Discussão:Reciclagem de papel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  • Na minha opiniao vcs deviam colocar a importancia do papel na ideia, poi se não,a pesquisa fica incompleta ok? thau!!!


Impacto ambiental[editar código-fonte]

  • Tenho dúvidas com relação ao custo/benefício da produção de papel reciclado, sob o ponto de vista do impacto ao meio-ambiente. É verdade que o processo de produção do papel reciclado é bastante poluente, bem mais do que o processo de produção do papel virgem?
  • RESPOSTA II: Não se obtém nenhuma vantagem ambiental ou social ao trocar o papel branco pelo papel reciclado de imprimir e escrever. Pois ambos tem uma origem em comum que é a produção de matéria prima, a partir de florestas plantadas, bem manejadas e certificadas por organismos internacionais quanto à sua sustentabilidade.
    • No caso do papel virgem (branco) o papel é feito a partir de matéria prima virgem diretamente da celulose oriunda de florestas plantadas para esta finalidade. Portanto ao se consumir papel no Brasil, não se está consumindo nenhuma árvore nativa, visto que esta árvore foi plantada e colhida para esta finalidade, portanto é um engano imaginar que árvores estão sendo “salvas” ao se utilizar menos papéis ou ao utilizar papéis reciclados.
    • O engodo de salvar árvores é equivalente a dizer a “não comer pipocas” para salvar pés de milho.
    • No papel reciclado esta matéria prima é oriunda de um papel que já fora anteriormente produzido ou utilizado pelo consumidor final.
    • Além de não preservar árvores cabe informar que o papel reciclado de imprimir e escrever também não economiza recursos naturais como água e energia, como acontece na produção de outros papéis reciclado como embalagens e sanitários.
    • Pois papéis de embalagens e sanitários demandam menos processamento das aparas do que o processamento exigido nos papéis de imprimir e escrever reciclados.

Reciclagem[editar código-fonte]

A Necessidade da Reciclagem não se resume a "poupar árvores", de facto o que se poupa são os recursos, pois as árvores utilizadas para fabricar o papel consomem imensos recursos tanto hídricos como do solo, deixando-o completamente seco e estéril, além do mais o papel reciclado poupa energia e ajuda a manter o ambiente mais limpo. Só para concluir, lá porque no Brasil o papel reciclado é de cor parda isso não significa que seja verdade no resto do mundo, de facto existe papel reciclado de todas as cores e qualidades, chegando mesmo a rivalizar em qualidade em relação ao papel não reciclado, só os grandes produtores de papel é que inventam desculpas para promover o seu produto, denegrindo a eficacia a qualidade e os benefícios do papel reciclado.

Publicidade encapotada[editar código-fonte]

Retirei esta frase "Reciclato é uma folha de papel reciclada, por favor criem um artigo sobre isso e linkem com as outras versões da wikipedia." do artigo, pois é publicidade encapotada, Reciclato não é nenhuma folha de papel reciclado, é uma marca de papel reciclado, como se pode ler aqui. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 01h52min de 29 de junho de 2009 (UTC)