Discussão:Samba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Questiono a qualidade desse artigo[editar código-fonte]

O editor Usuário:Rbrandao reescreveu o artigo apagando completamente o artigo anterior, atitude com a qual discordo, mas que não tenho força para desfazer. Infelizmente esse novo artigo é baseado principalmente, ao menos nos pontos que me interessam, em uma única fonte (Dicionário Cravo-Albin) e postula muitas posições que considero questionáveis, entre essas principalmente a de que o gênero "pagode" é derivado diretamente do "partido alto". Meu conhecimento de samba não é proveniente de livros ou fontes textuais e sim de experiência própria. Posso dizer que o gênero musical que se convencionou chamar "pagode" muito pouco tem a ver com o gênero "partido alto" como se conhece na região do Rio de Janeiro. Mais informações sobre o meu ponto de vista podem ser encontradas na página de discussão do editor Rbrandao. Outro ponto que não me agrada é a categorização de um estilo chamado "samba-de-morro", o qual para mim seria simplesmente samba. Ora, o fato do samba ser proveniente do morro o faz um samba diferente? Creio que aí haveria uma inversão de valores. --Lvmachado (discussão) 21h40min de 24 de fevereiro de 2009 (UTC)

Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Texto parcial, faz afirmações genéricas e imprecisas, como "retorno do samba às origens populares", "estilo nacional por excelência", que a indústria fonográfica destrói a cultura popular, ignora o samba etc. Pedromelcop (discussão) 19h45min de 6 de março de 2011 (UTC)


samba: "estilo nacional por excelência"; talvez seja o samba do carnaval e olhe lá, tirando o carnaval o samba é pagode, e o pagode se modificou na década de 1990 se tornando pagode romântico que é um estilo de samba muito diferente, e tem uma galera que não gosta de pagode.

então aonde o samba é "estilo nacional por excelência"? lugar nenhum Fox de Quintal (discussão) 16h32min de 22 de outubro de 2015 (UTC)

Desambiguação Necessária[editar código-fonte]

O termo "Samba" pode ser usado em outros contextos (p.ex. http://www.samba.org), portanto é necessário criar uma página de desambiguação. Zekkerj (discussão) 20h48min de 12 de agosto de 2014 (UTC)

Queira ler WP:DES antes de começar. Yanguas diz!-fiz 21h20min de 12 de agosto de 2014 (UTC)

Caso de remoção de trecho[editar código-fonte]

O usuário Juniorpetjua e o IP 177.136.39.98, estão em guerra de edições por causa do trecho: - Rio de Janeiro - "onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano."

  • A afirmação contêm fontes no artigo: [..] No início da década de 1890, havia mais de meio milhão de habitantes no Rio, dos quais apenas a metade era natural da cidade - os demais vinham de outras províncias, como Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e, principalmente, Bahia.[24] [...] Assim, o samba propriamente como gênero musical nasceria nos primórdios do século XX nas casas destas "tias baianas", como um estilo descendente do lundu, das festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mão [5].

Quero entender a lógica por trás da remoção que não foi justificada. Bia Alencar Hello! 01h17min de 12 de fevereiro de 2016 (UTC)

@Bya97:... Esse pessoal tem grave problema de interpretação e sempre me faz perder tempo. As diferenças entre o trecho por mim removido e o trecho que você destaca são enormes! No início do texto já é mencionada a relação entre o samba e o samba de roda do recôncavo baiano; e o trecho que eu removi fala, sem fonte alguma, de um momento incorreto e do sertão baiano, e, já que você não sabe nada de geografia, vale salientar que sertão e recôncavo são áreas completamente diferentes da Bahia. ...Fala sério!--Juniorpetjua (discussão) 14h18min de 12 de fevereiro de 2016 (UTC)
Não parta para ofensas pessoais que isso leva a bloqueio Juniorpetjua, na verdade, a essa altura já era para estar bloqueado com a soma da guerra de edições + WP:RECUSA + ofensas pessoais, tem sorte de eu estar de bom humor. A frase não está incorreta, o artigo diz que vinha negros de todos os cantos da Bahia, isso inclui o sertão e o recôncavo. Então, o certo é deixar a frase "onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros da Bahia". Bia Alencar Hello! 14h34min de 12 de fevereiro de 2016 (UTC)
  • complemetando: o inicio do artigo diz que suas origens está no recôncavo baiano, mas o gênero em si tomou a forma atual no Rio de Janeiro, então tem que deixar claro para o leitor que os negros da Bahia foram para o Rio e houve a troca de culturas que possibilitou a existência do samba. Bia Alencar Hello! 14h37min de 12 de fevereiro de 2016 (UTC)

Samba de raiz[editar código-fonte]

@Hyju: e @Leon saudanha: Eu vi isto: Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Samba de raiz; Samba, o que é que foi fundido? Melhor é desfazer o redirecionamento Samba de raiz. Fox de Quintal FQ (discussão) 02h15min de 21 de dezembro de 2016 (UTC)

Fo fundido pelo artigo ser pequeno e sem desenvolvimento, fora definir o que é raiz é tanto complicado, o samba sofreu muitas modificações desde o começo.Hyju (discussão) 13h36min de 21 de dezembro de 2016 (UTC)
Isso eu sei que o samba teve várias modificações, mas então quer dizer que o artigo que definiu o samba de raiz estaria errado? é... quem sabe né. Fox de Quintal FQ (discussão) 14h08min de 21 de dezembro de 2016 (UTC)
Ele não tinha fontes.Hyju (discussão) 15h20min de 21 de dezembro de 2016 (UTC)