Discussão:Sociedade Esportiva Palmeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Nadave essa foto que colocaram ae![editar código-fonte]

colocam a bandeira com o simbolo, ofcial

Lista de Presidentes[editar código-fonte]

Alguém se habilita a carregar a Lista de Presidentes...

Como que funcionara? quais funçoes e tal???

Aviso[editar código-fonte]

Completei o tópico de "Patrimônio e Instalações" com uma lista do que é encontrado tanto nos ct's como no clube de campo, só uma lista, nada mais, vamos ver se agora alguém vai insinuar que lista também é VDA (LOL, LOL, LOL, LOL, LOL...) SEP 18:43, 8 Novembro 2006 (UTC)

Bloqueio? Pq?[editar código-fonte]

Qual o motivo da frescura de bloquear a página? Eu e outros usuários tentamos corrigir alguns erros presentes na página e vocês a bloqueiam? Párem de ser ridículos e liberem novamente a página. (Interessante que quando um torcedor adverssário editou a página colocando informações falsas para desdenhas a S.E. Palmeiras, ninguém bloqueou a página... muito interessante).

O motivo é somente um; Vandalismo cometido por anônimos, como você! Se quiser editar, se registre. E mais uma coisa; as suas edições não corrigiram erro algum, pelo contrário, você só colocou baboseiras totalmente parciais, então fique quieto para não falar asneiras! SEP 23:06, 21 Outubro 2006 (UTC)

Alguém me ajude, por favor.[editar código-fonte]

Estou registrado na Wikipedia mas não consigo editar o artigo do Palmeiras. Gostaria de ajudar meu clube de paixão. Alguém poderia me ajudar por favor?

Reversão[editar código-fonte]

eu nao sei mexer nisso ae entao ponho aqui mesmo esperando q alguem q possa editar a pagina leia coloquem o porco como mascote pois ja ha muitos anos eh considerado o mascote verdadeiro da torcida e ate do clube

obrigado

Bloqueada[editar código-fonte]

Eu me registrei e a página ainda aparece bloqueada, o que acontece?? SEP 04:17, 8 Outubro 2006 (UTC)

Continua bloqueada!!! Eu já me registrei!!! O aviso diz que é só se registrar!!! O que está acontecendo??
Depois do desbloqueio por parte de uma usuária, que eu agradeço muito, eu realizei algumas mudanças, corrigindo algumas informações, acrescentando outras e colocando algumas fontes, espero ter colaborado com a melhoria do artigo.


Alguém pode me xplicar pq nunca se põe os escudos dos times no Brasil? Guilherme Belmont Guilherme Belmont (discussão) 16h51min de 26 de outubro de 2009 (UTC)

Jogadores mais Importantes[editar código-fonte]

Eu havia inserido o nome de Bianco ( autor do primeiro gol ) e Heitor ( o maior goleador de todos os tempos ). Não entendi porque retiraram de lá.. Está faltando o nome do Cléber(Zagueiro) lá na listas de jogadores importantes!!

Revisão das Curiosidades[editar código-fonte]

O Palmeiras foi eleito o Campeão do Século pelo jornal do futebol brasileiro O Estado de S. Paulo, pois foi o único time a ter conquistado pelo menos uma vez todos os campeonatos que já disputou, sem exceção. Errado !!! É só entrar no Site Oficial do clube e obter uma cópia dos motivos que levaram o clube a ser reconhecido como Campeão do Século: Ranking do Jornal O Estado de S.Paulo, Ranking do Jornal Folha de S.Paulo, Ranking da Revista Placar e Ranking da Federação Paulista de Futebol [com anúncio publicado em todos os jornais de SP]

O maior rival do alviverde para os torcedores é o Corinthians, já o maior rival para os dirigentes é o São Paulo. Informação totalmente subjetiva, parcial, não corroborada por nenhuma pesquisa séria, ou mesmo amadora. Acho a informação desnecessária, até porque não consta no artigo dos demais clubes algo parecido, mas se fosse pra constar, o texto mais apropriado seria: o maior rival da equipe é sem dúvida o Corinthians. Já o maior inimigo é o São Paulo em função dos acontecimentos de 1942 quando estes lutaram pela extinção e desapropriação do Palestra, para ficarem com o patrimônio do clube.

Concordo que você faça essas alterações e amplie o conteúdo do artigo, principalmente a parte da história do clube. Só não precisa mudar a "aparência" das estatísticas, números e títulos que estão boas. E quando fizeres as mudanças, coloque um aviso na seção dos artigos em votação para destaque, para que todos saibam e com isso possam ler e votar a favor do artigo.


A informação sobre o texto que diz que o Palmeiras foi considerado o Campeão do Século XX foi alterada corretamente. Mas, entre as curiosidades, é importante citar que o Palmeiras é a única equipe do Brasil que conquistou todos os campeonatos oficiais nacionais que disputou. Na minha modesta opinião, isso poderia ser colocado até na apresentação principal, logo após a citação das conquistas da Libertadores e da Copa Rio. É fato também que o Palmeiras é o maior vencedor campeonatos oficiais disputados no Brasil em toda a história. Isso não é comentário de torcedor apaixonado. É fato conhecido por todos e está aqui na própria enciclopédia, no seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_campe%C3%B5es_nacionais_do_futebol_brasileiro --Leonef (discussão) 22h03min de 25 de janeiro de 2009 (UTC)Leonef

Atenção![editar código-fonte]

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte:http://www.geocities.com/memoriais/hispal.html?975605636080

Vandalismo[editar código-fonte]

Vandalismo detectado neste artigo ALSM 23:34, 31 Mar 2005 (UTC)

Sem principios de imparcialidade.

Erro[editar código-fonte]

Eu tirei uma informação errada que diz que o goleiro Marcos tinha completado 500 jogos, isso não é verdade.

Na seção Mais Gols no mesmo Jogo: Correção da data de 06/08/1920 para 08/08/1920 e Placar contra o Corinthians de São Bernardo do Campo de 8 x 8 para 11 x 2 - fonte: Palmeiras RFB - http://palmeirasrfb.cjb.net - uhryn 11:29, 01 Nov 2005 (UTC) - uhryn@ibge.gov.br

Jailson é número 49

Gustavinhon (discussão) 15h29min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Cor[editar código-fonte]

Não deu para entender!!!!! Eu mudei a cor da tabela do artigo para um verde mais escuro, que é a cor oficial do Palmeiras, em vez desse verde fraco e horroroso que aí está, então, por que mudaram de volta?????? Voltarei a mudar para o verde mais escuro, além de ser muito mais bonito!!!

MUDEI DE NOVO, SERÁ QUE VOCÊS NÃO ENTENDEM? A COR OFICIAL É O VERDE MAIS ESCURO DO QUE ESSE QUE VOCÊS INSISTEM EM COLOCAR, PORTANTO DEIXEM O VERDE MAIS ESCURO, ENTENDERAM!!!!!!!!!!!!!!!!
Você insiste em mudar a cor da fonte, e não do fundo... e não precisa partir pra ignorância, Sr. anônimo... Indech::alô? 01:13, 6 Dezembro 2005 (UTC)
Então mude a cor do fundo, Sr. Espertalhão!!!!!!!!! Ou pelo menos, diga como se faz isso!!!!!!!!!!
Parece que esses débeis mentais não aprendem, a cor do verde tem que ser escura, entendeu <PIIIIIIIIIIIIIIIIIIII>. Se você que é o espertalhão souber mudar a cor de fundo de outro jeito, então mude, mais o verde tem que ser escuro, entendeu <PIIIIIIIIII>, é a cor oficial do time, deu para entender agora, <PIIIIIIIIIII>!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse verde claro não é o oficial, entendeu <PIIIIIIIIIIII>!!!!!!!!!!!!!!!!!

ELENCO[editar código-fonte]

Postei a tabela do elenco, pretendo ampliar os dados e deixá-los atualizados mas ADM NÃO DELETEM! está tudo certo , se duvidam olhem no plantel do palmeiras, na página da conmebol tb

ATENÇÂO!!!!!

Kleber número 30

Não Gustavinhon (discussão) 15h28min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Não Gustavinhon (discussão) 15h28min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Imagens[editar código-fonte]

Porque a imagem da Caneca ? Porque não apenas o simbolo ou algo mais bonito ? Alguém sabe explicar ? ou podemos trocar ?

Provavelmente porque não existe nenhuma outra imagem que possa ser utilizada na Wikipédia, sem que violemos algum direito de uso. Devemos seguir as normas da Wikipedia:Política de imagens. --OS2Warp msg 00:50, 27 Março 2006 (UTC)

Esse lance da imagem não pode ser discutido diretamente com o SEP? Eu vejo na Wiki em Ingles que vários outros clubes de outros países e mesmo de outros esportes têm seu simbolo publicado na mesma.

É porque a wikipédia aglófona aceita fair use, nós não. -- Fernando Ф 22:54, 22 Maio 2006 (UTC)

Pessoal, eu tinha tirado algumas fotos de uns objetos do palmeiras mas era pra ficar no Commons. Não sei porque trouxeram para o artigo, eu preferiria somente a caneca que está melhor focalizada e com a iluminação adequada. O que acham? Tira-se? Deixa? abraço! Lipe ҉ 23:01, 22 Maio 2006 (UTC)

Não tem nenhuma imagem que possa ficar no lugar dessa Xícara horrenda? No google imagens tem milhares de imagens de distintivos. Como posso trocar? GUZ
É necessário autorização EXPRESSA do Palmeiras para usar o símbolo do clube. Dantadd 16:38, 14 Setembro 2006 (UTC)

Por que não põe os escudo do time?

Parem com isso[editar código-fonte]

Por que vocês estão fazendo isso???? Eu estou tentando corrigir os erros a vários dias e vocês insistem em reverter, vocês não leram as minhas mudanças???? Existem vários erros no texto atual, sejam humildes e reconheçam que estão errados, parem com essa safadeza. É com esse tipo de atitude que vocês acabam desanimando as pessoas que querem colaborar com a wikipédia. É revoltante, eu quero ajudar e meia dúzia de... é melhor nem falar, eu desisto dessa merda, cansei!!!! São sempre os mesmos, sempre aquela meia dúzia que está destruindo esse projeto que tinha tudo para ser maravilhoso. Paciência tem limites. Deixem o artigo com vários erros, as pessoas que futuramente lerem este artigo irão pensar que isso aqui não é confiável, e que qualquer um pode escrever um artigo com vários erros e irá "passar em branco", sem nenhuma correção, lamentável!!!! o comentário precedente não foi assinado por Usuário:200.232.195.62 de 200.232.195.62 (discussão • contrib.) 10:35, 28 Junho 2006 (UTC)

Você pode trazer dados verídicos (se realmente forem) sem problemas, desde que não tire todo artigo do estilo. Outro ponto é escrever corretamente, em frases bem trabalhadas e sem o "ardor" de um torcedor. --Dantadd 10:35, 28 Junho 2006 (UTC)

Bloqueio[editar código-fonte]

A página tem um aviso onde consta que usuários não-cadastrados não podem editar o artigo. Acontece que o Usuário:SEP gostaria de editá-lo, mas a página só lhe oferece a opção de visualizar o código. Provavelmente foi bloqueada para todos os usuários. Vou desproteger para que se possa editar, mas vigiarei a página para o caso de se iniciarem novamente edições impróprias. Lusitana 06:21, 10 Outubro 2006 (UTC)

VDA[editar código-fonte]

retirei trecho muito similar a conteúdo que pode ser encontrado em:http://www.pontoverde.com.br/index?page=shop/institucional/treinamento

LijeØAlso msg 05:59, 31 Outubro 2006 (UTC)

Refiz o texto que disseram que era VDA (LOL, LOL), espero que estejam satisfeitos, leiam e tirem suas próprias conclusões! SEP 07:57, 31 Outubro 2006 (UTC)

Voltei a reverter: alteração de locais de palavras, alguns acrescentos, por aí:

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sociedade_Esportiva_Palmeiras&diff=3679916&oldid=3667918

continua a dar para ver que tem como base:

http://www.pontoverde.com.br/index?page=shop/institucional/treinamento

LijeØAlso msg 17:12, 31 Outubro 2006 (UTC)

Você não leu, eu refiz o texto, não tem nada de VDA! SEP 03:47, 1 Novembro 2006 (UTC)

Alterar os locais das palavras, colocar sinónimos, fazer uns acrescentos de texto, não faz com que deixe de ser vda. Continua a dar para perceber claramente que foi retirado do site indicado. LijeØAlso msg 03:57, 1 Novembro 2006 (UTC)

Pois para mim não parece, e é absolutamente legítimo, não é, de longe, um VDA. Só falta você dizer que o endereço tem que ser diferente, caso contrário será VDA... oras, endereço é endereço! Lijealso, deixe o editor trabalhar em paz...--AlexHubner talk 12:10, 14 Novembro 2006 (UTC)


...então isto é um mistério insondável: [1]

esta foi posterior, para não incluir o endereço (resultado idêntico):

[2]

Lijealso msg 18:27, 14 Novembro 2006 (UTC)

Vou colocar referências. Lijealso msg 20:13, 14 Novembro 2006 (UTC)

Patrimônio[editar código-fonte]

É muitíssimo questionável ver no artigo de uma enciclopédia uma listagem de patrimônio como se fosse um folheto promocional para venda de títulos de sócio do clube. Qual a relevância de saber quantas lanchonetes, estacionamentos, enfermarias ou berçários tem um clube?? Isso é completamente despropositado num artigo enciclopédico. Sugiro enxugar essa parte. Dantaddσυζήτηση 20:24, 16 Novembro 2006 (UTC)

Concordo. Está um exargero a Wikipédia apenas está sendo destinada a propaganda comercial.--OS2Warp msg 21:07, 16 Novembro 2006 (UTC)

Correção[editar código-fonte]

O n° de torcedores palmeirenses supera 18 milhões segundo o ibope Por favor alguem corrija esse erro!

Se você possui alguma fonte confiável, como um site ou matéria de jornal ou revista que possa ser adicionada junto a informação, sinta-se a vontade para corrigir o suposto erro. SEP discussão 22:51, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Repetição[editar código-fonte]

Já não sou o primeiro que, mesmo depois de registrado, não tem habilitada a opção editar.

Futebólico msg 22:19, 13 Dezembro 2006 (UTC)

Evolução dos Uniformes do Palmeiras[editar código-fonte]

Amigos: criei uma página em meu blog, com o histórico dos uniformes dos principais clubes brasileiros - dentre os quais o Palmeiras. Gostaria de sugerir a vocês a inclusão do link para esta página, no links externos.

Os desenhos foram criados por mim, sob licença Creative Commons.

Qualquer dúvida, por favor, me avisem.

Um abraço,

Felipe Augusto Marx

Novas imagens[editar código-fonte]

Me dei a liberdade de colocar no artigo o primeiro símbolo do Palestra/Palmeiras, a cruz de Savóia, e uma foto de satélite do Estádio; ambas as imagens estão adequadas as regras vigentes da Wikipedia Lusofônica.

Futebólico 19:55, 19 Dezembro 2006 (UTC)

Torcida[editar código-fonte]

Acho que a seção Torcida está imparcial, chegando a desvalorizar torcedores de outros clubes... Parece que esqueceram do princípio da imparcialidade... Se alguém possuir links externos com números sobre torcidas, seria interessante para modificar o artigo...

Realmente. Está totalmente imparcial essa informação de que se reveza com a torcida do São Paulo. Há muito tempo isso não acontece... Vamos ser honestos e passar a informação corretamente. O Palmeiras tem a 4.a maior torcida do Brasil e isso é de grande mérito.

Estranho. O link para a última pesquisa nacional válida sobre torcidas está indicado no próprio artigo, e o texto descrito está cabalmente fundamentado. http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=274

Mais sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil

Predefinição da introdução[editar código-fonte]

Tentei fazer uma alteração mas não consegui por causa de um "spam".

Se alguem puder, queria incluir isto no artigo:

Sociedade Esportiva Palmeiras
Dados do Time
Local Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, Bandeira do estado de São Paulo.svg SP
Apelidos align=center bgcolor=#ffffffVerdão, Alviverde e
Porco
Fundação 26 de Agosto de 1914
Torcedor Palmeirense
16 e 17 milhões, 3ª maior Torcida do Brasil Censo 04/11/2006
Estádio Palestra Itália
Capacidade 36 mil sentados
Presidente Affonso Della Monica
Treinador Atual Caio Junior
Material esportivo Adidas
Patrocinador Pirelli
Divisão 2007 Brasileiro Série A
2006 Série A, 16º

Tito Martins 14:57, 3 Abril 2007 (UTC)

CET[editar código-fonte]

Seria interessante também colocar as datas de inaugurações dos dois centros de treinamentos, tanto o da Barra Funda como o do Parque Ecológico em Guarulhos.

Fifa informa que o Palmeiras ainda não é campeão mundial[editar código-fonte]

Notícia Veiculada no Site do Jornal Estadão [3]

Entidade alerta que a decisão final sobre o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como um título mundial só será definida após reunião no dia 27 de maio.

Link da notícia no estadão. http://www.estadao.com.br/esportes/futebol/noticias/2007/abr/26/255.htm


A MESMA INFORMA QUE SANTOS, SPFC (92-93), FLA E GREMIO, TAMBÉM NÃO O SÃO http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html (último parágrafo)

FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

Jogadores Com Mais Partidas[editar código-fonte]

Por favor, adicionem Djalma Santos (498), Nei (483), Valdir (480) e Galeano (469) na lista de jogadores que mais vestiram a camisa do Palmeiras, formando o Top 10 (fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2007/03/27/295096715.asp). Os números dos outros sete estão ligeiramente diferentes. Também gostaria de ver Galeano na lista de jogadores mais importantes, com certeza ele merece.

atualizei lá de acordo com o site oficial, http://www.palmeiras.com.br/historia/idolos.asp Pedroht 21h53min de 20 de Junho de 2007 (UTC)

Cadê as imagens[editar código-fonte]

O símbolo do Palmeiras onde foi parar? E a cruz de savoia? Será que elas estão sob direitos autorais? Agora estou usando uma userbox sem imagem porque apagaram a cruz de savoia... Uhrrrrr

Alguém mais está inconformado com isso?

Rafael Henrique Avanço 11h25min de 1 de Julho de 2007 (UTC)

Atualização do Elenco[editar código-fonte]

Novos jogadores estão aí enquanto alguns saíram:

Saíram: 11 - Michael, 20 - Florentín

Chegaram: 11 - Deyvid, 20 - Max, 21 - Luís (tomou a camisão do Alemão), 29 - Bruno Farias (tomou a camisa do Cézar)

atualizei alguns... depois coloco o resto Pedroht 16h54min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

Copa Rio nao é oficial...[editar código-fonte]

Eu revertí TUDO o que corresponde á Copa Rio porque esse torneio NAO é considerado oficial pela FIFA. Pelo menos, até a novembro onde se verá... Mientras tanto, uma enciclopedia seria NAO pode incluir informacao NAO oficial. Temos que esperar os resultados futuros. Eu lamento muito, mais debemos ter paciencia com este fato. Por tudo isso, ao día de HOJE (26/08/07) é uma burrada dizer que a Copa Rio (amistosa por invitacao, sem méritos desportvos classificatorios algúm) tem a equivalencia do atual Mundial de Clubes. Nao é oficial, e vou reverter cuantas vezes seja necesario.

--Ultracanalla 03h35min de 26 de Agosto de 2007 (UTC) Titulos= Contando com outros títulos nacionais,o Palmeiras juntamente com o Santos,é o maior campeão nacional do Brasil Títulos= Se contarmos todos os títulos nacionais,o Palmeiras juntamente com o Santos,e o maior campeão nacional com oito títulos no total


CARO MODERADOR, COPA TOYOTA/INTERCONTINENTAL TAMBÉM NÃO É OFICIAL!!! DEIXE DE SER IMPARCIAL ENTÃO E FAÇA A MESMA RESSALVA NOS TÓPICOS DE SANTOS, SP, GREMIO E FLAMENGO!!! A FIFA CONFIRMOU ISSO NO MESMO DEPOIMENTO.

DE DUAS UMA, OU SE TIRA TODAS ESSAS RESSALVAS DE TÍTULO OFICIAL RECONHECIDO PELA FIFA DO TÓPICO DO PALMEIRAS, OU SE FAÇA A MESMA COISA NO DESSES TIMES, PORQUE DESSE JEITO ESTÁ DISTORCIDO, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!!!!!!!!!!!!!!


http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html (último parágrafo)

FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

Copas Toyotas também não são oficias[editar código-fonte]

Se Copa Rio não é oficializada pela fifa as copas toyotas também não são,pois a fifa as considera como torneios intercontinentais de clubes


CARO MODERADOR, COPA TOYOTA/INTERCONTINENTAL TAMBÉM NÃO É OFICIAL!!! DEIXE DE SER IMPARCIAL ENTÃO E FAÇA A MESMA RESSALVA NOS TÓPICOS DE SANTOS, SP, GREMIO E FLAMENGO!!! A FIFA CONFIRMOU ISSO NO MESMO DEPOIMENTO.

DE DUAS UMA, OU SE TIRA TODAS ESSAS RESSALVAS DE TÍTULO OFICIAL RECONHECIDO PELA FIFA DO TÓPICO DO PALMEIRAS, OU SE FAÇA A MESMA COISA NO DESSES TIMES, PORQUE DESSE JEITO ESTÁ DISTORCIDO, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!!!!!!!!!!!!!!


concordo totalmente, está imparcial, pois na mesma ressalva, a própria FIFA disse que não reconhecia os títulos das Copas Intercontinentais desde a década de 60, assim como (SUCH AS) as Copa Rio da década de 50...

ou seja, algum moderador não se conforma com isso e usa sua cabeça e não os fatos para colocar essa ressalva só no do Palmeiras!

Jones


FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

Atualização[editar código-fonte]

Atualizem o elenco por favor

Fim Do Palestra Italia e Surgimento da S.E. Palmeiras.[editar código-fonte]

Alguem por acaso tem algum jornal, documento ou qualquer coisa que relate e deixe mais claro a história de tentativa de desapropriação do clube por parte do São Paulo F.C. durante a guerra?

Grande Abraço a todos.

Que eu tenha conhecimento, somente existe relatos do Oberdan Catani, sobre o tema. Mas, para os torcedores do palmeiras nao sei de deve servir, pois minha fonte é um livro do SPFC.

Michaelserra (discussão) 01h09min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Meu bisavô (Martinelli) foi o primeiro lateral direito do Palmeiras. Ele não participou da "burocracia" da fundação do clube, mas foi um membro atuante nas decisões do time e em outras questões. Por ser de família pobre e morar longe do Estádio, acabamos por não ter um título de usuário do clube e nem menção honrosa em qualquer lugar. Entretanto, o amor ao Palmeiras permanece há gerações na minha família.
Por conta desses fatores, ouço muitas histórias e estórias contadas hoje pelo meu avô, as quais faço questão de relatar a todos que conheço. Cabe lembrar que na época da 2ª Guerra, vivíamos uma ditadura (embora não militar) populista, em que Vargas estava mais preocupado em aumentar a população e melhorar algumas condições sociais. Entretanto, o governo da época citada se preocupou muito pouco com a história e a cultura do país. E é daí quie ouvimos muitas "lendas", já que não há documentos oficiais que comprovem manipulações, negociatas, trapaças e sacanagens cometidas por governantes, políticos e/ou militares. Principalmente em SP, Minas e Rio, estados que comandavam politicamente nosso país.
Depois desse blá blá blá todo, o que quero dizer é que nunca haverão fontes oficiais a respeito. Mas acredito no meu vô e em seus amigos, mesmo torcedores de outros times. Inclusive há uma história contada por ele de que um tal "delegado" (e conselheiro do SPFC) que eu não lembro o nome, mas que comandava a Polícia da Cidade de São Paulo (uma Guarda Municipal da época), enviou toda a sua tropa em direção ao Palestra, a fim de expulsar o Palmeiras do Estádio. Então um General palmeirense enviou um tanque e alguns soldados ao portão do estádio, pra aguardar as tropas são-paulinas. Após um impasse de alguns dias, e intervenção federal, ambas as tropas foram retiradas e o Palmeiras manteve seu estádio... mas nunca achei livro ou site que me confirmasse essa história, entre tantas outras.
Por isso, dizer que o São Paulo é o maior inimigo do Palmeiras é explicável. Entre mentiras e exageros, sabemos que os conflitos foram reais e que os conforntos ocorrem até hoje.
Guilherme Massaro (discussão) 20h36min de 22 de Abril de 2008 (UTC)


Fita Azul do Futebol Brasileiro[editar código-fonte]

Está escrito que o prêmio concedido pela revista placar foi ganha pelo SEP em 1962, 1972 e 1994. Detalhe, a Revista Placar nao existia em 1962. Até 1960 existia o prêmio dado pela propria CBD. Se o Palmeiras ganhou alguma em 1962 eu nao tenho fontes, todavia, não foi da revista placar!

Michaelserra (discussão) 01h09min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

PARQUE ANTARTICA - ORIGEM DO NOME[editar código-fonte]

Recordo-me que há alguns anos de ter lido uma noticia sobre o final de um contrato de exclusividade entre a SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS e a CERVEJARIA ANTARTICA, nessa reportagem mencionava-se que o nome o estádio teria vinculo com esse contrato e não apenas no fato de ter sido construido na area do parque conhecido parque Antartica. A diretoria do Palmeiras pretende abrir uma espécie de leilão para encontrar uma empresa que queira associar sua marca ao nosso estádio. Quem pagar mais ganha o direito de batizar o estádio. A informação é do diretor de Marketing do Palmeiras, Carlos Mira. Foi encomendada uma consultoria para verificar o valor de mercado para o nome do estádio. O relatório deve ser entregue esta semana. No Brasil, há o exemplo bem-sucedido do Atlético Paranaense que construiu a moderna Arena da Baixada e depois rebatizou o estádio com o nome da Kyocera, empresa de telefonia japonesa que repassou ao clube do Paraná cerca de US$10 milhões por um contrato de 2 anos.

Fonte: JT mensagem postada no forum Palmeiras todo dia pelo torcedor(a) Nardela


A Antartica pagou sim, pois tinha placas de publicidade por varias decadas no Palmeiras, mas isso e diferente de um investimento para se reformar o estadio.

Mas aquelas placas de propagandas grandes no topo do muro das arquibancas foram vendidas para propagandas da Antartica por muitos anos. mensagem postada no forum Palmeiras todo dia pelo torcedor(a) Rossi

Com estas providências o Palestra pagou finalmente a última parcela e tornou-se o legítimo dono do Parque Antarctica, ficando com a obrigação da manutenção do nome do conjunto esportivo, mas já em 1920 batizou o campo de jogo como "Stadium Palestra Itália".

Na escritrua de compra as condições de favorecimento aos empregados e ao comércio dos produtos Antarctica eram explícitas. A exclusividade duraria 99 anos desde a fundação do Parque, 1904 e durou, até 2003; só produtos daquela fábrica eram vendidos. informação reproduzida do site 3VV (terceira via verdão)

Embora a palavra final para confirmação dessa versão ainda carece de manifestão da Sociedade Esportiva Palmeiras.


Joaquim Soares Falcão Neto

Santos >>>>>>>>>>>>>. Palmeiras

Subdivisão: Proposta[editar código-fonte]

Devido à extensão que o artigo, felizmente, vem tomando gostaria de propor algumas subdivisões, baseadas nos seguintes pontos:

Modalidades[editar código-fonte]

A fim de destacar melhor a atividade do Palmeiras nas modalidades que oferece, criar uma nova sub-seção "modalidades" (ver adiante) com uma chamada para novo artigo (Modalidades-SEP) contendo a atual sub-seção outras modalidades esportivas.

Jogadores[editar código-fonte]

Criar um novo artigo (Elenco-SEP ou algo do tipo) sobre jogadores, movendo o conteúdo de principais jogadores e treinadores e estatísticas para o novo artigo.

O Clube[editar código-fonte]

Criar uma seção com esse nome, englobando o conteúdo de Associados,Bens e acomodações e Modalidades

Partidas Históricas[editar código-fonte]

Criar um novo artigo movendo o conteúdo de 'Partidas Históricas para lá.

Sem mais, aguardo comentários. -- Gerbilo>msgs 16h29min de 5 de Abril de 2008 (UTC)

Concordo com as subdivisões, com um pequeno detalhe a acrescentar:
Já existe a página do Palestra Itália. Então, não acho necessário manter essas informações repetidas aqui. Se houverem informações aqui que não se encontram na página do estádio, será necessário uma "fusão". Mas se forem apenas inoformações equivalentes, sugiro apenas a colocação de um link.
Guilherme Massaro (discussão) 18h43min de 22 de Abril de 2008 (UTC)
Concordo. Se foi feito o artigo para o estádio, ele deve ser prestigiado. No principal poderia ficar apenas uma chamada para o artigo derivado e uma descrição sucinta do mesmo.
No geral, já reorganizei boa parte do artigo principal de acordo com as seções sugeridas. Apenas não quis mover conteúdo nenhum para novos artigos sem ouvir os demais editores. -- Gerbilo>msgs 19h55min de 22 de Abril de 2008 (UTC)
Por mim já pode alterar. Já faz quase 20 dias que você iniciou a discussão e ainda não havia nenhuma resposta. Se alguém reverter, diga pra antes discutir aqui. Se precisar de ajuda na edição, me avise.
Guilherme Massaro (discussão) 20h18min de 22 de Abril de 2008 (UTC)
Ok, vamos em frente assim que possível. Se vc quiser já ir mexendo no item do estádio, fique à vontade. Obrigado pela força. -- Gerbilo>msgs 20h51min de 22 de Abril de 2008 (UTC)

Quantidade de partidas - Luxemburgo[editar código-fonte]

Corrigi o número de partidas em que o técnico Vanderlei Luxemburgo comandou a equipe do Palmeiras. De acordo com matéria publicada no site do Globo Esporte hoje (08/04/2008), Luxemburgo completou 280 jogos no comando do Palmeiras, sendo que ganhou 173 partidas, empatou 61 e perdeu 46, com a conquista de 69% dos pontos disputados.

Cruz de Savóia.[editar código-fonte]

Na impossibilidade do uso do símbolo ofical do clube não poderia se usar a cruz de savóia que, foi o primeiro símbolo usado como escudo pelo time quando ainda se chamava Palestra Italia.

Estou propondo a cruz poís é uma imagem de dominio público, até onde eu sei, e sua personificação com o time do Palmeiras é grande.

                                                                                                               Kuwer 11/05/08 (14:44)

Artigo longo[editar código-fonte]

Este artigo está muito longo. Aos usuários palestrinos e sensatos, favor resumir informações e tirar tópicos com conteúdo imparcial (ou falando o português claro, que elevam o Palmeiras em cima dos outros times), afinal isso aqui não é página de torcedores fanáticos e sim uma enciclopédia que deve somente conter dados históricos e atuais do clube, sendo direto e imparcial. Yuri Fermino (discussão) 21h07min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

As curiosidades e as partidas históricas dariam bem um artigos a parte no domínio anexo. Giro720 msg 03h07min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Cadastrados?[editar código-fonte]

A página está realmente protegida? Alguém não registrado e nem cadastrado escreveu: Palmeiras é um "CLUBE DE GAY VIADO FILHA DA PUTA".--2(L.L.K.)2 (discussão) 12h24min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)

Realmente não está, lamentavelmente. Não faz sentido manter a tag que não corresponde aos fatos. Gerbilo :< 16h25min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)

Proteção[editar código-fonte]

Por favor...alguém poderia proteger essa página, visto que áginas de clubes estão muito abertas ao vandalismo...

obrigado, Tales.ebner (discussão) 14h22min de 12 de Novembro de 2008 (UTC)

Nuevo refuerzo[editar código-fonte]

Paraguayo José María Ortigoza, proveniente del Sol de América de la Primera División de Paraguay, es nuevo jugador del Palmeiras en calidad de préstamo por 6 meses. 190.52.152.5 (discussão) 23h54min de 30 de janeiro de 2009 (UTC)

Añado fuentes. Deberían dejar editar como invitados a los registrados en la versión de Wikipedia en español. Saludos
ULTIMAHORA.COM
Cooperativa.cl

Subtítulo errado[editar código-fonte]

Palmeiras 3 a 0 Seleção Uruguaia (7 de setembro de 1965) Jogo de inauguração do estádio do Mineirão. O Palmeiras vestiu a camisa amarela da Seleção Brasileira a convite da então CBD e representou assim o Brasil.

Se vestiu a camisa da seleção e representou o brasil, não era Palmeiras certo ? então ou esse subtítulo deve ser mudado, ou excluído, pois trata-se de informação incorreta, certo ?

Aguardo manifestações para poder efetuar as alterações

Onjacktallcuca? (discussão) 16h04min de 14 de julho de 2009 (UTC)

concordo com vc...o subtítulo realmente tem que ser "Seleção Brasileira 3 a 0 Seleção Uruguaia".
se vc for ver o time que jogou era, para a CBF, FIFA e todo o resto do mundo, a seleção brasileira e não o Palmeiras, dessa maneira deveria constar apenas a história desse jogo explicando que no dia tal a seleção brasileira foi representada inteiramente pelo Palmeiras, como já existe atualmente no artigo e o jogo deveria ser retirado da listagem.
abraços, tales.ebner 17h00min de 14 de julho de 2009 (UTC)

Deslocamento da seção "Clube"[editar código-fonte]

Abro este tópico para informar que estou transferindo a seção "clube" do artigo Sociedade Esportiva Palmeiras para um artigo próprio, a fim de facilitar a navegação. Aceito sugestões. Abraços.


Aí está o link do novo artigo: Sociedade Esportiva Palmeiras (Clube) --Vitor Leite Camilo (discussão) 21h10min de 8 de março de 2010 (UTC)

Este artigo já é sobre o clube, não faz sentido criar outro. Se você quiser dividir ou diminuir a página, mova as seções Curiosidades, Partidas históricas, Palmeiras B ou Outras modalidades desportivas. Exutilizador Discussão 22h40min de 8 de março de 2010 (UTC)
Caros,

Não há necessidade de diminuir o artigo, muito menor que o de muitos outros clubes brasileiros. Já desloquei a seção de maiores públicos para um anexo, mas os demais são seções tradicionais do artigo e não precisam ser deslocadas. Vitor, Antes de fazer uma mudança tão drástica e desnecessária como a que você fez, espere a opinião de colaboradores que estão há tempos organizando este artigo e perdendo minutos preciosos para isso. Hoje, está muito fácil mudar as coisas aqui neste artigo. Quando ele estava abandonado, ninguém estava aqui para dar sequer um palpite. Saudações--Justus (discussão) 00h51min de 9 de março de 2010 (UTC)

"mundial"[editar código-fonte]

gostaria de saber , porque o Palmeiras tem uma Copa Rio como um Mundial.

esse torneio não foi e nunca será um suposto repercusor do mundial de clubes!

se fosse a FIFA teria o trabalho de reconhecer!

mas como não é , seria justo tirar esse "título" do Palmeiras.

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44254/index.html

A FIFA também não considera a Copa Toyota mundial.
http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html
E chama a Copa Rio de intercontinental nessa release.
PS.: não é "título", é título (sem aspas), pois é uma taça (real) conquistada no campo. Não é uma invenção como o "título" brasileiro de 87 do Flamengo.
Ramón Aguilera da Costa Martins (discussão) 02h19min de 27 de março de 2010 (UTC)


Isso mesmo Ramón, o argumento de que a FIFA não reconhece quebra a perna de todos pois a mesma também não reconhece as Copa Toyota Intercontinentais...

PALMEIRAS O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL, foi o que saiu nos jornais e o que os mais de 1 milhões de paulistanos comemoraram nas ruas em 1951!

FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

"Curiosidades" pode ser distribuido[editar código-fonte]

A wikipedia desencoraja seções de curiosidades, por isso pode-se distribuir os assuntos em outras seções, como: por as "semiseções" "1965-Palmeiras é Brasil" ; "Convite da CBD" e "Brasil(Palmeiras)3-0 Uruguai" em uma possível seção chamada de "Palmeiras e Seleção Brasileira", por exemplo. Além dessas semiseções pontos,como o 2º e 3º poderiam ser incorporados nesta possivel seção.Mais ainda... o 1º ponto poderá ser incorporado a seção símbolos. Uma seção de "Conquistas especiais" poderia ser criada para os pontos 4º, 5º, 8º, 9º, 10º. Uma semiseção no "Ídolos" poderia conter os pontos 7º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º.Já o ponto 6º poderia ser eliminado por ser uma breve repetição da seção "Rivalidades". Lembrando que a informação de o Palmeiras deter o récorde mundial de invencibilidade no estádio(68jogos-1986 a 1990)poderia estar na semiseção "Estádio". Espero que sejam atendidas as minhas sujestões pois podem, ao meu ver, embelezar essa página tão visitada. Obrigado o comentário precedente deveria ter sido assinado por Evolux99 (discussão • contrib.) 03h02min de 30 de abril de 2010 (UTC)

"mundial"[editar código-fonte]

http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html

Não é oficial, Bruno. Ramón Aguilera da Costa Martins (discussão) 01h19min de 2 de maio de 2010 (UTC)

FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

§== Vagner love,Pierre,Kleber,Denilson e alex mineiro NÂO SÂO IDOLOS DO CLUBE ==


Só achei que faltou o Argentino MANCUSO, esse sim era ídolo la torcida , un dos melhores volantes que o Palmeiras já teve. Por favor incluir ele na lista. Obrigado!!

Não sei quem foi o cidadão que teve a proeza de falar que esses caras são idolos do Clube,acorda !

Idolos da TORCIDA é completamente diferente de idolo do CLUBE.

eles nunca ganharam nada de valor pra serem idolos OFICIAIS do clube,nem no site oficial eles estão registrados como idolos.

acorda caramba,palmeiras não é time pequeno pra ter como idolo Vagner love que so ganhou 1 serie B.

Repito ! Eles não são idolos OFICIAIS do Clube,são da TORCIDA,e apenas o Kleber e pierre são idolos da TORCIDA.


Meu caro, Primeiramente, podemos até concordar que Kléber, Pierre, Denílson e Alex Mineiro têm poucas conquistas no clube e até uma curta passagem, o que ainda seria algo insuficiente para torná-los ídolos do clube ou da torcida. Mas Vágner Love foi ídolo, sim, em sua primeira passagem pelo Palmeiras e foi fundamental para reerguer a equipe da Série B para a Série A, o que não pode ser esquecido, além de ter sido a última grande revelação do Palmeiras, quando falamos de jogadores de linha. Aqui não é uma torcida organizada e não resumimos a história do jogador à sua última passagem pelo clube.

Outra coisa que é bastante difícil de entender é esta sua questão de "ídolos oficiais" do clube ou "ídolos da torcida". A seção não diferencia isso e mostra jogadores que foram ídolos de uma forma geral. E, se o senhor ficar esperando o site do Palmeiras atualizar sua lista de ídolos, muita gente vai continuar de fora. O mesmo Palmeiras que, só na década de 90, providenciou um busto para seu maior ídolo na história, o meia Ademir da Guia. Vale lembrar que o próprio site do Palmeiras não tinha há pouco tempo atrás uma galeria de ídolos condizente com sua história, algo que foi realizado apenas na gestão mais recente.

Outra coisa: antes de promover mudanças pela sua própria vontade no artigo, tente discutir o assunto conosco, já que é muito fácil mudar de uma hora para outra algo que estamos construindo há anos, dia após dia, com todo o cuidado e respeito à instituição Sociedade Esportiva Palmeiras. Suas contribuições são sempre bem-vindas, mas tente conversar conosco, pois nem sempre uma opinião isolada reflete a da maioria. Saudações, --Justus (discussão) 18h18min de 22 de maio de 2010 (UTC)

Estrelas do escudo do Palmeiras[editar código-fonte]

Devido a todos os fatos já documentados neste artigo sobre a perseguição ao Palestra Itália em 1942, o escudo do Palmeiras recebeu as oito estrelas com o argumento que representavam o mês de fundação do clube - "mês 8", Agosto. Essa versão é a mais popular e aceita pela maioria dos palmeirenses.

Mas na verdade ela representa outra coisa: os oito títulos estaduais conquistados com o nome "Palestra Itália", numa época que o regional era de grande importância, ainda mais pela dificuldade que foi para o clube ser aceito na liga paulista após sua fundação: 1920, 1926 (invicto), 1927, 1932 (invicto), 1933, 1934, 1936 e 1940. Enrico De Martino, conselheiro do clube, citou na reunião de mudança de nome e foi registrado na ata: "O Palestra vive no Palmeiras" - e anos depois essa frase foi representada na criação do escudo.

Não tenho o registro disso por escrito, pois é informação oral que consegui conversando com palmeirenses de longa data nas alamedas do clube.

Ronaldinho Gaúcho?[editar código-fonte]

Como assim? Começaram as especulações e já colocaram ele como jogador do Palmeiras? Precisa arrumar isso aí.

Conservatório Dramático e Musical[editar código-fonte]

Há um erro no capítulo 3.3 Hino: o maestro Antonio Sergi foi professor do "Conservatório Dramático e Musical de São Paulo" e não "Consultório". Abraços,

Edson Tobinaga

Feito Obrigado, Edson! --Justus (discussão) 00h23min de 16 de janeiro de 2011 (UTC)

leandrinho[editar código-fonte]

em outras modalidades no basquete tem a foto de oscar e de leandrinho a legenda da foto de leandrinho tem escrito q atualmente está no fheanix suns mas atualmente está no toronto raptors!!!!!

Feito Obrigado! --Justus (discussão) 00h34min de 16 de janeiro de 2011 (UTC)

inauguração do mineirão[editar código-fonte]

o jogo de inauguraçao do mineirão foi em 5 de setembro de 1965 emtre Seleçao Mineira versus River Plate no qual a seleçao mineira venceu o jogo por 1 a 0, gol de Buglê jogador do Clube Atletico Mineiro.

Feito - Ajustado como jogo que fez parte das festas de inauguração. --Justus (discussão) 06h30min de 24 de janeiro de 2011 (UTC)

Morreu Fábio Crippa palmerense campeão de 1951[editar código-fonte]

Ver [Goleiro palmeirense campeão na Copa Rio de 1951 morre aos 82 anos] 00h29min de 24 de janeiro de 2011 (UTC)

Ver artigo específico sobre Fábio Crippa --Justus (discussão) 06h31min de 24 de janeiro de 2011 (UTC)

Classificação da Taça Rio como Mundial[editar código-fonte]

O campeonato em questão não é um Mundial e sim um titulo internacional.

Alguns afirmam que a FIFA considera a Taça Rio tanto quanto a Intercontinental vencido por outros clubes, o que não está correto. De acordo com o site oficial da FIFA o São Paulo conquistou 2 Intercontinentais, mas não há referência à copa Rio vencida pelo Palmeiras provando que este título é um título Internacional e não Mundial.

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=28153/index.html (menção à Intercontinental)

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44254/index.html (inexistência da Copa Rio)

Thiagomandrade disc 13:02min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)


Não agüento mais ficar repetindo discussões. O seguinte link é a release da FIFA para a imprensa declarando sua postura oficial a respeito do assunto:
http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html
Nela a FIFA ratifica sua posição de só considerar oficiais os torneios de 2000 e os realizados a partir de 2005.
Esses links que você citou não têm qualquer validade oficial.
Em http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/index.html há a seguinte nota tirando qualquer valor oficial dessas páginas de clubes e reportagens dentro do site:
  • The list of clubs or the opinions expressed in the articles do not necessarily represent the views of FIFA, unless expressly stated otherwise.
Somente as releases têm valor oficial.
Se quiser classificar a Copa Rio como torneio internacional, vai ter que fazer o mesmo para as Copas Intercontinentais. Copa Rio e Intercontinental estão no mesmo saco.
Ramón Aguilera da Costa Martins (discussão) 16h33min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)
Eu tentei explicar para o usuário, já disse que o tema é super batido, mas ele insiste no assunto e nas edições...--DanteCan (discussão) 12h14min de 18 de fevereiro de 2011 (UTC)
O editor já começou errado ao tentar realizar mudança em tema polêmico e já discutido, sem apresentar inicialmente a ideia aqui na página de discussões. Também poderia ter lido o histórico de discussões desta página, da Copa Rio Internacional e de artigos relacionados aos mundiais interclubes e campeonatos intercontinentais.
Realmente cansa voltar a este tema a toda hora e isso sempre é causado por paixão clubística, por editores que nunca estão envolvidos, como nós, na manutenção diária do artigo. Basta uma pequena ausência nossa, por motivo de viagem, como é o meu caso, para isto acontecer.
Como disseram o Ramón e o Dante, nesta página e na página de discussão do próprio usuário, se mudar a classificação aqui, terá que mudar em todos os outros clubes que venceram a Copa Intercontinental. E isso não vale apenas para os brasileiros.
E tem mais: mudar de Mundiais para Internacionais é uma alternativa meio sem sentido, já que um torneio Continental, como a Libertadores, também é internacional. Acredito que o editor deveria desistir de tal ideia, respeitar a opinião predominate e deixar a página como está desde o início.
Em tempo: não deixarei que atitudes de vandalismo prejudiquem o artigo. Saudações, --Justus (discussão) 20h58min de 18 de fevereiro de 2011 (UTC)

Gostaria de acrescentar um pouco a este debate. O pedido palmeirense de reconhecimento à Copa Rio de 1951 teve como um dos principais argumento, na verdade o principal, o fato de que a organização da competição teria contado com a orientação de Otorino Barassi, fato este que indicaria um possível aval da FIFA à competição como Mundial. Por isso, a resposta da FIFA foi direta em dizer que "Copa Rio e outras competições intercontinentais não foram eventos oficiais da FIFA". Em nenhum momento, o comunicado da FIFA estabeleceu que a Copa Rio e a Intercontinental seriam "inválidas" como Mundiais, apenas estabeleceu que "não foram eventos oficiais FIFA". No caso da Copa Rio, o comunicado da FIFA é "fatal", pois a suposta oficialidade era o principal argumento em prol do pedido de reconhecimento. No caso da Copa Intercontinental Toyota, o comunicado é irrelevante pois este só diz que essa copa não foi "um evento oficial FIFA" , o que todo mundo sempre soube que não foi mesmo. Entretanto, o fato de uma competição não ser um evento oficial de uma entidade não significa que esta entidade não possa reconhecer seu valor. Em várias partes do site, a FIFA deixa claro seu reconhecimento à Copa Intercontinental Toyota como "mundial de facto" enquanto existiu. Eu não me refiro nem às páginas dos clubes no site da FIFA, pois estas não representam a posição oficial da entidade. Eu me refiro sim à publicação estatítisca oficialíssima do Mundial FIFA, que deixa clara, na página 3, a ligação entre Copa toyota Intercontinental e os Mundiais da FIFA.

http://www.fifa.com/mm/document/fifafacts/mencompcwc/01/15/71/66/cwc-stats-kit.pdf

O reconhecimento dado neste documento à Copa Intercontinental Toyota nunca foi dado a nenhuma outra competição, nem à Copa Rio nem à Pequena Copa de Caracas.

Outras diferenças marcantes:

1- a copa Toyota Intercontinental sempre foram oficiais por UEFA e Conmebol, que têm poder sobre o futebol da América do Sul da e Europa. A Copa Rio foi oficial pelo CBD, cujo poder se limitava ao Brasil e assim não poderia oficializar uma competição internacional, do que resulta ter sido a Copa rio uma competição verdadeiramente amistosa. 2- a copa Toyota Intercontinental foi sempre abrangente ao que se propunha, pois a classificação via Champions e Libertadores fazia com que toda a América do Sul e toda a Europa estivessem incluídas. A Copa Rio, por outro lado, convidou times de alguns países de América do Sul e Europa, alguns países em 1951 e alguns outros em 1952, sem representar assim nem Europa nem América do Sul inteiramente ou ao menos quase inteiramente. 3- A Copa intercontinental, segundos os jornais da época da sua criação, foi criada para ser um Mundial de Clubes. Isso é explícito pela cobertura dos jornais dos anos 60. Os jornais de 1951 e 1952 não tratam Copa Rio como Mundial. 4- Os campeões da Copa Intercontinental sempre se disseram campeões mundiais e nunca esqueceram o título. Eu lembro de ter assistido Palmeiras X Manhester em 1999 e ninguém dizia que o Palmeiras tentaria ser bi Mundial. A Copa Rio só foi lembrada como Mundial 50 anos depois. 5- Por fim, a Copa Intercontinental, ainda que não tenha sido um evento oficial da FIAF, tem sim reconhecimento da FIFA, coisa que a Copa Rio não tem (pelo menos, não tem até o presente momento): http://www.fifa.com/mm/document/fifafacts/mencompcwc/01/15/71/66/cwc-stats-kit.pdf http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=101662.html , http://www.fifa.com/mm/document/fifafacts/mencompcwc/01/15/71/66/statisticalkit_fcwcpostevent.pdf , http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=95645.html , http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/edition=4735/news/newsid=99481.html

(informo que nenhum desses links é para a parte "não-oficial" do site da FIFA, a parte dos clubes, mas que todos são links para as partes oficiais do site)

Por todos estes fatos, há esta situação, em que todos os especialistas do futebol (Juca Kfouri, Mauro Beting, PVC, etc) consideram a Copa Intercontinental um Mundial mas não consideram a Copa Rio da mesma forma, e todos os "rankings" (IFFHS, revista Placar, Folha de São Paulo) contam a Copa Intercontinental mas não as Copas Rio. Não só no Brasil, mas no mundo todo:

http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=120815904&tid=5700685989302980098&na=2&scroll=-1&c=0.40290953751748515

http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=120815904&tid=5715645622387953154&start=1 .

Por isso tudo, gostaria de dar minha opinião que é extremo absurdo tentar "equiparar" Copa Intercontinental (oficial por UEFA/Conmebol, representativa de toda a América do Sul e Europa, reconhecida pela FIFA e pela imprensa do Brasil e do Mundo) à Copa Rio (oficial por uma entidade nacional que não pode oficializar evento internacional, representativa de bem poucos países de Europa e América do Sul, não-reconhecida pela FIFA nem pela imprensa brasileira e mundial).

Abçs

INTERCONTINENTAL(entre continentes) ou Mundial, UEFA e CONMEBOL oficializa? Errado ver: http://www.dicio.com.br/intercontinental/

Segundo a UEFA, a iniciativa de criar a Copa Intercontinental veio da Confederação Sul-Americana (CONMEBOL), com o apoio da UEFA, a Copa Europeia/Sulamericana foi disputada como uma competição não oficial pelos detentores da Taça dos Clubes Campeões europeus, e os vencedores de sua recém-criada equivalente sul-americana, a Copa Libertadores. Desde os anos 1960, a competição atraiu o interesse de outros continentes, inicialmente América do Norte e Central, cuja confederação (CONCACAF) pediu, sem sucesso, a sua participação. Sua expansão veio muito mais tarde, quando a FIFA, que havia se recusado a autorizar a competição na década de 1960, decidiu dar-lhe uma dimensão global, a fim de refletir a crescente popularidade e desenvolvimento do futebol nos outros continentes. O primeiro torneio mundial foi realizado no Brasil em 2000, mas na verdade não era até 2005, quando o atual Mundial de Clubes decolou como o sucessor da Copa Europeia/Sulamericana. UEFA pag: 15 - http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Download/EuroExperience/uefaorg/Publications/01/59/87/45/1598745_DOWNLOAD.pdf Apartir de 1980, a UEFA e a CONMEBOL disputaram a Copa Toyota, organizada pela Federação Japonesa de Futebol, membro da AFC http://pt.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1587395.html

FIFA reconhece sim Copa Rio como Mundial

Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

Volei[editar código-fonte]

Faltou colocar ai o Pampa e o Martinez, da Seleção argentina


3ª Camisa[editar código-fonte]

A imagem da atual terceira camisa está incorreta, não é mais a verde claro, mas sim a verde escuro listrada. Favor corrigir o problema

Inovação com Tecnologia Techfit[editar código-fonte]

Favor colocar que o Palmeiras inovou sendo o primeiro time brasileiro a utilziar a tecnologia techfit nos uniformes. Techfit é a mesma tecnologia utilizada por boa parte das seleções mundiais, essa tecnologia também foi amplamente utilizada durante a copa do mundo de 2010 na Africa do Sul (i.e. França)

Partidas históricas[editar código-fonte]

Favor, se realmente querem manter tal conteúdo, o façam no domínio Anexo. O artigo não perde nada com a remoção dessa seção (no máximo ficaria mais imparcial, visto que a definição do que é "histórico" é meramente opinativa). Giro720msg 01h33min de 22 de agosto de 2011 (UTC)

Estamos providenciando aos poucos as referências para os jogos. Acreditamos ser interessante o leitor saber sobre as partidas históricas da equipe. Além disso, esta é uma seção que já existe há anos no artigo. --DanteCan (discussão) 06h26min de 22 de agosto de 2011 (UTC)

idolos[editar código-fonte]

repito vagner love nao e considerado idolo deve ser apagado da lista. --diogo t. alvim (discussão) 17h53min de 9 de outubro de 2011 (UTC)

Negado -> Vágner Love consta como ídolo desde a criação do artigo. Não será retirado da lista. --DanteCan (discussão) 00h37min de 11 de outubro de 2011 (UTC)

Fase de 93/94 pouco citada[editar código-fonte]

Prezados, Poderíamos melhorar aquela seção de História com uma citação mais ampla da fase 93/94. Não precisa ser extenso, mas um parágrafo já ajudaria. Saudações, Justus (discussão) 17h04min de 30 de outubro de 2011 (UTC)

Realmente, não havia notado este detalhe, Justus! Abs, DanteCan (discussão) 19h10min de 30 de outubro de 2011 (UTC)
Boa iniciativa, DanteCan. Achei que a maneira como você alterou ficou legal. Leonef (discussão) 00h52min de 14 de novembro de 2011 (UTC)

Faltou o Mancuso na lista de ídolos do Palmeiras!!![editar código-fonte]

Caro moderador.

Volto a repetir que faltou o Argentino MANCUSO na lista de idolos do Palmeiras. Foi um dos melhores volantes que o Palmeiras já teve. Favor incluir ele, Obrigado!!!

Prezado, O Mancuso é um nome que até fez certo sucesso no Palmeiras, mas nunca foi ídolo do clube ou da torcida. Mas estamos abertos aqui a uma discussão. Se todos concordarem e realmente acharem que esta inclusão é válida, faremos. Obrigado e Abs, DanteCan (discussão) 00h17min de 20 de maio de 2012 (UTC)

O Maior Campeão Nacional da História do Futebol Brasileiro[editar código-fonte]

Inserir no artigo essa informação: como campeão invicto 2012 - 11 títulos = 8 Br 2 CBR 1 CC http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,maior-campeao-nacional-palmeiras-encerra-longo-jejum,899001,0.htm http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-do-brasil/noticias/0,,OI5890293-EI19690,00-Rotulo+de+maior+campeao+nacional+da+historia+estimula+Palmeiras.html 187.75.37.38 (discussão) 03h35min de 12 de julho de 2012 (UTC)

Consenso sobre Copa Rio[editar código-fonte]

Intercontinental = Copa Rio segundo a FIFA "Por lo que respecta a la historia de la Copa MUNDIAL de Clubes de la FIFA y las competiciones INTERNCONTINENTALES de clubes de años pasados, tales como la Copa Río en los años 50," http://es.fifa.com/aboutfifa/organisation/bodies/news/newsid=660849/ OBS: A Copa Intercontinental segundo a UEFA Segundo a UEFA, a iniciativa de criar a Copa Intercontinental veio da Confederação Sul-Americana (CONMEBOL), com o apoio da UEFA, a Copa Europeia/Sulamericana foi disputada como uma competição não oficial pelos detentores da Taça dos Clubes Campeões europeus, e os vencedores de sua recém-criada equivalente sul-americana, a Copa Libertadores. Desde os anos 1960, a competição atraiu o interesse de outros continentes, inicialmente América do Norte e Central, cuja confederação (CONCACAF) pediu, sem sucesso, a sua participação. Sua expansão veio muito mais tarde, quando a FIFA, que havia se recusado a autorizar a competição na década de 1960, decidiu dar-lhe uma dimensão global, a fim de refletir a crescente popularidade e desenvolvimento do futebol nos outros continentes. O primeiro torneio mundial foi realizado no Brasil em 2000, mas na verdade não era até 2005, quando o atual Mundial de Clubes decolou como o sucessor da Copa Europeia/Sulamericana. UEFA pag: 15 - http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Download/EuroExperience/uefaorg/Publications/01/59/87/45/1598745_DOWNLOAD.pdf Apartir de 1980, a UEFA e a CONMEBOL disputaram a Copa Toyota, organizada pela Federação Japonesa de Futebol, membro da AFC http://pt.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1587395.html Sugiro isso para ninguém que ganhou título nacional ou continental 100 anos depois(ou quase) apagar. 187.101.92.19 (discussão) 20h04min de 12 de julho de 2012 (UTC)

UNIFORME ALTERNATIVO[editar código-fonte]

Por que ainda não atualizaram o 3o. Uniforme do Palmeiras....

não é mais o listrado.... agora é o com detalhes dourados...

A verdadeira origem do "porco"[editar código-fonte]

Em 1969, dois jogadores do Corinthians morreram num acidente de automóvel. Como o Campeonato Paulista já estava em curso, o time pediu à Federação Paulista permissão especial para inscrever mais dois jogadores fora do prazo normal; todos os membros aprovaram, exceto o presidente do Palmeiras - que por isso foi chamado de espírito de porco. [4] [5] --Stormwatch (discussão) 21h49min de 12 de outubro de 2012 (UTC)

Isso começou muito antes. "Porco" era a forma pejorativa como a elite paulistana se referia aos italianos e descendentes que moravam em SP desde a segunda guerra mundial. Quem é de família italiana sabe muito bem...DanteCan (discussão) 21h08min de 15 de novembro de 2012 (UTC)

Informalidade do Artigo[editar código-fonte]

Pelamordedeus, "verdão", "tricolor" ?? Isso é artigo de enciclopédia, não de torcedor. Pra isso existem vários outros sites.

O teor desse artigo é muito informal, sugiro uma remodelada por alguém que entenda desse tipo de coisa, de preferência um não torcedor.

Não há informalidade neste artigo. Se é que você realmente está usando a palavra certa para descrever algo que viu. O artigo segue o padrão da Wikipédia e os editores que trabalham nele buscam a sua melhora constante, sem perder as melhorias adquiridas ao longo dos anos. Quanto à existência de 4 ou 5 palavras, como "verdão" e "tricolor", elas eram sobras de edições passadas feitas por IPs iguais a você...Já substituímos esses termos por algo que evita a parcialidade. DanteCan (discussão) 02h55min de 22 de novembro de 2012 (UTC)

Srs. Administradores do página do Palmeiras no Wikipédia...[editar código-fonte]

Vcs podiam acrescentar logo no início da página do Palmeiras o pentacampeonato do Palmeiras no Torneio Rio-São Paulo em 1933, 1951, 1965, 1993 e 2000, bem como acrescentar também os títulos da Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo de 1923, 1926, 1934, 1942, 1947. Podiam também criar um espaço para citar as conquistas sub-15, sub-17 e sub-20, como os títulos da copa Belo Horizonte de Juniores de 1998 e 2002, copa do brasil sub-15 de 2012 e os títulos paulistas das categorias de base do Verdão. Já que vcs podem editar.

Prezado,
Já existe um campo do artigo que menciona o pentacampeonato do Rio-São Paulo. Quanto aos demais títulos, há um anexo específico sobre isso que concentra todas as conquistas do Palmeiras. Abs, DanteCan (discussão) 02h44min de 28 de janeiro de 2013 (UTC)

INFOBOX[editar código-fonte]

Por quê diabos ela é tão estreita?

Porque está apenas com os dois uniformes atuais: 1 e 2. Quando for lançado o terceiro, automaticamente, ela ficará mais larga. Favor não aumentar o tamanho do escudo, que estão no padrão dos demais. Genaron (discussão) 22h01min de 8 de setembro de 2013 (UTC)

Erro nos principais esportistas[editar código-fonte]

Antonio Jose Azevedo, o ZEGO, não foi ciclista, foi um dos principais jogadores de futebol de salão, campeão também pela seleção brasileira de futsal, o criador do "4 em linha", e hoje considerado um dos melhores técnicos de futebol de salão no mundo.

Mascote "Porco"[editar código-fonte]

Eu não sei exatamente quem escreveu o trecho sobre o Mascote do Palmeiras, mas está equivocado.

Não sou eu que afirmo isso, e sim, o ex-diretor do clube alviverde, João Roberto Gobatto, como eu especifiquei em uma correção passada, que foi apagada.

Eu já li essa "fábula" em outros lugares, e outras histórias da carochinha envolvendo o "Porco" e a Polenta ou ao fascismo italiano e outras histórias fantasiosas, que não condizem com a verdade.

O apelido foi criado no início dos anos 1970 após desavenças entre os rivais: Corinthians x Palmeiras. Os corintianos trataram a atitude de um diretor Palestrino como uma atitude porca (mas fariam o mesmo se fosse o contrário) e dai um jornalista passou a tratar esse diretor como "Porco Homem" ou "Espirito de Porco".

O apelido "Porco" (se referindo aos palmeirenses) chegou as arquibancadas, e era uma ofensa, até que o ex-diretor de marketing do Palmeiras: João Roberto Gobatto, resolveu reverter a situação, numa ideia genial (Diga-se de passagem).

Transformou a ofensa em apelido, e a torcida adotou e menosprezou o antigo sentido do apelido "Porco".

Eu sinto que alguns palmeirenses tem vergonha da origem do mascote, e por isso tentam a encobrir criando fatos ilusórios, ou histórias mais "romantizadas" sobre a origem do mascote, mas não da mais para mentir. Está em todos outro lugares. Vocês assistam a matéria que saiu a pouco tempo no R7:

http://noticias.r7.com/record-news/video/saiba-como-o-porco-substituiu-o-periquito-como-mascote-do-palmeiras-5218ce990cf2c9f75e6eadc1/

O ex-diretor de marketing do clube (João Roberto Gobatto) o atual Presidente do clube (Paulo Nobre) e o Sr Jota Roberto (identificado como HISTORIADOR DO PALMEIRAS) confirmaram a história e nem se quer citaram essas histórias (controversas) descritas no artigo atual.

Eu não vou mais reeditar esse artigo, isso já me cansou, mas gostariam que soubessem:

Toda essa história escrita neste artigo não é real, a verdade está em todos os outros lugares, menos no Wikipédia do clube (principal fonte de pesquisas da maioria). Se querem continuar repassando uma mentira, vocês é que sabem, mas creio que não seja o melhor para o clube, afinal estão distorcendo a história real de um fato importante desta (agora) centenária e campeoníssima instituição esportiva.

Grato, Abbraccio! --Guilherme Belgiolli (discussão) 17h57min de 9 de setembro de 2014 (UTC)


Prezado, Este trecho sobre o mascote tem referências respeitáveis, até mesmo da própria Sociedade Esportiva Palmeiras, que confirmam o que está escrito. Acho que está bem completo e deixa bem claro que, antes do episódio do acidente dos atletas corintianos, já havia exemplos de xingamento dos italianos de porco por alguns indivíduos. Além das próprias referências, a parte mais antiga da minha família italiana confirma as ofensas na época da Segunda Guerra. Discordo da sua avaliação e acredito que não há inverdades por aqui. Ninguém está negando ou não gosta do mascote porco, muito pelo contrário. Está tudo muito bem explicado no trecho citado. Genaron (discussão) 18h17min de 9 de setembro de 2014 (UTC)

O texto sobre o mascote aproveitou desde as ofensas a italianos no período da Segunda Guerra até a eleição definitiva do "porco" como gozação aos palmeirenses após o acidente com os corintianos. Também não deixou de citar a jogada de mestre do Palmeiras ao adotar o apelido como mascote. Está tudo lá e não há mentira alguma no artigo sobre isso, sendo que há referências que comprovam o que foi citado, inclusive do próprio Palmeiras. DanteCan (discussão) 05h00min de 11 de setembro de 2014 (UTC)
Se realmente leu tudo que ficou no trecho sobre o mascote, verá que está tudo bem explicado. Ninguém aqui está mentindo ou tentando forçar uma história que não existe. Dedicamos horas de trabalho sem ganho algum para deixar os artigos do Palmeiras bem feitos e completos há alguns anos. Em vez de simplesmente apagar conteúdos que não concorda, tente dialogar democraticamente com os demais editores. Se há referências dignas que comprovam o que estamos destacando e se há consenso sobre a história do mascote, não há motivo algum para apagar o conteúdo escrito. E isso vale também para esta discussão que o senhor abriu no próprio artigo, já que há opiniões que precisam ser respeitadas, inclusive de outros usuários. DanteCan (discussão) 05h12min de 11 de setembro de 2014 (UTC)

Ídolos[editar código-fonte]

E o lateral esquerdo Júnior, campeão da libertadores com o Palmeiras em 99, não deveria estar na lista? como podem adicionar Vágner Love e esquecê-lo?

Ídolos[editar código-fonte]

Vagner Love foi um bom jogador, mas não passou disso, é simplesmente ridículo colocar ele aos lados de ídolos como Arce, Evair, Edmundo, entre outros. Espero para que a administração tenha noção disso e corrija.

Copa dos Campeões Estaduais Rio-SP[editar código-fonte]

O número de títulos da Copa dos Campeões Estaduais Rio-SP está errado. São 5 e não 4 títulos. Faltou o de 1923. --187.34.0.72 (discussão) 22h53min de 26 de julho de 2015 (UTC)Isaac

Não existe esse título no site do Palmeiras tampouco no Almanaque do Celso Unzelte, que é referência no assunto.
Veja no link do site oficial: http://www.palmeiras.com.br/historia/titulos
DanteCan (discussão) 19h02min de 27 de julho de 2015 (UTC)

Arrumem os numeros dos jogadores[editar código-fonte]

Alguns numeros errados(os numeros corretos estão em parênteses):

12(47) Fábio Szymonek

13(48) Vinicius

24(49) Jailson

32(44) Leandro Almeida

2(32) Lucas

16(66) Egídio

23(33) Gabriel Jesus

21(90) Alecsandro

Acabar com as listas de jogadores atuais

   +       

Tópico antecedente: Wikipédia:Esplanada/propostas/Acabar com o noticiário sobre futebol (18nov2012). Vejam a {{Elenco atual do Fortaleza Esporte Clube}}


Elenco atual

Soccerball current event.svg Atualizado em 17 de março de 2017.[1]

Legenda
  • Capitão: Capitão.
  • Suspenso.: Jogador suspenso.
  • Lesionado: Jogador contundido.
  • +: Jogador em fase final de recuperação.
  • +: Jogador sem condições físicas ou não regularizado junto à CBF.
  • Prata da casa: Prata da casa.


Goleiros
Jogador
1 Brasil Bélgica Marcelo Boeck
12 Brasil Matheus Inácio
23 Brasil Max Walef Prata da casa
36 Brasil Matheus Jesus Prata da casa
Defensores
Jogador Pos.
3 Brasil Del'Amore Z
4 Brasil Ligger Z
13 Brasil Gabriel Teixeira Z
14 Brasil Max Oliveira Prata da casa Z
28 Brasil Heitor Z
2 Brasil Felipe LD
22 Brasil Pablo LD
25 Brasil Eduardo LD
6 Brasil Allan Vieira LE
16 Brasil Bruno Melo Prata da casa LE
30 Brasil Bruninho LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
5 Brasil Anderson Uchôa V
11 Brasil Jefferson V
19 Uruguai Gastón Filgueira V
28 Brasil Esdras Prata da casa V
31 Brasil William Schuster V
34 Brasil Iury Silva Prata da casa V
40 Brasil Rodrigo Mancha V
' Brasil Matheus Guimarães V
10 Brasil Rodrigo Andrade M
15 Brasil Esquerdinha M
20 Brasil Cássio Ortega M
27 Brasil Wesley Prata da casa M
29 Brasil Patuta M
33 Brasil Leandro Lima M
35 Brasil Erick Prata da casa M
52 Brasil Ronny M
77 Brasil Everton M
91 Brasil Renatinho M
Atacantes
Jogador
7 Brasil Juninho Potiguar
9 Brasil Lúcio Flávio
17 Brasil Gabriel Pereira
26 Brasil Vinícius Baiano
88 Brasil Zé Carlos
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Marquinhos Santos T
Brasil Edison Borges AS
Brasil Celso Santos PF
Brasil Glydiston Ananias PF
Brasil Bosco TG
Brasil Guto Albuquerque TG
Brasil Glay Maranhão MD
Brasil Rafael Veras MD
Brasil Vinícius Castelo Branco MD
Brasil Albino Luciano FT
Brasil Egberto Oliveira FT
Brasil Fabio Gomes FT
Brasil Patrício Teixeira FT
Brasil Ranielson Xavier FT
Brasil José Wellington MA
Brasil Manuel Almeida MA
Brasil André Luis MA
Brasil Edson Palomares FG
Brasil Álvaro Augusto SV

Transferências[editar código-fonte]

Emprestado: Jogadores emprestados
Regresso após empréstimo: Jogadores que voltaram após serem emprestados
Final ou rescisão do contrato: Final, rescisão do contrato ou chegando sem custos


Vejam também os casos de Corinthians, Flamengo, Porto, Benfica, Barcelona, Real Madrid entre outros times (quase todos estão assim). Há nesses artigos uma lista de jogadores do "elenco atual", quase sempre sem fontes e com um "atualizado dia X". Isto a meu ver viola WP:JORNAL. Uma coisa seria termos uma lista de jogadores do time base de determinado clube, por ano, com eventuais reservas. Outra é colocar no artigo principal do clube a lista atual dos jogadores, atualizando sempre de acordo com a última partida (o que tende a tornar os artigos desatualizados), com o cúmulo de haver lista de contundidos e suspensos. Não é função de uma enciclopédia informar esse tipo de coisa. Se os elencos são relevantes, que estejam numa lista à parte, que seja permanente, de preferência sobre o elenco regular por temporada. Se não são relevantes, não devem estar nos artigos.

O melhor exemplo de como as coisas deveriam ser, penso eu, achei no vôlei, ao ver o artigo do Rio de Janeiro Vôlei Clube. Ainda acho que aquelas informações deveriam estar numa lista, mas pelo menos são listadas (com fontes) as informações de todas as temporadas, e o artigo não é atualizado jogo a jogo.

Minhas propostas portanto são:

  • 1) Mover as informações de elencos esportivos com fontes para listas de jogadores que atuaram pelo clube.
  • 2) Remover sumariamente as informações sem fontes sobre elencos.
  • 3) Remover informações, mesmo com fontes, sobre contusões, transferências e suspensões dessas listas. A Wikipédia não é o caderno de esportes, para fornecer este tipo de cobertura. -- Leon Saudanha 01h51min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Referências

  1. «Elenco Fortaleza». Site Oficial 
  2. Fortaleza contrata o goleiro Marcelo Boeck
  3. Fortaleza anuncia a contratação do goleiro Matheus, ex-Ponte Preta
  4. Fortaleza anuncia a contratação do zagueiro Ligger Malaquias
  5. Fortaleza anuncia contratação do zagueiro Heitor, que estava em Israel
  6. Fortaleza anuncia contratação do zagueiro Gabriel Silva para temporada
  7. "Batizado" por Jadson, Del'Amore renova e se empolga com empréstimo
  8. Lateral Eduardo é o novo reforço do Leão
  9. Lateral Pablo é contratado pelo Leão
  10. Allan Vieira acerta com o Fortaleza e é mais um reforço para 2017
  11. Fortaleza contrata Gastón Filgueira
  12. Fortaleza acerta a contratação do volante Jefferson, ex-Figueirense
  13. Fortaleza acerta com o volante Vacaria e o atacante Gabriel Pereira
  14. Fortaleza oficializa a contratação do meia William Schuster, ex-Grêmio
  15. Fortaleza contrata Rodrigo Mancha
  16. Fortaleza contrata meia Cássio Ortega como reforço para a temporada 2017
  17. Empresário confirma reviravolta e diz que Éverton assinou contrato com o Fortaleza
  18. Fortaleza contrata Renatinho
  19. Ronny é o novo reforço do Fortaleza para a temporada
  20. Fortaleza anuncia contratação do atacante Juninho Potiguar
  21. Zé Carlos é o novo reforço do Leão
  22. Ex-Fortaleza, Edimar assina com o São Bernardo e quer fazer Paulistão 'inesquecível'
  23. Lima é mais um reforço do Ituano
  24. Leonardo Luiz acerta rescisão de contrato com o Fortaleza e deixa clube
  25. Willian Simões e Clebinho rescindem com o Fortaleza; sete jogadores já acertaram as contas com o clube
  26. Linense acerta contratação de Pio, que estava no Fortaleza
  27. Com término de contrato, Juliano encerra passagem pelo Fortaleza; clube tem interesse em novo vínculo
  28. Volante Corrêa anuncia que não fica no Fortaleza para 2017
  29. Fortaleza confirma saída do volante Vacaria
  30. Meia Daniel Sobralense é o 8º jogador a rescindir contrato com o Fortaleza
  31. Fortaleza anuncia a rescisão de contrato de mais quatro jogadores
  32. Rosinei, ex-Corinthians, é novo reforço de caçula do Campeonato Catarinense
  33. Com dois titulares na lista, Fortaleza confirma as primeiras rescisões no elenco
  34. Fortaleza acerta rescisão de contrato com atacante Ronaldo, nesta terça
  35. Reforços do Ceará: Náutico acerta com Ewerton Páscoa, Anselmo e Juninho
  36. Campinense anuncia contratação do atacante Maranhão para a temporada

Symbol declined.svg Discordo de acabar com o elenco atual das páginas de clubes de futebol. Existem problemas de excesso de informações, de informações sem fontes e de má formatação. Estes devem ser corrigidos para informações essenciais, somente informações com fontes e formatação mais simples. Compare o exemplo que você deu com o elenco do Real Madrid na enwiki: en:Real Madrid C.F.#Current squad. As páginas sobre clubes de futebol parecem árvores de Natal e será preciso muita energia para consertá-las; penso que uma nova predefinição sobre elencos seja um bom primeiro passo em vez de simplesmente acabar com os elencos. Saudações. Oxe (discussão) 03h00min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Oxe uma enciclopédia por definição lista coisas que sempre serão relevantes, que farão de alguma forma parte da história do artigo. Se a informação vai sair tão logo a escalação mude, ela não é tão relevante assim para constar ali. Se o jogador atuou regularmente no clube por uma temporada, então ele pode constar numa lista, por exemplo Lista de futebolistas do Botafogo de Futebol e Regatas por ano. Ou o artigo das temporadas, como o Luan citou. Por que não? Pelo o menos é um lugar onde a informação vai ficar permanentemente, e não ser trocada a qualquer momento, é isso que a meu ver estimula o "jornal", essa constante necessidade de atualização. Que está sempre atualizada em times grandes, mas em times médios ou pequenos tende a ficar desatualizada. E mais, veja que essa lista do Botafogo está quase sem fontes, enquanto o artigo principal, a lista dos jogadores atuais está bem referenciada. A informação que está referenciada logo vai se perder no histórico, tão logo a escalação mude, e a informação que não está referenciada, na lista, vai ficar. Não deveríamos estimular que as pessoas editassem e referenciassem justamente a lista, onde as informações vão ficar pra sempre? -- Leon Saudanha 21h17min de 14 de abril de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Você tem razão em retirar a parte sobre as transferências na temporada (?), bem como informações sobre contusões e suspensões, porque o artigo torna-se WP:JORNAL. Porém o elenco atual é uma informação importante dos times de futebol e deve constar no corpo do texto do artigo. Reforço que a predefinição sobre o elenco deve ser simplificada, porque atualmente parece uma árvore de Natal. Aproveite e remova a parte da comissão técnica, porque ela não joga. Saudações. Oxe (discussão) 21h29min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Transferências e essas instabilidades não devem constar no artigo principal. Ao meu ver, o único lugar possível e cabível seria em artigos de temporadas, tal como em Temporada do Esporte Clube Vitória de 2017. --Luan (discussão) 14h18min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de acabar com o elenco actual, pois seria algo sem sentido abrir um artigo sobre um clube e não ter essa informação, desde que tenha fontes. Mas sou a favor de mover as transferências para uma lista a parte, já que todo ano são feitas inúmeras transferências, o que deixaria o artigo imenso. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 17h24min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Essa é uma das áreas que contribuo bastante, com atualizações quando ocorre transferências. Como santista, primeiramente procuro cuidar de informações relacionadas ao clube, já coloquei muito sobre entrada e saída de jogadores do clube. A lista do clube é sempre bem cuidada, contando com pelo menos outros dois editores ativos, mas quando coloco a informação do jogador que saiu na lista do clube que ele foi encontro verdadeiras bagunças, não há um padrão entre as listas, cada uma tem as colunas tem um jeito, algumas com diversos jogadores sem referências, algumas em vez de lista a informação está contida no artigo do próprio clube.

1) Acredito que dá para existir as duas coisas, se não for possível separado pode ser até junto com um destaque para os atuais. Porém uma ressalva essas listas seriam gigantes porque há centenas de jogadores que já atuaram por certos clubes.

2) Tudo que está sem fonte não deveria existir.

3) Na Wiki inglesa, existem tabela de suspensão e transferência, bem como convocações que ficam no artigo das temporadas dos clubes como fatos da temporada. Por outro lado contusões e suspensões como fato corrente não deveria existir mesmo. Igor G.Monteiro (discussão) 17h55min de 14 de abril de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de acabar com elenco atual. Na minha opinião poderia ser mais bem feito, ocupar menos espaços e todas as informações adicionadas virem com fontes. Talvez a formatação de elenco atual dos times da NBA (este) e NFL, por exemplo, poderiam ser copiadas. Net Esportes alô! 15h55min de 18 de abril de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo O conteúdo editorial de uma enciclopédia deve-se, em regra geral, informar contexto histórico, ou seja, o que aconteceu de relevante ao assunto para que possa ser pesquisado no futuro. Fatos a serem atualizados constantemente como jogadores que são contratados e depois dispensados e não contribuíram para a história do clube, não são conteúdo enciclopédico. Esta listas não tem razão de existir numa enciclopédia. São listas para estarem em blogues, em sites esportivos, local que funcionam como material jornalistico. Tem muito editor que confunde jornal com enciclopédia virtual aberta. Não só lista de jogadores. Em artigos de cidades, tem dados como o número de estabelecimentos comerciais, como x farmácias, y mercados, z lojas, ou x quantidades de carros, y quantidade de ônibus, z quantidades de motocicletas; coisas totalmente inútil para uma enciclopédia. O "R" Aliado 18h33min de 18 de abril de 2017 (UTC)

Uma ideia para resolver essa situação e deixar os artigos mais parecidos com uma enciclopédia, é a criação do DOMÍNIO anuário (ou até um projeto irmão anuário), onde todo tipo de informação de possa ser atualizado constantemente seja relacionado e organizado por ano. Por exemplo, anuário Santos FC ano 2016 e neste domínio/local seja incluído todos os números, jogadores e informações referente aquele ano junto ao clube; cria-se uma seção anuário no verbete, com ligação direta para o domínio. Funcionario não só para clubes, como para cidades, ou tudo que deve ser atualizado constantemente. Essa informação passaria a existir na enciclopédia e seria conteúdo pesquisável. Quando digo pesquisável é porque 90% desta informação contida hoje, aqui na Wikipédia, funciona como como um jornal, que depois de lida, vira embrulho de peixe, lembrando que é uma porcentagem pequena dos jogadores de futebol que possuem artigos para manterem informações por clubes que passaram ou gols que fizeram numa temporada. O "R" Aliado 18h54min de 18 de abril de 2017 (UTC)
Existe algo parecido que são as temporadas por clube de futebol, inclusive essa que você citou Santos 2016, é criação minha: Temporada do Santos Futebol Clube de 2016. Acredito que o caminho é esse e poderia se estender a outras áreas. Igor G.Monteiro (discussão) 00h21min de 19 de abril de 2017 (UTC)

Minha ideia quanto a essas listas de jogadores é mover tudo para o Wikidata. Hoje ainda teríamos que fazer um trabalho inútil de listar jogador por jogador como propriedade. Mas quando(se?) o Wikidata passar a permitir listas no mediawiki a minha ideia seria fazer a pesquisa "jogadores do time tal que não possuem data de saída do time" e gerar as listas de elenco.

Também me incomodo muito com essas edições em tabelas e listas que são praticamente impossíveis de verificar e difíceis até de entender em um diff. A Wikipédia não foi feita para essas informações, mas passou a abrigá-las e nesse momento, sem uma alternativa viável para poder guardar e mantê-las é preciso manter a situação atual. Chico Venancio (discussão) 20h15min de 18 de abril de 2017 (UTC)

Exemplo de dados não enciclopédico este número foi atualizado. O número anterior virou "embrulho de papel". Este é um exemplo simples de conteúdo que se perde. Um pesquisador que desejar saber qual o n° de 2015, vai procurar outra fonte. Com um local existente num domínio específico por ano ou no Wikidata, seria uma informação agregada, que não se perderia. Trouxe um exemplo de um número que muda anualmente, ou seja, o n° atual fica preservado pelo menos um ano, mas listas de jogadores é muito mais complicado manter da maneira como é, pois a cada mês, entra e sai jogadores, nos clubes, com muito mais regularidade, portanto, informação desnecessária. O "R" Aliado 03h53min de 19 de abril de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Per "R" Aliado --Usien6 17h38min de 10 de maio de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Eu acho que os elencos deveriam ser mantidos somente em artigos de clubes. Não faz o menor sentido relação de jogadores atuais para seleções, onde sai praticamente uma convocação nova a cada partida, modificando bastante o elenco. E sou favorável que se mantenha apenas nomes de jogadores e posição, sem essa frescura de "prata da casa", "contusão", "suspensão" etc. Robertogilnei (discussão) 19h14min de 18 de maio de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo de acabar com o elenco atual. Mas sou favorável a mover as transferências para uma lista a parte pois isto é informação em demasia e de dificil atualização. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 02h10min de 23 de maio de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Afinal, é uma seção de informação rápida. O leitor já está na página, o que levaria ele a abrir a nova página para visualizar o elenco atual? Concordo que é difícil manter atualizado devido as transfências em série, se pensar dessa maneira, existem outros (e muitos) artigos para atualização.

Victor Master (discussão) 17h33min de 18 de junho de 2017 (UTC)

Retomando[editar código-fonte]

Acredito que temos até aqui o seguinte consenso:

  • Retirar todas os elencos que não tiverem fontes citadas.
  • Retirar todos as informações sobre transferências, contusões, suspensões, etc. E também retirar a comissão técnica. (pode ser movido para uma lista, conforme o Mr Fulano)

Mas gostaria de estimular mais o debate.

Citação: Oxe escreveu: « Porém o elenco atual é uma informação importante dos times de futebol e deve constar no corpo do texto do artigo.» Como, Oxe, se muda a cada jogo? Não seria melhor deixar numa lista à parte, como propõe o Mr. Fulano, que a propósito, escreveu "discordo", mas na verdade concorda com a minha proposta, porque eu propus exatamente mover para uma lista à parte. O Igor G.Monteiro deu um bom exemplo; Temporada do Santos Futebol Clube de 2016, mas posso citar também algo do tipo Lista de futebolistas do Botafogo de Futebol e Regatas por ano - está mal referenciada e bastante incompleta, mas o modelo pode ser esse. Por isso eu discordo do que ele disse Citação: Igor G. Monteiro escreveu: «essas listas seriam gigantes porque há centenas de jogadores que já atuaram por certos clubes». Este último link mostra que não é verdade.

O O revolucionário aliado resumiu bem muito do que penso também, mas quanto ao domínio anuário, não faço ideia de como seria e creio que seria uma ideia trabalhosa de por em prática, e que precisaria de mais estudos.

Chicocvenancio não sei como isso funcionaria no Wikidata, mas não precisamos manter como está até lá, é possível fazer algo para deixar a coisa mais organizada.

Robertogilnei concordo que nas seleções é pior ainda e gostaria de saber dos demais que discordaram da proposta em geral o que acham de convencionarmos retirar as escalações dos artigos de seleções também. Net Esportes, continuo achando ruim esse exemplo da NBA que você trouxe. Levar o conteúdo indevido pra uma predefinição indevida é como varrer a poeira pra baixo do tapete.

Gostaria que todos que discordaram, repensassem a proposta, mas caso não seja possível aceitarem mover os elencos dos times para o artigo da temporada ou o artigo da lista de jogadores divididos por ano, então que ao menos fossem colocados do modo mais simples possível, por exemplo:

1- Marcelo Boeck (G), 2- Felipe (LD); 3- Del'Amore (Z); 4- Ligger; 5- Anderson Uchôa (V); 6-  Allan Vieira (LE); 7- Juninho Potiguar (A); 8- Matheus Guimarães (V); 9- Lúcio Flávio (A), 10- Rodrigo Andrade (M); 11- Jefferson (V).

Sem frescuras, sem cores, sem carnaval. Ou que fossem separados por posição, mas sem precisar de três colunas pra isso. Sem precisar fazer como na tabela la de cima, que é um verdadeiro exemplo de como esses artigos não deveriam ser.-- Leon Saudanha 13h08min de 20 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio. De fato isso seria uma melhoria da forma como guardamos e apresentamos as informações. Chico Venancio (discussão) 13h11min de 20 de maio de 2017 (UTC)

Seria tão difícil utilizar o padrão utilizado na Wikipédia anglófona, ou uma parecida? Ela é simples e resume o elenco, só não gosto do código:

Exemplo:


Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
1 Estónia G Magnus Karofeld
2 Estónia D Hans Joosep Tammerik
3 Estónia M Jan Kokla
4 Estónia D Kevin Aloe
5 Estónia D Janar Õunap
6 Estónia M German Šlein
7 Estónia M Andre Frolov
N.º Posição Jogador
8 Estónia A Hannes Anier
9 Estónia A Rauno Alliku
10 Estónia M Brent Lepistu
11 Estónia M Rauno Sappinen
16 Estónia D Markus Jürgenson
19 Estónia D Gert Kams

Eric Duff disc 13h25min de 20 de maio de 2017 (UTC)

1 - Sobre temporadas / anuários: Pontos positivos: Reúne diversas informações do clube ao longo daquela temporada. Se encaixa perfeitamente podendo conter inclusive as transferências. Pontos negativos: Muito trabalhoso a criação em massa de várias páginas. Precisaria de um tempo para adequar.

2 - Lista de jogadores por ano: Pontos positivos: Tudo em uma única página de modo resumido. Pontos negativos: Risco de ficar incompleto por falta de informações sobre temporadas muito antigas.

3 - Elenco atual? Pergunta: Onde? No próprio artigo do clube ou a parte? Pegunta: Qual modelo? Atual ou mais simples? Igor G.Monteiro (discussão) 16h48min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Eric Duff o problema é que esse modelo não resolve os problemas principais, que são:

  1. A necessidade de atualização constante, já que as escalações mudam quase todo jogo, e isso torna esse modelo até pior que o que eu mostrei, porque lista apenas os titulares
  2. A poluição visual causada por essa tabela - ainda que nesse ponto seja bem menos ruim do que o que temos agora.
  3. Não estimula os editores a colocarem as informações sobre elencos num espaço onde eles ficarão em definitivo, ou seja, uma lista de jogadores, ano a ano. -- Leon Saudanha 17h03min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Leon saudanha, eu só dei uma resumida na tabela para não ficar grande aqui, mas entraria todos os jogadores do time. E discordo de remover a lista, pelo menos dos jogadores atuais do artigo principal, que sou contra é ter dados de transferências, jogadores emprestados, jogadores da base e os detalhes desnecessários que já citei antes. Eric Duff disc 17h08min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Eric Duff, você retirou esta tabela do Mittetulundusühing Jalgpalliklubi Football Club Flora. Se for como está lá, o modelo em si eu consigo aceitar. Porém aquele artigo não tem fontes e está desatualizado há mais de um ano, logo, seria uma lista que em tese seria removida pelo que estamos aprovando aqui. Não pela formatação, mas pela falta de fontes e de atualização. -- Leon Saudanha 22h25min de 21 de maio de 2017 (UTC)
Peguei de um artigo que me lembrava que tinha, mas sim, teria que atualizar e colocar fontes. Peguei só para usar de exemplo. Eric Duff disc 23h03min de 21 de maio de 2017 (UTC)

Abri Wikipédia:Páginas para eliminar/Predefinição:Elenco do São Paulo Futebol Clube. -- Leon Saudanha 00h59min de 22 de maio de 2017 (UTC)

O debate me parece sugerir que a lista do Elenco Atual deva ser reformulada e melhorada, não apagada. Acho que não deveria ter partido para PE. Net Esportes alô! 15h56min de 23 de maio de 2017 (UTC)
@Net Esportes: O que vai ocorrer são mudanças do destino da informação, deixará de existir as predefinições com elencos e transferências e passará a constar nas temporadas dos respectivos clubes. Também terá uma versão resumida na página de cada clube. Igor G.Monteiro (discussão) 16h31min de 23 de maio de 2017 (UTC)
Não sei onde ficou definido como será, só acho que não se deve simplesmente apagar uma se existem tantas outras, todos os outros times continuam tendo. Vai apagar só uma em PE, só para começar, por que? Net Esportes alô! 16h37min de 23 de maio de 2017 (UTC)
@Net Esportes: Assim como eu você contribui muito com futebol. Dê sua opinião a respeito de quais informações devem existir. Também gostaria de ouvir a opinião de @Feldmann:, @Alex Cambraia:, @Umberto Bottura:, @Borowskki:, @SEPRodrigues:. Igor G.Monteiro (discussão) 17h01min de 23 de maio de 2017 (UTC)
Olá Igor. Eu acho que deve ser feita uma reformulação, diminuir o tamanho, o exemplo que dei da NBA e NFL seria o mais ideal. Acho que as transferências podem ser removidas. Net Esportes alô! 12h20min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Consenso[editar código-fonte]

Resumi tudo o que foi discutido, e acho que temos um consenso até aqui. Caso não haja contestações, aplicarei a partir do início do mês que vem. Quem concordar, discordar de algum ponto, ou quiser sugerir melhorias, peço que comente abaixo. -- Leon Saudanha 15h52min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Nota: Bandeiras indicam equipe nacional, conforme definido pelas regras de elegibilidade da FIFA. Os jogadores podem ter mais de uma nacionalidade não-FIFA.

N.º Posição Jogador
2 Estónia D Märten Kuusk
3 Estónia M Jan Kokla
4 Estónia D Kevin Aloe
5 Estónia D Mairo Miil
6 Estónia M German Šlein
7 Estónia M Martin Miller
8 Estónia A Hannes Anier
9 Estónia A Rauno Alliku
10 Estónia M Brent Lepistu (capitão)
11 Estónia A Rauno Sappinen
13 Estónia G Ingmar Krister Paplavskis
17 Estónia D Marco Lukka
19 Estónia D Gert Kams
N.º Posição Jogador
20 Estónia M Maksim Gussev
21 Estónia D Madis Vihmann
23 Estónia M Mihkel Ainsalu
27 Estónia D Joseph Saliste
31 Estónia D Joonas Tamm
33 Estónia G Richard Aland
35 Estónia M Markus Poom
45 Estónia D Henri Järvelaid
47 Estónia A Pavel Fedorenko
49 Geórgia M Zakaria Beglarishvili
50 Estónia A Erik Sorga
72 Estónia M Herol Riiberg
73 Estónia G Mait Toom
  1. Em artigos sobre equipes esportivas, os elencos deverão obedecer o formato acima (modelo), porém deverão estar obrigatoriamente referenciados.
  2. As alterações devem ser feitas sempre ao final ou início da temporada, quando a lista deverá ser movida para uma lista de jogadores do clube, por temporada, como por exemplo: Lista de futebolistas do Botafogo de Futebol e Regatas por ano ou para uma lista de jogadores de uma determinada temporada, como Temporada do Santos Futebol Clube de 2016. As informações sobre transferências nunca deverão ser listadas no artigo principal, mas sim num desses dois tipos de artigos mencionados (lista geral de jogadores ano a ano, ou artigos de temporadas). O mesmo vale para a comissão técnica.
  3. Não serão aceitas informações triviais que possam mudar de um jogo para o outro, como "contusões", "suspensões", "cartões amarelos", entre outras. Mesmo a informação de quem é titular e quem é reserva não constar no artigo do clube, uma vez que a Wikipédia não é um jornal.
  4. O conteúdo que desrespeitar esta regra deverá ser sumariamente removido dos artigos principais dos clubes.
  5. O conteúdo sobre os elencos deverá estar diretamente dentro dos artigos dos clubes. Predefinições como a Predefinição:Elenco do São Paulo Futebol Clube, deverão ter o conteúdo fundido ao do clube, mas somente as partes que estiverem em acordo com este consenso.

-- Leon Saudanha 15h52min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Dúvida O que acontece nos casos de entrada e saída de jogadores ao longo da temporada? Igor G.Monteiro (discussão) 16h34min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Igor, eu não tinha pensado nisso. Não existe uma janela pra transferências? Mas se um jogador novo entrar no time no decorrer da temporada, o nome dele deve ser acrescentado. O que não deve existir é a descrição de cada transferência no artigo do próprio clube. Reconheço que essa frase ficou esquisita, aceito modificar este item 2. -- Leon Saudanha 22h59min de 24 de maio de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Existe janelas de transferências internacionais, mas jogadores da base podem ser usados a qualquer momento. Igor G.Monteiro (discussão) 23h09min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Quanto a posição dos jogadores, sabe-se, no esporte, que 90% dos esportistas não tem posição fixa. Só é fixo, para goleiro e futebolistas de renome. O restante estão sempre na projeção dos técnicos. Já observei editores trocando em várias oportunidades, a posição de alguns jogadores que ora são volantes numa partido, em outra partida são defensores ou laterias, etc. Não seria conveniente colocar uma observação disto diretamente na tabela. Fora isto, Symbol support vote.svg Concordo com a disposição; simples e direta. O "R" Aliado 19h14min de 24 de maio de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Sugestão Na minha opinião o visual da tabela também é muito importante. O que vocês acham deste exemplo abaixo?

Elenco atual do São Paulo Futebol Clube
Jogadores Comissão técnica
Goleiros

Zagueiros

Laterais direito

Laterais esquerdo


Volantes

Meias


Atacantes


Técnico

Outros

  • Brasil Pintado (assistente)
  • Brasil José Mário Campeiz (preparador físico)
  • Brasil Haroldo Lamounier (preparador de goleiros)
  • Brasil Auro Rayel (médico)
  • Brasil José Sanchez (médico)
  • Brasil Alessandro Pereira (fisioterapeuta)
  • Brasil Ailton Rodrigues (massagista)
  • Brasil Cristina Soares (nutricionista)
  • Brasil Rogério Neves (fisiologista)

Última atualização: 25 de maio de 2017
Fonte:

Net Esportes alô! 14h27min de 25 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio a manutenção de apenas os jogadores atuais e o técnico, desde todos os nomes possuam links e que as posições sejam apenas defesa, meia, atacante e goleiro, e não volante, lateral e zagueiro, já que essas posições podem variar e as vezes um jogador pode ter duas. Em questão de aparência, a sugerida pelo Net Esportes é melhor. E não sugiro usar o Wikidata, pois aquilo é horrível e desatualizado. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 18h00min de 25 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio o que o Net Esportes sugeriu. Edilson Vinentefale comigo 19h13min de 25 de maio de 2017 (UTC)

Net Esportes o formato sugerido pelo Eric Duff é melhor, e o consenso já caminhava para excluirmos comissão técnica. Além do mais o Igor tem razão quando diz que as posições dos jogadores costumam mudar ao longo da temporada, pelo que seria melhor haver apenas a distinção entre goleiros e jogadores de linha, mas sobre isso esse último ponto eu não faço muita questão. -- Leon Saudanha 23h03min de 25 de maio de 2017 (UTC)

Também acho que toda a comissão técnica é exagero. Muitas vezes são nomes sem relevância enciclopédica que não possuem fontes e servem para especulações. O "R" Aliado 23h10min de 25 de maio de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio o formato que o Eric Duff propôs para o elenco de times de futebol. Simples e sem poluição visual nos artigos. LucasFVenturini Msg 01h01min de 26 de maio de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Eu reafirmo a necessidade de remover o elenco de páginas sobre seleções, já que é impossível de controlar a cada nova convocação. E sobre as duas propostas acima, creio que a do Net Esportes seja a mais adequada, já que a outra fica na dependência de se saber a numeração (algo que muitas vezes é difícil de se obter), além de mistura as posições. Porém, a seção "Outros" eu considero desnecessária e deveria ser removida. Tendo os jogadores e o treinador já é o suficiente. Robertogilnei (discussão) 12h49min de 26 de maio de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário, primeiro, sou contra ficar colocando cores dos times nestas tabelas, quanto mais simples melhor, menos poluição. Também não gosto de colocar mais colunas em tabelas que não necessitam, para que quatro? Eu na verdade já acho duas um tanto exagerada, e acho desnecessário colocar toda comissão técnica, acho que de relevante é apenas o técnico. Eric Duff disc 13h09min de 26 de maio de 2017 (UTC)

Fiz agora uma versão mantendo o formato apresentado pelo Eric, retirando toda a comissão técnica. A divisão em mais que duas colunas se dá pelo fato de aproveitar melhor os espaços laterais das páginas, evitando grandes vazios brancos. Nesse caso vai ter que contar quantos jogadores tem e dividir, no exemplo do São Paulo tinha 31 então fiz uma de 11 e duas de 10. Acredito que o visual é muito importante. Não tem como evitar as cores dos clubes, tem times que não vão aceitar certas cores como verde no São Paulo, vermelho no Palmeiras, azul no Inter ou Vermelho no Grêmio e assim por diante.
Elenco atual do São Paulo Futebol Clube
N.º Pos. Jogador N.º Pos. Jogador N.º Pos. Jogador
1 G Brasil Denis 16 LE Brasil Edimar 19 M Brasil Thomaz
12 G Brasil Sidão 22 LE Brasil Júnior Tavares 20 M Brasil Shaylon
9 A Argentina Andrés Chávez 27 Z Brasil Maicon 29 M Brasil Lucas Fernandes
8 M Brasil Cícero 18 LD Argentina Julio Buffarini 24 G Brasil Lucas Perri
3 Z Brasil Rodrigo Caio 15 V Brasil João Schmidt 14 A Argentina Lucas Pratto
4 Z Brasil Lucão 23 V Brasil Thiago Mendes 17 A Brasil Gilberto
5 Z Uruguai Diego Lugano 25 V Brasil Jucilei 21 A Brasil Wellington Nem
10 M Peru Christian Cueva 28 V Brasil Araruna 31 A Brasil Luiz Araújo
11 V Brasil Wesley 30 G Brasil Renan Ribeiro 38 A Brasil Morato
2 LD Brasil Bruno 26 Z Brasil Douglas 39 A Brasil Marcinho
13 V Brasil Éder Militão

Técnico: Brasil Rogério Ceni

Net Esportes alô! 21h52min de 26 de maio de 2017 (UTC)

Net Esportes preferia os números em ordem crescente, mas Symbol support vote.svg Concordo com a sua proposta. -- Leon Saudanha 13h40min de 28 de maio de 2017 (UTC)
Pode ser também Saudanha, fica até mais organizado e alinhado os números. Net Esportes alô! 12h28min de 29 de maio de 2017 (UTC)
Também Symbol support vote.svg Concordo com esta última predefinição. Robertogilnei (discussão) 23h42min de 29 de maio de 2017 (UTC)
Também Symbol support vote.svg Concordo. Igor G.Monteiro (discussão) 17h15min de 30 de maio de 2017 (UTC)

Consenso (2)[editar código-fonte]

Elenco atual do São Paulo Futebol Clube
N.º Pos. Jogador N.º Pos. Jogador N.º Pos. Jogador
1 G Brasil Denis 14 A Argentina Lucas Pratto 24 G Brasil Lucas Perri
2 LD Brasil Bruno 15 V Brasil João Schmidt 25 V Brasil Jucilei
3 Z Brasil Rodrigo Caio 16 LE Brasil Edimar 26 Z Brasil Douglas
4 Z Brasil Lucão 17 A Brasil Gilberto 27 Z Brasil Maicon
5 Z Uruguai Diego Lugano 18 LD Argentina Julio Buffarini 28 V Brasil Araruna
8 M Brasil Cícero 19 M Brasil Thomaz 29 M Brasil Lucas Fernandes
9 A Argentina Andrés Chávez 20 M Brasil Shaylon 30 G Brasil Renan Ribeiro
10 M Peru Christian Cueva 21 A Brasil Wellington Nem 31 A Brasil Luiz Araújo
11 V Brasil Wesley 22 LE Brasil Júnior Tavares 38 A Brasil Morato
12 G Brasil Sidão 23 V Brasil Thiago Mendes 39 A Brasil Marcinho
13 V Brasil Éder Militão

Técnico: Brasil Rogério Ceni

  1. Em artigos sobre equipes esportivas de clubes, os elencos deverão obedecer o formato acima (modelo), porém deverão estar obrigatoriamente referenciados.
  2. Ao final da temporada, a lista deverá ser movida para uma lista de jogadores do clube, por temporada, como por exemplo: Lista de futebolistas do Botafogo de Futebol e Regatas por ano ou para uma lista de jogadores de uma determinada temporada, como Temporada do Santos Futebol Clube de 2016. As informações sobre transferências nunca deverão ser listadas no artigo principal, mas sim num desses dois tipos de artigos mencionados (lista geral de jogadores ano a ano, ou artigos de temporadas).
  3. Informações sobre auxiliares técnicos também não deverão ser listadas no artigo principal, mas sim na lista geral de jogadores ano a ano, ou nos artigos de temporadas.
  4. Não serão aceitas informações triviais que possam mudar de um jogo para o outro, como "contusões", "suspensões", "cartões amarelos", entre outras. Mesmo a informação de quem é titular e quem é reserva não constar no artigo do clube, uma vez que a Wikipédia não é um jornal.
  5. O conteúdo que desrespeitar esta regra deverá ser sumariamente removido dos artigos principais dos clubes.
  6. O conteúdo sobre os elencos deverá estar diretamente dentro dos artigos dos clubes. Predefinições como a Predefinição:Elenco do São Paulo Futebol Clube, deverão ter o conteúdo fundido ao do clube, mas somente as partes que estiverem em acordo com este consenso.
  7. Seleções nacionais não devem ter uma lista atual de jogadores descrita em seu artigo principal.

Criei Wikipédia:Livro de estilo/Esportes, onde acrescentei o texto acima. -- Leon Saudanha 01h03min de 6 de junho de 2017 (UTC)

Sugiro incluir no Wikipédia:Projetos/Futebol/Livro de estilo ou em neste contexto para facilitar a edição de artigos sobre o tema. Mwaldeck msg 11h51min de 6 de junho de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Recomendo mover Wikipédia:Livro de estilo/Esportes para Wikipédia:Livro de estilo/Futebol. Lembrando que tudo que foi discutido aqui envolve clubes de futebol, não de outras modalidades. WikiFer msg 01h14min de 15 de junho de 2017 (UTC)
WikiFer não vejo nada que tenha sido discutido que não possa ser aplicado para outros esportes também. -- Leon Saudanha 01h45min de 15 de junho de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Em outras modalidades essa situação não ocorre, aliás a origem desta proposta que envolve apenas ao futebol - pelo artigo de clubes de futebol. WikiFer msg 01h51min de 15 de junho de 2017 (UTC)
WikiFer Não detectei que tenha ocorrido o mesmo problema em outras modalidades, mas se por acaso ocorrer, não tem porque começarmos novamente toda a discussão quando podemos simplesmente criar uma regra geral.-- Leon Saudanha 02h03min de 15 de junho de 2017 (UTC)
@Leon saudanha: Contusões, transferência de jogadores é predefinição de futebol. Aliás esse consenso aplicado (o texto em si) já deixa esclarecido que envolve futebol. Esta regra geral apenas vai burocratizar modalidades distintas que não tiveram precedente para se juntar com o futebol. WikiFer msg 02h07min de 15 de junho de 2017 (UTC)

Seria possível incluir um sistema para ordenar por posição ou por nome, tal qual existe na predefinição do basquete? Acho que seria um acréscimo interessante, porque é meio "chato" olhar um plantel com base na numeração das camisas. Nfsports (discussão) 15h55min de 9 de julho de 2017 (UTC)

Aplicação da proposta[editar código-fonte]

Comecei aplicando em relação aos seguintes clubes:

Peço aos demais que participaram desta discussão, que se puderem, me ajudem a aplicar o resultado nos demais clubes dos campeonatos nacionais lusófonos, notadamente os que estão nas seguintes predefinições: {{Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A}}, {{Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B}}, {{Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C}}, {{Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D}}, {{Campeonato Português de Futebol}}, {{Girabola}}, {{Campeonato Moçambicano de Futebol}}: Oxe, Luan, Mr. Fulano, Igor G.Monteiro, Net EsportesO revolucionário aliadoChicocvenancio, Usien6RobertogilneiEric Duff, Ricardo Ferreira de Oliveira, EVinente e LucasFVenturini. -- Leon Saudanha 01h03min de 6 de junho de 2017 (UTC)

@Leon saudanha: Já existe alguma predefinição onde é possível adicionar o modelo automaticamente? Aproveito para chamar alguns usuários que costumam editar sobre futebol, para verem a discussão @Interpires01, Luizengmec, Phill ad, ChristianH, Maycom carl, Umberto Bottura, Microdri, e Osmaludo:. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 01h17min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Oi Leon saudanha e Mr. Fulano, achei bem legal o modelo novo e já vou aplicá-lo à predefinição {{Elenco atual Botafogo de Futebol e Regatas}}. Entendi que as seções "comissão técnica" e "transferências" devem ser removidas, mas o que fazer com os "jogadores afastados" ou "não-utilizados"? PS: jogadores afastados são aqueles que não fazem mais parte do clube (nem como reservas) mas ainda estão sob contrato. Phill ad ( disccont ) 01h48min de 6 de junho de 2017 (UTC)
@Phill ad: Eu acho melhor mantê-los, já que ainda tem contrato ativo e nunca se sabe se pode voltar inesperadamente. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 01h54min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Vou aplicar no artigo sobre o Clube de Regatas do Flamengo. Não seria melhor criar uma predefinição para isso do que manter em tabela? Posso criá-la ao longo do dia... Mwaldeck msg 11h55min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Infelizmente não sei nada sobre fazer essas tabelas, mas vou ficar vigiando para que o consenso seja devidamente respeitado, inclusive já bloqueei um anônimo que insistia em colocar tudo de volta na predefinição do Avaí. PS: Como bem disse o Mwaldeck, é melhor colocar em predefinição do que tabela.Edilson Vinentefale comigo 12h00min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Icon-OK.jpg Mwaldeck msg 13h11min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Mwaldeck Se conseguir criar a predefinição avise por favor, eu só consegui fazer o modelo em formato tradicional de tabela. Obrigado! Net Esportes alô! 14h40min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Feito: Predefinição:Elenco atual de futebol. Claro, o exemplo "puxei a brasa para a minha sardinha". Observações:
  • Sem o parâmetro {{{clube_ref}}} o conteúdo não é exibido, ou seja, sem referência, sem conteúdo! (Básico)
  • Inclui link para as posições, mas isso podemos ajustar (retirar), se for o caso
  • A documentação está lá. Dúvidas, sugestões, ajustes, etc. venham Mwaldeck msg 17h47min de 6 de junho de 2017 (UTC)
@Mwaldeck: Eu ia criar, mas foste mais rápido. Bom, como está predefinição foi criada, eu acho melhor depreciar a outra então, para não haver confusão. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 22h03min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Acho melhor não. Há casos que ela ainda é pertinente. Ver Temporada do Clube de Regatas do Flamengo de 2017‎‎ (e edições anteriores). Ela só, pelo consenso, não pode ser usada no artigo principal dos clubes, mas nas temporadas, etc. poderia. Acho que cabe o aviso na predefinição ("não pode ser usada nos artigos dos clubes, conforme...) Mwaldeck msg 01h59min de 7 de junho de 2017 (UTC)
Eu já apliquei o formato no elenco da Juventus e creio que ficou bem organizado por posições e com o link de posições apenas no primeiro jogador de cada posição.{{Elenco da Juventus Football Club}}LucasFVenturini Msg 19h38min de 6 de junho de 2017 (UTC)
Com predefinição não dá para só colocar o link na 1ª aparição da posição (que eu saiba). Mwaldeck msg 01h59min de 7 de junho de 2017 (UTC)

Comecei a transferir conteúdos para as temporadas e também criei a Futebolistas do Santos Futebol Clube e categorizei juntamente com as demais listas dos clubes grandes de SP em Categoria:Listas de futebolistas por clube de São Paulo que por sua vez pertence a Categoria:Listas de futebolistas por clube do Brasil Igor G.Monteiro (discussão) 17h34min de 7 de junho de 2017 (UTC)

Questões estéticas[editar código-fonte]

Olá pessoal! Não acompanhei a discussão, mas vejo que chegaram a um resultado muito bom mesmo! muito bom ! Sei que estão na execução do que foi consenso aqui, mas quero chamar a atenção de você para dois detalhes estéticos (e nada supérfluos, como é de costume logo associar) que não foram tratados nessa discussão aqui. Como creio que a oportunidade é pertinente, abri essa subseção aqui.

  • Primeiro é que não percebi se há um padrão de cores único para essas tabelas que vocês formularam. Ao meu ver, por questões de Wikipédia:Acessibilidade e conforme nosso Livro de Estilo (WP:LE#Codificação das cores), é preciso tomar cuidado com o uso de cores. Assim sendo, penso que deveria haver uma coloração padrão para essas tabelas. Incluo na explicação para essa proposta não só a questão de cores berrantes e inacessíveis, como também que há clubes monocromáticos, bicolores, tricolores, quadricolores/tetracolores, o que gera dificuldades em satisfazer todo mundo numa mesmo predefinição.
  • A segunda questão é que peço que avaliem a necessidade de bandeiras nessas tabelas. Vale ter em mente a discussão prévia ocorrida em Ajuda Discussão:Infocaixa#Uso de predefinições de bandeiras nas infocaixas de biografias, diante desse tema recorrente.

--Luan (discussão) 19h16min de 7 de junho de 2017 (UTC)

@Luan: A respeito das suas ponderações:
  1. Eu acho melhor deixar nas cores do time, no caso nas duas principais (por exemplo: Sporting Clube de Portugal, verde e branco) para não haver discórdia entre os times, tipo deixar a predefinição verde e ela ser usada no artigo do Corinthians, ou vice e versa.
  2. E a respeito das bandeirinhas, eu as acho importantes, pois elas indicam a nacionalidade dos jogadores, já que não aparece escrito em outro lugar, a não ser no artigo do próprio. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 19h35min de 7 de junho de 2017 (UTC)
Mr. Fulano, o meu EC Bahia é tricolor, não tem duas cores principais. As três são igualmente importantes. Qual seria o critério para selecionar? Complicado, não?? E qual é essa importância da nacionalidade do futebolista/esportista que você menciona? Cores neutras como as das infocaixas e navecaixas não são questionadas ou motivos de discórdia, até onde sei. Noutro lado, o que isso influi no arranjo da equipe (tal como a posição em campo tem)? Em que difere a nacionalidade da altura, cidade de origem, cidade de moradia, canhoto/destro/ambidestro, ou clube anterior que não constam na tabela? E como é que ficam aqueles casos complicados de Estados extintos, sucessores, aquisições territoriais e disputas de territórios? --Luan (discussão) 19h52min de 7 de junho de 2017 (UTC)

No caso das cores a predefinição antiga já usava cores específicas de cada clube. Basta ver os artigos de cada clube e perceber que suas tabelas já vem com cores específicas, acredito que basta seguir o padrão destas cores e não haverá discórdias, mesmo em times com mais de duas cores. As bandeirinhas são importantes na minha opinião, fica interessante em termos visuais e também facilitam para identificar jogadores estrangeiros. Em clubes internacionais é melhor ainda, pois a variedade de nações é muito maior. Net Esportes alô! 11h56min de 8 de junho de 2017 (UTC)

Como já disse antes, sou contra esta salada de cores que utilizam, não só nos artigos e predefinições de times, como de quaisquer artigos, como acontece com artigos de escolas de samba, só serve para poluição visual e de nada acrescenta, além da maioria das combinações serem com cores berrantes, e muitas delas ficam visualmente péssimas para visualizar. Olhem só a salada que fica o final dos artigos com tanta predefinição de cores diferentes, fica simplesmente horrível. Qual a dificuldade de deixar no padrão normal? Ao menos não fica a salada de frutas que ficam com tantas cores e códigos bisonhos nas tabelas e predefinições. Eric Duff disc 03h01min de 9 de junho de 2017 (UTC)

Listas de futebolistas x Artigos anuais de temporadas[editar código-fonte]

@Leon saudanha: Depois da discussão acabou ficando os dois tipos de artigos como destino de informações sobre jogadores de determinado clube. Ao fim do consenso existia 20 listas de temporadas de 2017 que de certa forma segue um padrão e alguns artigos sobre futebolistas por clube, alguns incluindo listas anuais e outros com informações históricas. Surgiu uma nova questão, @Magrellinha: e @Luizengmec: criaram, editaram listas de futebolistas deixando apenas informações históricas de futebolistas, alegando que os jogadores de 2017 já estavam nas temporada de 2017 desses clubes. Afinal qual o objetivo da existência de cada desses tipos de artigos definido em consenso? Igor G.Monteiro (discussão)

Se eliminaram as categorias de base da predefinição de elenco de times de futebol. Eu acho que isto também não cabe em páginas de futebolistas. Luizengmec (discussão) 23h11min de 14 de junho de 2017 (UTC)

Desatualizado[editar código-fonte]

Este artigo está desatualizado, até compreendo que se tenha proteção nessa página para não ser vandalizada, mas a pessoa que a protegeu tem que atualiza-la. Cadê o Centro de Excelência Cap. Adalberto Mendes??? A nova academia de futebol, é o melhor CT do país e não é citado aqui, tem fotos da antiga sala de troféus, que não existe mais e está previsto pra ser dentro do Allianz Parque, e fazer parte do Tour. Os prédios do Clube Social foram todos reformados pela W.Torre, está tudo de primeira, no Site oficial do Palmeiras tá recheado de fotos. Esse artigo está muito desatualizado. Se você tem preguiça de atualizar, faça o favor de não bloquear a página! comentário não assinado de 2804:431:d71d:e646:dda8:b527:fefc:1944 (discussão • contrib) 08h02min de 20 de abril de 2017‎ (UTC)

Primeiramente, peço a gentileza de o senhor se dirigir aos editores da Wikipédia com um pouquinho mais de educação, se é que o senhor realmente a tem. Em segundo lugar, este artigo não está "muito desatualizado", como o senhor disse. Pode haver algumas poucas informações que precisam ser atualizadas, mas a maior parte do artigo está atualizada e com as devida referências. Quando o senhor cita a Sala de Troféus, por exemplo, há uma informação clara que ela foi desativada e também há uma citação do projeto. Basta o senhor não ter a preguiça de ler para constatar. Quanto às fotos, a Wikipédia não pode copiar as fotos do Palmeiras por uma questão de direitos autorais e de regras da própria Wikipédia. Para finalizar, todos podem ajudar na Wikipédia, sempre seguindo as regras estabelecidas. Se o senhor tiver disposição para encarar este desafio (que não é dos mais fáceis) e não ter preguiça de seguir as regras, está convidado a participar. Passar bem. DanteCan (discussão) 01h45min de 8 de junho de 2017 (UTC)

Explicação de edição questionada[editar código-fonte]

Dante Can vou tentar resumidamente explicar aquelas edições que você reverteu. Tentei colocar numa única seção "futebol" todos os elementos desse artigo que tenham relação com o futebol. Por exemplo as seções " Recordes e fatos históricos", " Rivalidades", "ídolos", "partidas históricas", "títulos", etc, são todas ligadas ao Futebol, por isso tinha colocado numa seção "futebol". Achei que era óbvio o que eu tinha feito. Aguardo seu retorno. Poderia ter desfeito e exigido uma explicação minha, mas não precisava mandar aviso de vandalismo. Magrellinha (discussão) 18h32min de 18 de junho de 2017 (UTC)

Olá, Magrellinha. Pode ser entendido como vandalismo não somente porque você alterou a diagramação das seções sem qualquer discussão, como retirou informações com referências do artigo. Faço um alerta: este artigo vem sendo editado por um grupo de editores há anos. Eles pegaram este artigo completamente abandonado (basta ver o histórico) e, após uma série de discussões e consenso, foi encontrada uma edição que está estável há anos. Portanto, se desejar realizar qualquer tipo de alteração drástica como a que fez, tente ao menos sugerir aqui na página de edição. Qualquer equipe de futebol aqui da Wikipédia tem, no futebol, sua explicação máxima. Portanto, não há necessidade alguma de criar uma seção de futebol, pois 90% do artigo é de futebol e há uma seção específica de Outras modalidades esportivas logo abaixo. Sem contar que ficou, com todo o respeito, horrorosa esta sua ideia. Abs, DanteCan (discussão) 18h44min de 18 de junho de 2017 (UTC)
O artigo é de um clube de futebol. Completamente desnecessário colocar uma seção de futebol. As outras modalidades, sim. E uma mudança dessas precisa sempre ser discutida. Outra coisa: apagar conteúdo relevante com referência é vandalismo, sim. Genaron (discussão) 14h47min de 19 de junho de 2017 (UTC)

Fusão Sociedade Esportiva Palmeiras; Sociedade Esportiva Palmeiras (basquetebol masculino)

O não reconhecimento da FIFA![editar código-fonte]

Caros, este ano de 2017 já está mais do que confirmado que o Título da Copa Rio de 1951 não é considerado Mundial, segue abaixo diversos meios de notícia que veicularam :

fifa-diz-que-titulos-antes-do-mundial-de-2000-nao-sao-considerados-oficiais fifa-reconhece-titulos-mundiais-de-clubes-a-partir-de-1960 mundial-de-clubes-carta-da-fifa-reabre-polemica-sobre-titulos

O correto é tirar o nome mundial até que se tenha algo definido, eles continuam como campeões normalmente na copa Rio de 1951, mas só isso.

Mundial de jure(FIFA) e de fato(todos os continentes) é o da FIFA[6]. Copa Toyota e Copa Rio tem status de mundial reconhecido pela FIFA.[7] É só isso, a FIFA não vai fazer entrega de troféu e listar campeões com emblema FIFA p/ clube nenhum desses torneios: desligue a TV e pense por vc. Abrçs

As Copas Intercontinentais não passaram a ser Mundiais Oficiais FIFA[editar código-fonte]

Ao contrário do que foi manifestado pela mídia brasileira, a FIFA não "deixou a Copa Rio de fora" do reconhecimento como título mundial. As Copas Intercontinentais passaram, com certo atraso, por exatamente o mesmo processo de reconhecimento da competição como um título de âmbito mundial, sendo aprovada em ata pelo Conselho Deliberativo da entidade. Esse foi um pedido feito pela Conmebol para os vendedores dessas competições. A Copa Rio do Palmeiras, outra competição, já passou por esse crivo em 2014. Ou seja, tanto as Intercontinentais quanto a Copa Rio do Palmeiras possuem atualmente para a FIFA oficialmente, em ata, o mesmo status, de campeonatos de âmbito mundial que não são competições FIFA. Prova disso é que no site da entidade estão somente listados os mundiais organizados pela entidade, os Oficiais FIFA. O status de competições mundiais aprovados em ata tanto da Copa Rio quanto das Intercontinentais somente poderia ser alterado após nova votação sobre os temas pelo Conselho Deliberativo. O texto então está equivocado ao ressaltar que as Intercontinentais passaram a ser mundiais oficias pela FIFA sendo que seu reconhecimento somente ocorreu com defasagem ao reconhecimento Copa Rio como de âmbito mundial por se tratarem de competições diferentes.

Se refere a essa edição:[8] pois é, a FIFA não oficializou a Copa Toyota como evento FIFA, apenas reconheceu o status de mundial que sempre foi atribuído a esse torneio. A mídia manipula os fatos sobre tudo e cria uma picuinha entre torcidas sobre algo idêntico que foi feito com a nossa Copa Rio em 2014[9]. Complexo de.. dizia Nelson Rodrigues, nada que é feito aqui presta segundo esses "patriotas" de países ricos. Isso aconteceu com o mundial de seleções nesse ano(2014) como também com o torneio teste da FIFA de 2000(idem, no Brasil). A questão não é time, mas ideológica e comercial. Duvido que aconteça isso na Rússia em 2018.