UTC)

Troca de nome de tópico[editar código-fonte]

Amigos, estive lendo o artigo e notei que no tópico "Atividades recentes" não constava o anúncio de Gilmour sobre o fim da banda, bem como não dizia nada sobre a morte de Barrett. Sendo assim, achei por bem trocar o nome do tópico para "Últimos acontecimentos" e no fim do mesmo acrescentei esses dois fatos que acabei de citar. Também fiz algumas alterações no texto para que se adaptasse às novas entradas.

Peço a quem se interessar: fazer comparações dessas alterações para eventuais melhoras no novo texto.

Abraços a todos.

Imagem do artigo[editar código-fonte]

A legenda da foto diz que é uma imagem de um concerto em Portugal em 1994. No entanto, as estruturas mecânicas "voadoras" não foram usadas na turnê de 94. Além disso, é possível identificar o saxofonista/guitarrista Scott Page na imagem, que não estava presente na turnê em questão. Por tudo isso, a foto só pode ser da turnê entre 1987 e 1989, que foi registrada no video Delicate Sound Of Thunder. Black Condor 05:34, 14 Abril 2007 (UTC)

Fontes[editar código-fonte]

O artigo está bem desenvolvido. No entanto, alguém mais dentro do assunto poderia aumentar a quantidade de referências ao artigo, para ver se este consegue atingir outro patamar? Saudações, SOAD_KoRn (msg) 22h31min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Wikiprojeto Pink Floyd[editar código-fonte]

Wikipedia:Projetos/Música/Rock/Pink Floyd.Hyju (discussão) 21h01min de 19 de setembro de 2010 (UTC)

Informação sobre Roger Waters em Portugal[editar código-fonte]

Ontem, na secção "Espetáculos ao vivo/ Em Portugal" eu acrescentei informações sobre o show do Roger Waters do Rock in Rio 2006 e sobre a sua digressão em Março. Porque é que foi removido? E se for apenas porque neste artigo não são "contabilizados" os espetáculos a solo do Waters, então porque é que há informação sobre o concerto de Berlim e uma imagem do Waters no Rock in Rio, mesmo sem este ser referido no artigo?

(Henriquedematos (discussão) 17h02min de 19 de maio de 2012 (UTC))

Links Externos[editar código-fonte]

Links Externos deve ser revisto, acho que devem ser removidos páginas de um twitter Brasileiro do pink floyd que obviamente não é oficial, remover páginas de pequenos fã clubes sem notoriedade e de bandas covers brasileiras, além do artigo externo que leva para página quebrada. Obrigado. DeFranco (discussão) 17h29min de 21 de junho de 2012 (UTC)

Tem toda a razão, já removi os links inadequados que constavam da seção (fan pages, etc). RafaAzevedo disc 18h23min de 21 de junho de 2012 (UTC)
Excelente RafaAzevedo, Obrigado. DeFranco (discussão) 20h44min de 21 de junho de 2012 (UTC)