Discussão:Quarentena

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Infeção ou infecção[editar código-fonte]

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar os substantivos femininos infecção e infeção sempre que quisermos referir o ato de infeccionar ou infecionar, ou seja, contagiar, contaminar. Refere-se à entrada e desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos num organismo, provocando doenças e sintomas diversos. A palavra infecção é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra infeção, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que infecção.

Infecção e infeção têm origem na palavra em latim infectione. Para alguns falantes o c permaneceu na palavra, para outros o c sofreu evolução. A palavra infecção é a mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra infeção é a mais utilizada no português de Portugal, desde a entrada em vigor do mais recente acordo ortográfico.

https://duvidas.dicio.com.br/infecao-ou-infeccao/

Tem editores que assinalam a grafia pt ou br. Melhor respeitar, aceitando ambas indistintamente, afinal é português. Neste caso fiz a distinção e incluí: aceção (Do latim acceptiōne) que também se pode escrever acepção e Príon (Br) Prião (Pt) --CostaPPPR (discussão) 12h52min de 21 de março de 2020 (UTC)[responder]

Período de incubação[editar código-fonte]

Será que vale incluir uma tabela com exemplo dos distintos períodos de incubação?

  • Sarampo: 10 dias 8 a 13 dias da data da exposição ao contágio até o aparecimento da febre (BENENSON, OMS 1983)
  • HIV da fase aguda, podendo variar de cinco a 30 dias. Não há consenso sobre o conceito desse período em AIDS. Período de latência: É o período compreendido entre a infecção pelo HIV e os sintomas e sinais que caracterizam a doença causada pelo HIV (aids). Sem o uso dos anti-retrovirais, as medianas desse período estão entre 3 a 10 anos, dependendo da via de infecção. Período de transmissibilidade: O indivíduo infectado pelo HIV pode transmití-lo durante todas as fases da infecção, sendo esse risco proporcional à magnitude da viremia. Esse é o mais complicado ...http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=32
  • Ameba de alguns dias a vários meses ou anos (BENENSON, OMS 1983)
  • Leishmaniose visceral geralmente 2 a 4 meses mas pode durar apenas 10 dias ou estender-se a 24 meses (BENENSON, OMS 1983)

--CostaPPPR (discussão) 18h42min de 22 de março de 2020 (UTC)[responder]